Notícias

Performance na UFMG - Maurício Veloso (piano) apresenta Bach, Haydn, Lanna, Granados e Chopin

Performance apresenta recitais e concertos de alunos e professores da Escola de Música da UFMG e de outras instituições de ensino superior de Belo HorizonteApresenta recitais e concertos de alunos e professores da Escola de Música da UFMG

Dia 24 de outubro, segunda-feira às 19h30, o Performare do Conservatório UFMG apresenta o Recital de Piano com o musicista Maurício Veloso. No programa, obras de Bach, Haydn, Lanna, Granados e Chopin.

O recital pode ser dividido em três partes, a primeira com uma transcrição de Ferrucio Busoni de um Prelúdio-Coral de Bach, original para órgão e uma sonata de Haydn, sua única na tonalidade de dó menor. Na parte central, os Quatro Momentos Musicais, miniaturas preciosas do compositor mineiro Oiliam Lanna, professor da UFMG. E, por último, a apresentação de duas diferentes Baladas, El Amor y la Muerte do compositor espanhol Enrique Granados, sutilmente conectada à famosa Balada no. 4, de Chopin.

Sobre o músico

Natural de Governador Valadares, Minas Gerais, iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade. Após ter se afastado das aulas de piano por um período, retomou sua instrução pianística ao mesmo tempo em que iniciou bacharelados em Filosofia e, depois, em Direito, mas logo – e em definitivo – se decidiu pela carreira musical-acadêmica. É Bacharel em Música/Piano pela Escola de Música Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Música/Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Música/Piano (Doctor of Music, Music Literature and Performance) pela Indiana University Jacobs School of Music, Bloomington, EUA. Nessa universidade apresentou, para seu programa de Doutorado, oito recitais públicos com obras para piano solo, de câmara e para piano e orquestra, desde J. S. Bach e Haydn a Shostakovich e Bartók, além de ter produzido um estudo sobre as obras para piano solo do compositor belga-brasileiro Arthur Bosmans. Dentre seus professores destacam-se Lucas Bretas e Maria Lígia Becker, no Brasil, e Michel Block e Leonard Hokanson, nos Estados Unidos.

Maurício Veloso tem se apresentado frequentemente como solista e camerista, em concertos tanto no exterior como no Brasil. Como solista de orquestra atuou à frente da Orquestra Sinfônica da UFMG, Orquestra de Câmara Sesiminas e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.  Dentre suas gravações destaca-se o CD Duo Instrumentalis (2012), fruto de seu trabalho de vários anos em duo com a flautista Militza Franco e Souza; gravou também, como pianista solista e de orquestra, para o CD comemorativo dos 100 anos de Arthur Bosmans, lançado em 2011 pela Escola de Música da UFMG, além de diversos vídeos disponibilizados em seu canal do YouTube – como os da Sonata Opus 110 e da Sonata Primavera (flauta e piano) de Beethoven, e da gravação Festival Viva! Apresenta Duo Instrumentalis em Recital, produzido pelo SESC MG em 2020. Seu mais recente CD, gravado com Militza Franco e Souza e Celso Faria, contém obras para flauta, violão e piano de Radamés Gnattali e será lançado ainda em 2022.

Desde 1993 Maurício Veloso é professor na Escola de Música da UFMG, onde leciona principalmente Piano, Música de Câmera e Literatura do Piano. Com presença destacada na instituição durante todos esses anos, atuou ativamente na administração universitária, coordenou relevantes projetos de extensão e viu vários de seus alunos se destacarem em concursos artísticos e acadêmicos. Seus mestres descreveram Maurício Veloso como “talentoso, musical, sensível e capaz ... um sincero e verdadeiro artista” (Michel Block) e “verdadeiro artista e refinado pianista” (Leonard Hokanson).

Programa

J. S. Bach (1685-1750) – F. Busoni (1866-1924)

Nun komm der Heiden Heiland  (Vem agora o Salvador dos gentios)

Prelúdio-Coral BWV 659

J. Haydn (1732-1809)

Sonata para Piano em Dó Menor, Hob. XVI:20 

        I. Moderato

        II. Andante con moto

        III. Finale – Allegro

Oiliam Lanna (1953)

Quatro momentos musicais

E. Granados (1867-1916)

De Goyescas (1912): 5. El Amor y la Muerte: Balada

F. Chopin (1810-1849)

Balada No. 4, em Fá Menor, Op. 52

*PERFORMARE Apresenta recitais e concertos de alunos e professores da Escola de Música da UFMG e de outras instituições de ensino superior de Belo Horizonte.

PERFORMARE

Maurício Veloso apresenta Bach, Haydn, Lanna, Granados e Chopin
Música erudita
Data: 24 de outubro de 2022 
Segunda-feira / Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca. Info: 3409-8300 

Foto: Rodrigo Queiroz

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.