Notícias

Da aula de biologia ao vazamento de nudes, espetáculo Segunda Chamada retrata com humor o universo da adolescência

Nova peça do Conexão Galpão, projeto sociocultural do Galpão Cine Horto, fica em cartaz de 26 de outubro a 13 de novembro no CCBB BH, de quinta a segunda, sempre às 19h, com ingressos a preços populares.

Na busca por atividades culturais na cidade, é comum vermos os termos teatro infantil ou adulto nos guias culturais, havendo sempre uma lacuna para o público adolescente. Pensando nisso, o centro cultural Galpão Cine Horto lança o seu mais novo projeto, o Centro de Estudos e Produção para a Infância e Juventude - CEPTIJ. A primeira proposta do núcleo é a estreia do espetáculo Segunda Chamada, uma produção do Conexão Galpão que fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte entre os dias 26 de outubro e 13 de novembro, de quinta a segunda, sempre às 19h, com entrada a R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários) e também pelo site www.eventim.com.br.

O espetáculo Segunda Chamada traz o universo dos adolescentes ao retratar medos, curiosidades, desejos, angústias e dúvidas que marcam essa curta e marcante passagem pela vida. As cenas são construídas a partir de lembranças e flash backs de três personagens adultos que se encontram como mesários numa seção eleitoral. A princípio desconhecidos, eles descobrem que foram amigos de escola durante a juventude. Após anos sem nenhum contato, o reencontro traz à tona lembranças, segredos e casos mal resolvidos que precisam ser discutidos. Enquanto isso, um grupo de alunos promove um grande protesto na escola que paralisa as eleições. A narrativa acontece em dois tempos, passado e presente, recorrendo ao humor para apresentar sonhos, desejos, expectativas e frustrações entre o período da adolescência e a vida adulta.

Em processo de montagem desde outubro de 2016, Segunda Chamada apresenta uma linguagem divertida e contemporânea a partir de situações vividas pelos jovens. Trata de temas como bullying, sexualidade, gravidez, exposição na internet, militância estudantil e formação política. A montagem se apropria de paródias de músicas atuais, como funk, e utiliza a linguagem de redes sociais com tom satírico. “Procuramos uma abordagem rica em conteúdos atuais e nos aproximamos do universo juvenil através do uso da internet, de projeções de vídeo e recursos de mídias sociais, criando memes próprios, animações e paródias de músicas”, relata Chico Pelúcio, diretor da peça.

CONEXÃO GALPÃO

O Conexão Galpão é um projeto sociocultural do Galpão Cine Horto e tem por objetivo proporcionar a estudantes do ensino público e privado um contato direto com a experiência teatral. A ação aproxima a educação da cultura e visa a formação de espectadores, com foco para o público infantojuvenil. Ao longo de seus 15 anos de trajetória, o Conexão Galpão contemplou mais de 106 mil crianças com diferentes espetáculos.

Em 2017, o projeto dá mais um passo em direção à formação de espectadores ao trazer a montagem de um espetáculo voltado para o público adolescente. “Percebemos uma lacuna nas produções teatrais de Belo Horizonte, que comumente são destinadas ao público infantil ou adulto”, comenta Reginaldo Santos, coordenador do Conexão Galpão. Ainda nesta perspectiva, o espetáculo faz sua estreia fora do Galpão Cine Horto com intuito de atingir diferentes públicos e de fomentar a criação de novas produções teatrais para o público jovem.

NOVO Centro de Estudos e Produção para a Infância e Juventude - CEPTIJ

Junto com a estreia do espetáculo Segunda Chamada, o Galpão Cine Horto também lança o Centro de Estudos e Produção para a Infância e Juventude - CEPTIJ. Essa iniciativa vai unir duas áreas do centro cultural: o Conexão Galpão, projeto educativo e artístico do Galpão Cine Horto, e o Núcleo Pedagógico, que coordena todas as ações educativas do centro cultural.

Através de seminários, grupos de estudos e laboratórios de criação, o CEPTIJ busca promover a pesquisa, estimular a produção e fomentar discussões acerca do teatro voltado para o público de até 17 anos. Dessa forma, o projeto busca uma forma de aprimorar desde a organização de bibliografia sobre o assunto até contribuir na divulgação e criação de espetáculos.

O Galpão Cine Horto tem apresentação do Ministério da Cultura e Governo de Minas Gerais e tem patrocínio do Instituto Unimed BH, ArcelorMittal e Cemig.

Foto: Thaina Nogueira

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.