Notícias

TV Aparecida vence premiação da CNBB com documentário sobre realidade indígena

A cerimônia da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aconteceu nessa quarta-feira (20/10), às 21h, no Cine Teatro Afipe, em Goiás

Entre os agraciados está a TV Aparecida, que levou o prêmio Clara de Assis, na categoria "Documentário", com o programa Arquivo A - "Desafios da Igreja - Realidade Indígena".

Concorreram nesta edição 2021 aos Prêmios de Comunicação da CNBB, os autores dos trabalhos de todas as categorias realizados entre 01 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.

Com reportagem de Camila Morais, o programa Arquivo A - "Desafios da Igreja - Realidade Indígena" - que será reapresentado nesta quinta-feira (21/10), às 22h, na TV Aparecida - mostra a situação no Brasil com relação à demarcação de terras indígenas. Em 15 dias, a equipe de jornalismo da emissora visitou nove aldeias no Mato Grosso do Sul e em Rondônia.

O documentário da TV Aparecida venceu duas produções concorrentes: “Os Missionários dos Pobres: Caminhada e despedida de Dom Pedro Casaldáliga”, da TV Claret, e “Nas Águas da Amazônia/Barco Hospital Papa Francisco”, da TV Evangelizar.

Outros veículos da Rede Aparecida de Comunicação também tiveram suas produções entre os indicados ao prêmio, que teve a apresentação de José Eymard e Manuela Castro, abertura de Dom Walmor Oliveira de Castro, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB. A Rádio Aparecida concorreu ao Microfone de Prata, na categoria "Religioso", com o programa "Construindo Gente, e o Portal A12 ao prêmio Dom Luciano, na categoria "Sites e Blogs, pela iniciativa do "Terço Virtual".

A Premiação:

O objetivo do prêmio anual da CNBB é o reconhecimento público da Igreja Católica ao trabalho de profissionais da comunicação. Isso, nas diversas mídias, em obras que se destacam pelo serviço à dignidade humana e aos valores do Evangelho. O prêmio também tem por objetivo estimular, fomentar e reconhecer as boas iniciativas de trabalho jornalístico e cultural provenientes de todo o Brasil nas áreas do Cinema, Rádio, Televisão, Imprensa e Internet, bem como, do campo da pesquisa acadêmica em comunicação.

Sobre o documentário da TV Aparecida:

A emissora concorreu ao prêmio Clara de Assis na categoria "Documentário", com o programa Arquivo A - "Desafios da Igreja - Realidade Indígena".

Com reportagem de Camila Morais, o Arquivo A - "Desafios da Igreja - Realidade Indígena" mostra a situação no Brasil com relação à demarcação de terras indígenas. Em 15 dias, a equipe de jornalismo da emissora visitou nove aldeias no Mato Grosso do Sul e em Rondônia.

No Mato Grosso do Sul, os indígenas enfrentam, além da falta de demarcação dos seus territórios, ameaças, massacres e são vítimas de agrotóxicos de grandes fazendeiros que desejam expulsar as etnias presentes na região.

Já em Rondônia, a produção mostra que, mesmo com o território demarcado e homologado, os indígenas enfrentam o problema da grilagem.  Grileiros e madeireiros invadiram parte da terra, que fica na região amazônica, exploram a madeira e vendem de forma ilegal os lotes de terra. Nesse programa destaca-se a atuação do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) e como é importante a luta pela demarcação de terras indígenas. O documentário ainda aponta que a falta de terra provoca inúmeros problemas relacionados à cultura, saúde e existência indígena.

O documentário mostra que diante da Constituição Federal, a terra é garantida para os indígenas, mas na prática essa realidade não funciona.

 

Foto: Realidade Indígena / Diego Rosa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.