Notícias

Casa Fiat de Cultura apresenta “Pequenos Formatos, Pequenos Gestos” na Piccola Galleria

Série inédita de pinturas de Antonio Pinto da Fonseca Junior revela influências de pintores pós-impressionistas, expressionistas e abstratos

Antonio Pinto da Fonseca Junior, um dos seis contemplados no programa de seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, terá seu trabalho exposto no espaço a partir do próximo dia 18 de outubro. Mineiro de Belo Horizonte, o artista selecionou uma série inédita de pinturas em pequenos formatos com curadoria da artista plástica Cláudia Renault, doutora em Arte Contemporânea pela Universidade de Coimbra, Portugal. A mostra Pequenos Formatos, Pequenos Gestos fica aberta ao público até 6 de novembro de 2016, com entrada gratuita.

Com a presença de figuras humanas em grande parte dos trabalhos, as obras revelam influências de pintores pós-impressionistas, expressionistas e abstratos. A paleta de cores diversas revela o casual e o intrigante, capturando momentos de tranquilidade que contrastam com elementos oníricos. A curadora explica que “as obras em exposição transitam entre o figurativo e o abstrato e apresentam uma diversidade de fontes, influências e estilos, uma síntese de instantes, do imaginário, do autobiográfico e do fantástico”. Em grande parte das figuras humanas, o artista retrata pessoas sem rosto, uma maneira sintética de retratar o homem, sem particularizá-lo.

A mostra traz 41 obras, em acrílica sobre tela, sendo 39 com medidas 20x20 cm e duas com 41x30 cm. O título “Pequenos Formatos, Pequenos Gestos” é uma brincadeira com o nome da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, que coincidiu com a proposta do artista de produzir uma sequência de quadros em pequeno formato, padrão que já vinha desenvolvendo desde 2013.

Objetos e cenas cotidianas dão o tom das criações do artista. Cadeiras, vaso, uma sala, momentos de estudo, um bate-papo, situações corriqueiras que inspiram os espectadores a olharem para o lado onírico dos pequenos gestos da vida. Os títulos dos quadros são, em sua maioria referências a filmes, letras de músicas e outros temas culturais, que remetem o espectador a um repertório prévio, resgatando memórias afetivas.  Para o artista, a arte permite que cada visitante recrie uma interpretação própria das obras. “Espero as pessoas se disponibilizem para ver a mostra e aproveitar esse momento de parar e apreciar. Esses "pequenos gestos" têm uma repercussão peculiar para cada pessoa, que pode parar e receber o que a arte tem para oferecer”, completa.

Como publicitário, a busca pelos recursos na música, no vídeo e no cinema é uma prática usual, o que se tornou forte influência no trabalho do artista e é a característica que traça o percurso expositivo. “Para mim, a publicidade também pode ser uma forma de arte. Quando toca as pessoas, cria uma empatia e uma emoção, ela vira arte”, destaca. Dentre a série de pinturas, o quadro "Espanhola" é um dos destaques. Uma mulher com vestido vermelho está inserida em um cenário de cores vivas, que remete aos filmes de Almodóvar e às mulheres espanholas. Outra referência é a obra "On the street where you live", cujo título remete ao clássico homônimo, regravado por vários intérpretes como Nat King Cole. A tela é um abstrato que pode ser interpretado como o mapa de uma cidade, onde em uma das ruas mora a mulher amada.

Em 2016, ano em que comemora 10 anos de atividades, a Casa Fiat de Cultura abriu as portas da Piccola Galleria, seu novo espaço para as artes visuais, em um programa de seleção de exposições individuais ou coletivas. A instituição convidou os artistas Yara Tupynambá, Miguel Gontijo, Fernando Pacheco e Umberto Nigi, que já realizaram exposições na Casa Fiat e têm visões e opiniões distintas sobre a arte para selecionar os trabalhos. Dentre os 40 inscritos, os artistas Antonio Pinto da Fonseca Junior, Daniel Pinho, Daniel Tavares, Marcus Amaral, Renata Laguardia e Thaieny Dias foram os seis selecionados desta edição, que contará com uma série de mostras inéditas e de curta duração, que se encerra em 2017, sempre com entrada gratuita.

Antonio Pinto da Fonseca Junior

O belorizontino Antonio desde cedo encontrou no desenho e na pintura sua melhor maneira de expressão. Tendo estudado com Elias Namur e Frederico Bracher Jr. e frequentado cursos livres na Escola Guignard e na Escola de Belas Artes da UFMG, considera-se um autodidata. Sua primeira exposição, na Biblioteca Pública, teve seleção de trabalhos por Amilcar de Castro. Participou de salões e realizou exposições individuais e coletivas em vários estados brasileiros, destacando-se as do Itaú Cultural em Vitória, Museu de Arte de Goiânia, Salão da Gravura de Curitiba, Galeria de Arte Nello Nuno - FAOP e Mostra Fiemg de Gravura em Ouro Preto. Formado em Comunicação Social (Propaganda) pela PUC Minas, foi premiado também nessa área de atuação.

Cláudia Tamm Renault

Artista, Professora da Escola Guignard, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), desde 1997. Doutora em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Portugal (2014). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Especialista em Pesquisa e Ensino no Campo das Artes Plásticas pela Escola Guignard, UEMG (2000). Bacharel em Belas Artes pela Escola Guignard, UEMG (1978). Trabalha sobre as relações entre as artes no contexto da Arte Contemporânea. Divide as suas atividades artísticas com a prática do ensino, pesquisa, publicação e administração universitária. Atualmente, coordena a Galeria da Escola Guignard, UEMG. Tem experiência na área de Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, relações entre palavra, imagem, objeto, memória, arquivo, apropriação e instalação. Experiência de curadorias em galerias de arte públicas e privadas e Gestão Cultural.

Piccola Galleria

Pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias e videoarte têm agora mais um espaço na cidade: a Piccola Galleria, novo espaço das artes visuais em Belo Horizonte, criado pela Casa Fiat de Cultura, que lança seu programa de seleção para exposições individuais ou coletivas. Em local de grande circulação de visitantes na Casa Fiat, em sua sede na Praça da Liberdade, a sala expositiva já está pronta para receber mostras inéditas de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros, e dar destaque a novos talentos.

A Piccola Galleria é um pequeno recinto no Hall Principal da Casa Fiat de Cultura, bem ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari. Destina-se a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. No novo espaço, serão realizados dois tipos de mostras: aquelas programadas pela própria Casa Fiat e aquelas destinadas a artistas que inscrevam seus trabalhos por meio de um processo de seleção simples e rápido, a cargo de uma comissão avaliadora convidada pela instituição.

Casa Fiat de Cultura

Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, 26 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

Sempre com mostras inéditas, a instituição desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo. 

Cerca de 1,8 milhão de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público. 

 Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.