Notícias

Teatro Marília recebe espetáculo que aborda preconceito racial no Brasil

Dia 24 de outubro, segunda feira, às 15h30, a peça “Negra Sou”, do Grupo Cabe na Sacola. O espetáculo faz uma alusão à Revolta da Chibata e tem como temática o preconceito de cor durante esse e outros episódios históricos brasileiros.

Utilizando de canções e cenas que fazem alusão a importantes episódios históricos brasileiros, como a Revolta da Chibata e o regime militar, o grupo Cabe na Sacola aborda o preconceito racial no Brasil. O espetáculo se alterna entre a opressão e a aceitação da identidade. Com um tom dramático, mas festivo, os atores tratam seriamente de dilemas humanos e preconceitos sociais ainda presentes na sociedade brasileira. O grupo também desenvolveu para essa peça um trabalho cênico a partir do poema “Gritaram-me Negra”, de Victoria O poema integra a última cena do espetáculo e foi trabalhado com o grupo que pôde ampliar as relações intertextuais utilizando de diversas canções performadas ao vivo pelas atrizes e atores.

 

Mesclando a musicalidade com a dramaturgia, o grupo Cabe na Sacola busca fazer um trabalho elaborado, passando pelo drama e pelo cômico de forma autêntica. O grupo possui outra montagem, intitulada “Feijoada Completa”, uma adaptação do conto de mesmo nome de Luís Fernando Veríssimo. A peça, assim como “Negra Sou”, venceu diversos prêmios no Festival Teatro, Escola e Diversidade (TED), como de melhor direção, melhor ator e melhor atriz.

 

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=M08Wy4JjLIA

 

Foto: Ellen Rufino

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.