Notícias

Duo Sigma nas Américas, com Miguel Rocha e Ana Cláudia Assis - Música contemporânea

A entrada é gratuita com classificação livre

Dando continuidade à Temporada 2022/outubro, o Duo Sigma formado por Miguel Rocha (violoncelo) e Ana Cláudia Assis (piano), realiza uma digressão por cidades da América Latina apresentando obras de compositores portugueses, brasileiros e argentinos. Formado pelo violoncelista português Miguel Rocha e pela pianista brasileira Ana Cláudia Assis, o Duo Sigma dedica-se à interpretação da música contemporânea com ênfase no repertório luso-brasileiro. 

Criado em 2017, o Duo vem se apresentando em salas de concertos do Brasil e da Europa com um repertório bastante diversificado, que inclui várias obras a ele dedicadas. Embora ao longo dos séculos XVIII e XIX tenha existido uma produção intensa de grandes obras para violoncelo e piano, o que se observa a partir do século XX é um certo distanciamento dos compositores em relação a esta formação devido, provavelmente, à carga simbólica que ela traz consigo. Assim sendo, o Duo Sigma surge também como um estímulo à criação de novas obras e de novas expressões artísticas para violoncelo e piano. Em 2019, o Duo Sigma lançou seu primeiro CD e em 2021/2022 realizará a estreia absoluta de 15 novas obras portuguesas a ele dedicadas.

Sobre os músicos

Miguel Rocha desenvolve intensa atividade como solista e músico de câmara, assim como pedagogo na Escola Superior de Castelo Branco – ESART. Obteve vários diplomas com a máxima classificação, entre os quais o 1º Prêmio de Virtuosidade do Conservatório Superior de 

Lausanne e o 1º Prêmio do Concurso Internacional de Música UFAM. Atualmente, é Professor Coordenador de Violoncelo na ESART, membro do Duo Contracello, Duo Sigma, Avondano Ensemble e Tesseract Ensemble.

Ana Cláudia Assis é pianista e professora da Escola de Música da UFMG/Brasil onde desenvolve projetos de pesquisa e artísticos sobre a música contemporânea. Como intérprete realiza constantemente concertos no Brasil e no exterior Colaborou com vários maestros de renome internacional, além de participar em diversos CDs coletivos e gravar quatro álbuns a solo: Música Dodecafônica de César Guerra-Peixe para piano (2015); Sonoridades: peças contemporâneas para piano (2016); Vertentes: música brasileira para piano (2017); Pirâmides de Cristal (2019). É criadora e diretora dos Encontros Internacionais de Piano Contemporâneo, evento itinerante, com edição anual.

Programa

Isabel Soveral (PT)                   Fragmentos (2019) *

Marcos Lacerda (BR)             O Caminho de Tejipió (2021) **

Christopher Bochmann (PT)      Arietta (2020) *

Mariana Vieira (PT)          .      Dual    (2021)*    

Eduardo Luís Patriarca (PT)    ...suddenly, this silence... (2021) *

Carlos Marecos (PT)                O Carro de Jorge Peixinho (2021) *

João Pedro Oliveira (PT)          Absence... mémoire (2021) *

*Primeira audição brasileira

**Estreia mundial

Redes sociais: https://www.facebook.com/duosigmapianovioloncelo | @duo_sigma | https://duosigma.wixsite.com/duosigma

ESPECIAL
Duo Sigma nas Américas
Miguel Rocha (violoncelo) e Ana Cláudia Assis (piano)
Música contemporânea
Data: 20 de outubro de 2022 
Quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca
Info: 3409-8300 

Foto: JoseRusso

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.