Notícias

FID 2019 Bem Comum, Nossas Raízes

Fórum InterNacional da Dança - FID, um dos maiores fomentadores da dança no Brasil, celebra 24 anos com programação nos dias 18,19 e 20 de outubro, em Belo Horizonte

O FID - Fórum InterNacional da Dança, um dos mais importantes programas de fomento à dança no Brasil, chega aos 24 anos em 2019 com uma programação de três dias em Belo Horizonte (MG), de 18 a 20 de outubro no Teatro Raul Belém Machado com espetáculos, FID Autobiografias e Fórum Afirmativas Latinas. Além dos três dias de programação intensa, de forma permanente a FIDoteca - acervo de vídeos de dança está disponível no Centro Cultural Salgado Filho.

O FID é realizado pela Atômica Artes e Ur=H0r. Conta, pelo quinto ano consecutivo, com o patrocínio do Instituto Unimed - BH. Esse ano o FID 2019 é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Em seus 24 anos, vem mais uma vez contribuir para a promoção da cultura, a preservação do patrimônio e a economia da região, a estruturação do setor cultural, a produção cultural e a descentralização da vida cultural. Por isso, sua programação será realizada em um aparelho cultural descentralizado, o Teatro Raul Belém Machado, no bairro Alípio de Melo.

Com a proposta “Bem comum, nossa raízes”, o FID em 2019, dá continuidade a proposição curatorial iniciada em 2007, com a chamada “SULREAL - Propostas de Desimperialismos”. Nas palavras de Caroline Silas, curadora junto a Adriana Banana e Cristiane Oliveira: “Bem comum, nossa raízes” defende um continente de escrever novas narrativas e tomar seu lugar de direito no cenário mundial, por meio do corpo que pensa e respira a sua própria cultura.

A programação de 2019 traz o espetáculo “Epitafios en el Viento” do grupo Tatambud Danza (Colômbia, Pasto), coreografado e dançado por Baldomero Beltrán e sua música original será apresentada ao vivo por seu autor, Alex Pinta de la Cruz. A obra é uma verdadeira preciosidade artística feita por um artista de rara expressão e eloquência dramática. O grupo Tatambud Danza, sediado na cidade de Pasto, região de Nariño, parte montanhosa dos Andes, onde a Colômbia faz fronteira com o Equador. O retrato de um corpo andino e suas sonoridades carregando os traços da região onde habitam, com força, exuberância e inteligência. Baldomero Beltrán, diretor da Tatambud Danza, também é professor e pesquisador na Universidade de Nariño na cidade de Pasto, onde também produz um festival de dança.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.