Notícias

Conheça a programação cultural da Semana do Conhecimento UFMG

O evento acontecerá de 19 a 23 de outubro, on-line, com diversificada programação cultural, em meio às discussões sobre inteligência artificial.

Já está disponível a programação cultural da 29ª Semana do Conhecimento UFMG. As apresentações acontecem de forma on-line, pelo YouTube, e seguem a temática do evento que, neste ano, é Inteligência Artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento. A atividade acontecerá entre os dias 19 e 23 de outubro, com muitas atividades culturais, em parceria com a Diretoria de Ação Cultural da UFMG. O espetáculo Coro virtual MLK (U2), do Ars Nova-Coral da UFMG, abre a programação.

19 de outubro – segunda-feira

Coro virtual MLK (U2) do Ars Nova-Coral da UFMG

A canção MLK, do grupo irlandês U2, traz no título as iniciais de Martin Luther King, ativista político e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. Trata-se de uma breve e suave balada, lançada no disco The Unforgettable Fire, em 1984. A canção é interpretada pelos cantores do Ars Nova-Coral da UFMG, durante a abertura oficial da Semana do Conhecimento. O lançamento do coro virtual será às 10h, pelo YouTube da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAC). A transmissão também será exibida no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

MLK foi lançada originalmente em abril em uma homenagem do Ars Nova aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. O coro virtual tem arranjo de Bob Chilcott e solo do tenor do Ars Nova Hendrigo del Freitas. Os coros virtuais são peças realizadas a distância, gravadas individualmente, com cada músico em sua casa, montadas e editadas em vídeo. A produção dos coros virtuais tem parceria da Escola de Música, da Pró-reitoria de Extensão e da UFMG.

 

21 de outubro – Quarta

Circuito Cultural UFMG apresenta Aproximações tecnológicas: abordagens para o fazer musical utilizando computadores, com alunos da Escola de Música da UFMG

O Circuito Cultural UFMG, da Diretoria de Ação Cultural, lançará a apresentação virtual dos alunos da Escola de Música da Universidade, Brandon Alves, Fellipe Miranda, Jonatah Cardoso e Rubens Silva. Em Aproximações tecnológicas, cada artista realiza diferentes performances musicais a partir de programas e aplicativos eletrônicos. O resultado são paisagens sonoras, visuais e rítmicas a partir de ritmos inusitados como o pagodão baiano,funk carioca e músicas de artistas nacionais e internacionais.

A estreia será às 19h, pelo YouTube. O vídeo ficará disponível no canal para quem não puder acompanhar o lançamento.

 

23 de outubro – Sexta

Concerto Duo Qattus

Formado por Elise Pittenger no violoncello e Fernando Rocha na percussão, o Duo Qattus se apresentará durante o encerramento da Semana do Conhecimento UFMG, às 16h,peloYouTube da CAC. A transmissão também será exibida no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

O repertório inclui a canção Bachianas Brasileiras 5: I. Aria e Cantilena (1938), de Heitor Villa-Lobos, e Adagio para vibrafone e violoncello (2015), de Rufo Herrera.

O duo é resultado de muitos anos de colaboração entre Fernando e Elise. Eles começaram a tocar juntos no Grupo de Música Contemporânea (CME) da Universidade McGill, no Canadá, em 2006. No Brasil, eles atuam juntos desde 2010, em dois grupos de música contemporânea: o Oficina Música Viva e o Sonante 21.

No início de 2011, eles passaram a pesquisar e coletar obras para violoncelo e percussão e, também, encomendaram obras especificamente para o duo. No final de 2011, fizeram seu primeiro concerto e, em janeiro de 2012, atuaram por duas semanas como artista residente no Banff Arts Centre (Canadá) realizando, na sequência, uma turnê por EUA e Canada. Atualmente, finalizam a gravação de seu primeiro CD, com obras brasileiras escritas para esta formação.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.