Notícias

Capital Mineira recebe 3° Festival Interamericano de Cinema Universitário

De 4 a 10 de novembro, o Lumiar 3º Festival de Cinema Interamericano de Cinema Universitário realizará uma programação inteiramente gratuita com competitiva, mostras paralelas, oficinas, palestra, debate, sob o tema “Mulheres no Cinema”

Pelo terceiro ano consecutivo, o Lumiar Festival, do Centro Universitário Una, promove uma programação intensa, durante sete dias. Totalmente gratuito e aberto ao público, o evento será realizado entre os dias 4 e 10 de novembro, no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro), no Campus Liberdade (Rua da Bahia, 1764, Lourdes) e no auditório do Campus Liberdade II/ ICBEU (R. da Bahia, 1723 – Centro).

 

O Lumiar este ano aborda o tema “Mulheres no Cinema”, com a ideia de discutir quais os espaços, preocupações e perspectivas das mulheres no universo cinematográfico. O Festival convida à reflexão e quer destacar a presença e relevância das mulheres que atuam nas mais diversas frentes, sejam elas de ordem acadêmica, técnica e artística. “Vale destacar que dentro do curso de Cinema e Audiovisual do ICA/UNA, hoje contamos com 116 alunas, que estão em busca de conhecimento, reconhecimento e comprovando a pluralidade de possibilidades de atuação da mulher na área. O tema do festival este ano surgiu para nós de forma natural. É notória a presença de mulheres não só em quantidade, mas na dimensão de sua atuação no mercado: direção, roteiro, curadoria, gestão, produção, docência, dentre outras”, afirmam as coordenadoras e produtoras do Lumiar, Mariana Mól e Ursula Rösele.

 

O evento também tem por finalidade a aproximação do público com o cinema universitário. Somente este ano, 248 curtas-metragens, de diferentes países da América e regiões do Brasil, foram inscritos para  a Mostra Competitiva Interamericana. Desses, 37 curtas, de 7 países (Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, México e Estados Unidos), foram selecionados para a mostra, que anunciará os ganhadores no último dia de evento.

 

A programação do evento conta com uma retrospectiva dos cineastas paulistas Juliana Rojas e Marco Dutra (ambos formados na USP); duas mostras paralelas: Panorama UNA (somente produções de alunos do curso de Cinema da instituição) e duas sessões especiais compostas por uma seleção de filmes realizados na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), de Cuba, em comemoração aos 30 anos da escola; além de debates, oficinas práticas e a presença de profissionais renomados da área.

 

O Festival deseja reunir professores, estudantes e profissionais e todo o público interessado em cinema para que compartilhem suas experiências e vivências durante os sete dias do Lumiar.


Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.