Notícias

Academia Mineira de Letras realiza sessão em homenagem ao centenário de nascimento do acadêmico Almir de Oliveira

Dia 26 de outubro, às 17 horas

No dia 26 de outubro, a partir das 17h, a Academia Mineira de Letras realiza uma sessão em homenagem ao centenário de nascimento do acadêmico Almir de Oliveira, que foi o 2° sucessor da cadeira n° 32, cujo fundador é Mario Franzen de Lima, e o patrono, o Marquês de Sapucaí. A filha do homenageado, Dione de Oliveira Vilela, será uma das oradoras, representando a família. A Academia Juiz-forana de Letras, da qual Almir foi membro e fundador, será representada pelo orador Wilson Cid. O acadêmico Rogério Faria Tavares falará em nome da Academia Mineira de Letras.

Advogado, jornalista e escritor, Almir de Olveira nasceu em Espera Feliz, na Zona da Mata, no dia 8 de julho de 1916. Mudou-se para Juiz de Fora ainda jovem e se formou em direito em 1943, tornando-se também diretor da faculdade por dois mandatos. Tornou-se professor de Direito Internacional Privado e também de Direito Internacional Público.

Mudou os rumos da carreira quando ingressou no jornalismo. Trabalhou como redator dos jornais “Estado de Minas” e “Diário Mercantil”. Também foi diretor da “Folha Mineira”, na qual ganhou destaque pela escrita refinada baseada em intensa pesquisa. Escreveu inúmeros livros, entre eles “Gonzaga e a Inconfidência Mineira”, além de opúsculos, artigos e conferências.

Ativo na vida cultural, dedicou-se durante mais de duas décadas ao cargo de presidente do Conselho de Amigos do Museu, em Juiz de Fora. Em 1978, proferiu a conferência “A imprensa em Juiz de Fora”, no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, sendo considerado renomado palestrante e literato de primeira linha.

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.