Notícias

MARAT DESCARTES DÁ VIDA AO CLÁSSICO FRANKENSTEIN, NO CCBB

Adaptação de Sérgio Roveri apresenta um mostro criado a partir de restos de corpos depois de bombardeios na Síria. Leitura dramática e bate-papo com o público será dia 18 de outubro, com entrada gratuita

O clássico de Mary Shelley “Frankenstein” é a atração do projeto Histórias Extraordinárias desta quarta-feira, 18, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH). O ator Marat Descartes faz leitura dramatizada do terror dirigido por Marco André Nunes, na adaptação do dramaturgo paulistano Sérgio Roveri. O encontro será às 19h30, seguida de debate com o público, mediado pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto. A entrada é gratuita mediante retirada de senhas uma hora antes do evento. O CCBB fica na Praça da Liberdade, 450 – Funcionários.

Na adaptação de Sérgio Roveri, a saga do terrível monstro é transportada para os tempos atuais e ganha como cenário uma Síria devastada pela guerra, pela fome e pelo medo. Fiel aos alicerces do relato original – mas sem abrir mão de um detalhado processo de atualização da personagem, a adaptação apresenta um Frankenstein criado a partir de partes dos corpos das vítimas fatais da guerra. “No entanto, a criatura que nasce desta macabra arquitetura compartilha de pelo menos dois desejos de qualquer ser humano: saber de onde veio e, acima de tudo, ser amado”, ressalta Roveri.


Mensalmente, até janeiro/2018, Histórias Extraordinárias traz ao CCBB clássicos da literatura fantástica e de terror, adaptados por dramaturgos atuantes no circuito Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e apresentados, na forma de monólogos, em leituras dramatizadas, por grandes atores e atrizes brasileiros. Contando com recursos de imagem e de som, as performances teatrais têm em média 40 minutos de duração, sendo sempre seguidas de debate.

O público ainda deve contemplar apresentações dos clássicos “O Duplo/O Horla”, de Guy de Maupassant, adaptador por Eduardo Tolentino de Araujo; “A Cor que Caiu do Espaço”, de H.P. Lovecraft, por Beatriz Carolina Gonçalves; “O Médico e o Monstro”, de Steveson, por Rodrigo de Roure. Para apresentar os monólogos, foram escalados os atores Norival Rizzo, Mariana Lima e Orã Figueiredo, dirigidos por Eduardo Tolentino de Araujo, Márcio Abreu e Ana Kfouri.

SOBRE FRANKESTEIN

Frankenstein ou o Moderno Prometeu, mais conhecido simplesmente por Frankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley – escritora britânica nascida em Londres. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva.

FICHA TÉCNICA

Frankenstein

Autor: Mary Shelley
Dramaturgia: Sérgio Roveri

Ator: Marat Descartes
Diretor: Marco André Nunes

Mediação: Manuel da Costa Pinto

 

ENTRADA GRATUITA. Retirada de senhas a partir das 18h30

.

Classificação indicativa: 12 anos
 

Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.