Notícias

Espetáculo teatral da Breve Cia aborda memórias e trajetórias de mulheres negras no Centro Cultural UFMG

A entrada é gratuita com classificação de 12 anos

Nesta sexta-feira, 21 de outubro, às 19h, o Centro Cultural UFMG recebe a Breve Cia para a apresentação do espetáculo teatral querença. A peça nasceu da cena Uma, outra, vencedora do Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto em 2021. A direção e dramaturgia são de Amora Tito e a atuação de Anair Patrícia e Renata Paz. O evento integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 Centro, Belo Horizonte). A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos.

Sinopse

As atrizes revezam as personagens. As personagens revezam suas histórias. As histórias revezam as atrizes. Uma. Outra. Um bando de pássaras sobrevoa a cena. Elas se juntam ao bando. Uma voa para longe. Outra fica. querença, novo espetáculo da Breve Cia, surge depois de fazer ninho na cena curta Uma, Outra. Agora elas voejam por aí.

O desejo que orienta – ou “suleia”, como menciona o grupo – a pesquisa de querença é o de revelar memórias e trajetórias de mulheres negras contemporâneas e ancestrais, a fim de transpor, dar vazão e ecoar vozes que foram submetidas ao silenciamento, por meio da construção e encenação de um texto da dramaturga Amora Tito.

A cena surgiu após a leitura de alguns textos de feministas negras, dentre eles A transformação do silêncio em linguagem e em ação, de Audre Lorde, ícone dos movimentos lésbico, negro e feminista.

Conforme observa a Cia Breve, a invisibilidade e silenciamento que Lorde cita também se faz presente no contexto de mulheres negras brasileiras. Por aqui, os corpos ainda são subjugados, violados e silenciados, quando não exotizados e colocados à venda como produto nacional.

“Esses corpos têm memórias gravadas, guardam marcas do movimento diaspórico, ressignificando e reinventado as dores e angústias. Esses corpos podem falar de amor? Que amor?”, indagam.

querença

O espetáculo querença trata os universos femininos, tecendo lugares de enunciação de personagens femininas negras que se amam e que não se encaixam em estereótipos construídos pela sociedade hegemônica.

Em cena, a musicalidade desvela gemidos de prazer e dor, o canto rasga os peitos e as risadas preenchem o palco em um ir e vir da gangorra das memórias.

Ficha Técnica

Concepção: Breve Cia
Atuação: Anair Patrícia e Renata Paz
Direção e Dramaturgia: Amora Tito
Preparação vocal e composição musical: Michele Bernardino
Cenografia: A Baionista

Trilha Sonora e captação de áudio: Letícia Ângelo
Figurino e adereços (concepção): Anderson Ferreira
Figurino e adereços (execução): Anderson Ferreira, Arthur Alves e Aniah Braga
Preparação corporal: Renata Paz
Desenho de luz e operação: Régelles Queiroz

Assistente de iluminação: Victor Santos
Equipamento de iluminação e efeitos especiais: Gato de Luz
Produção executiva e comunicação: Mexerica Cultural (Kelli Oliveira)
Orientação de pesquisa: Anair Patrícia
Workshop de cuíca: Débora Costa

Vivência de Capoeira Angola: Joyce Afrika e Sabrina Alves
Fotografia: Renca Produções
Realização: Galpão Cine Horto

Sobre a Breve Cia

A companhia é constituída por Anair Patrícia, Renata Paz e Amora Tito, artistas oriundas de regiões periféricas das cidades de Belo Horizonte, Betim e Ribeirão da Neves. Sua trajetória é delineada a partir da estética e poética do Teatro Negro, pesquisa em dramaturgias próprias e ‘escrevividas’ energia e corporeidades para gerar a produção artística de modo que a poética possa traduzir e legitimar em sua negrura a presença e a ocupação de ‘corpas’ negras periféricas.

O Baixo Centro En[cena] faz parte do Circuito Cultural UFMG, um projeto da Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. O objetivo principal é promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à Procult, potencializando a integração das ações artístico-culturais da UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Siga o Centro Cultural UFMG e fique por dentro da programação:
Facebook | Instagram | YouTube | Twitter | Spotify | Site

Serviço: Espetáculo querença - Breve Cia
Data: 21 de outubro
Horário: 19h
Local: auditório do Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 Centro, Belo Horizonte)
Entrada gratuita | Classificação: 12 anos

Foto: Denise dos Santos

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.