Notícias

Lumiar Festival Interamericano de Cinema Universitário da Una coloca em debate as transformações políticas do país

O Lumiar 5º Festival Interamericano de Cinema Universitário contará com conversas, debate e sessões de filmes gratuitos de 19 a 25 de outubro

O Centro Universitário Una promove a 5ª edição do Lumiar Festival Interamericano de Cinema Universitário. O evento acontece de 19 a 25 de outubro, em diferentes espaços da cidade: curso, sessões, debate e conversas no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), oficina no Campus Liberdade (rua da Bahia, 1.764, Lourdes), festa de abertura na Gruta (rua Pitangui, 3.613, Horto) e festa de encerramento na Zona Last (rua Pouso Alegre, 2.952, Horto). Todas as sessões e encontros são abertos ao público em geral e gratuitas, exceto a festa de abertura que terá ingressos a preços populares.

 

“O projeto iniciou em 2014, a partir do desejo do coordenador do curso de cinema e audiovisual da UNA à época, de o curso produzir um evento de difusão dos filmes produzidos tanto na faculdade, como em outros cursos de cinema. Pensamos então, na importância de ampliar o espectro em nível interamericano, ou seja, abarcar não somente a América do Sul, mas a América do Norte e Central”, relembra a professora do curso de Cinema e uma das organizadoras do festival, Ursula Rosële.

 

Neste ano, as produções são regidas pela temática “Verbo Político”, propondo a reflexão sobre como os filmes, as novas mídias e as diversas possibilidades do audiovisual retratam essas transformações do cenário político atual.

 

O festival recebeu 274 produções audiovisuais e foram selecionados 31 filmes de países como Cuba, Chile, Argentina, além das brasileiras. Desses, 25 vão concorrer pelo título de melhor filme (tanto pelo julgamento popular, quanto pelo crivo dos especialistas) e seis produções farão parte das mostras paralelas.

 

Na programação destacam-se também o curso, oficina e o debate com a presença de nomes como​​ Aiano Bemfica (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas - MLB), Ana Pessoa (Mídia Ninja), Talles Lopes (Mídia Ninja) e Rafael Mendonça (O Beltrano), com mediação de Nina Gazire (professora de mídias digitais).

 

“O festival representa uma janela de discussão e debate das questões atuais. Nessa edição, esperamos despertar no público as reflexões sobre as diversas formas de atuação política que envolvem nosso cotidiano, abordando em nossa programação temas em destaque na sociedade contemporânea”, explica Mariana Mól, professora do curso de Cinema e uma das organizadoras do festival.

Foto:Laurel Lumiar.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.