Notícias

Newsletter do literafro UFMG tem edição com recolha poética de Miriam Alves

O número abre com o resgate dos quarenta anos de poesia reunida de Miriam Alves, referência no campo da literatura afro-brasileira desde a renascença negra

O literafro – portal da literatura afro-brasileira, fruto do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira da UFMG, acaba de lançar a sua 48ª Newsletter. O número abre com o resgate dos quarenta anos de poesia reunida de Miriam Alves, referência no campo da literatura afro-brasileira desde a renascença negra. Miriam Alves – que tem em sua produção obras fortes no romance e no conto –, chega ao público leitor com um robusto volume de recolha poética.

A Newsletter reúne ainda um resgate de escritos de Beatriz Nascimento, há tempos fora dos catálogos editoriais; um conjunto de ensaios sobre a produção e o legado de Carolina Maria de Jesus; o novo trabalho de Muniz Sodré sobre os caminhos e descaminhos do Brasil contemporâneo; a poesia do novo livro de Elisa Pereira; a nova obra de Vagner Amaro na arte poética, com surpresas e achados.

literafro

Além do portal, o Grupo Interinstitucional de Pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira participa de inúmeras publicações, com destaque para a coleção Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica (UFMG, 2011, 4 vol.) e para os volumes didáticos Literatura afro-brasileira – 100 autores do século XVIII ao XXI (Pallas, 2014) e Literatura afro-brasileira – abordagens na sala de aula (Pallas, 2014).

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.