Notícias

UniBH vai oferecer aulas de alfabetização gratuitas - Docência além do Campus

Professores e estagiários do UniBH vão ministrar aulas gratuitas para crianças do Ensino Fundamental. Foco é alfabetização de estudantes que não tiveram acesso ao ensino remoto em 2020.

Proporcionar conhecimento e crescimento intelectual é uma missão que guia a trajetória de quem que se dedica ao sublime ato de ensinar. Nessa seara, há aqueles que se esforçam para ir além. Que se empenham para fazer a diferença em um país que ainda luta para erradicar o analfabetismo de sua população. Com o objetivo de auxiliar crianças em fase de alfabetização que não tiveram acesso ao ensino remoto em 2020, ou que precisam de ajuda nesse processo, professores e alunos do curso de Pedagogia do UniBH vão oferecer aulas semanais gratuitas para a faixa etária entre 6 e 7 anos, no Campus Buritis. A iniciativa é voltada a toda comunidade. Pais e responsáveis interessados em levar os filhos às oficinas deverão fazer a inscrição, no link https://forms.gle/chUSSav8KPVNCodT8, até o dia 18/10. As vagas são limitadas e o horário das aulas será definido conforme a preferência da maioria dos inscritos, que poderão indicar aquele que melhor atende durante o cadastro.

O Brasil vem conseguindo reduzir as taxas de analfabetismo, mas o faz de modo atrasado. De acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), em 2019, a taxa de brasileiros com 15 anos ou mais, que não sabia ler e escrever um bilhete simples, ficou em 6,6%. A meta de alfabetização estabelecida pelo PNE (Plano Nacional de Educação) é de baixar o índice para 6,5%. O que chama a atenção, é que o percentual alcançado em 2019, era um objetivo traçado para 2014, evidenciando assim, o anacronismo brasileiro em relação à alfabetização. O cenário ficou ainda mais crítico em 2020, quando em virtude da crise sanitária, as aulas passaram a ser ministradas em formato on-line, restringindo milhares de crianças ao estudo.

O panorama, somado à vontade de fazer a diferença, incentivou a professora Eliane Monken, do curso de Pedagogia do UniBH, a criar um projeto de extensão dedicado a esse público. “A vontade de colocar em prática essa iniciativa não é nova. Com a pandemia, muitas crianças ficaram sem acesso às aulas remotas, então, formatamos o projeto envolvendo cerca de 25 alunas da Pedagogia que vão, junto aos professores do curso, ministrar as oficinas de alfabetização e letramento para as crianças inscritas”, destaca Eliane.

Segundo Eliane, a ideia é dar continuidade ao projeto no futuro. “Nosso objetivo é oferecer as oficinas para o maior número de famílias possível. Faremos visitas às escolas públicas do entorno do Campus para tentar viabilizar a proposta para mais crianças”, ressalta a professora.

Oficinas

As oficinas serão semanais, conduzidas por professores do UniBH, especialistas em Alfabetização na perspectiva do letramento e também por estudantes estagiários do curso de Pedagogia do Centro Universitário.

Durante as aulas serão desenvolvidas atividades complementares e suplementares com os alunos de 6 e 7 anos, vinculadas ao processo de alfabetização. As equipes vão implementar práticas relacionadas às diversas fases da alfabetização, por meio de metodologias diferenciadas. “Queremos contribuir com o avanço das crianças nesse processo que é essencial para o desenvolvimento das competências de linguagem, ideias e pensamentos”, enfatiza Eliane.

Serviço

Práticas de alfabetização e letramento para crianças de 6 e 7 anos do Ensino Fundamental

Inscrições gratuitas no link: https://forms.gle/chUSSav8KPVNCodT8

Prazo: até o dia 18/10

Fonte para a imprensa: Eliane Monken, professora do curso de Pedagogia do UniBH e orientadora do projeto

Sobre o UniBH

Fundado há mais de meio século, o UniBH alia tradição e inovação acadêmica. Pelo segundo ano consecutivo a instituição foi reconhecida como o melhor centro universitário privado de Belo Horizonte, segundo o MEC. Com mais de 50 cursos de ensino superior e pós-graduação, o UniBH tem investido constantemente em melhorias no ensino reforçando a educação transdisciplinar, focada no desenvolvimento de profissionais do futuro.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Foto: Alexandre-Milton

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.