Notícias

oto em Pauta apresenta: bate-papo com Coletivo Gringo

ate-papo com o público é na quinta-feira, 26 de outubro, às 19h30, com entrada gratuita

No próximo dia 26 de outubro (quinta-feira), o Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade, recebe o público para bate-papo especial com o coletivo de fotógrafos Gringo. O time formado pelos fotógrafos Gui Christ e Gabi Di Bella chega ao museu dentro do projeto Foto em Pauta e é centrado em questões sociais, econômicas e humanitárias com foco no Brasil e na América Latina. Para a edição deste mês de outubro, Gringo apresenta o premiado ensaio “Marrocos”, que é resultado de uma imersão fotográfica dentro de uma das maiores e mais emblemáticas ocupações sem-teto de São Paulo. Um registro documental das consequências das crises urbana, habitacional e migratória pela qual passa a maior cidade da América Latina. A entrada é gratuita, sujeita a lotação, com retirada de senhas uma hora antes do evento. O museu fica na Praça da Liberdade, 640, Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

Durante o ano de 2016, o coletivo Gringo foi testemunha da disputa entre a proprietária do móvel, os moradores e a polícia em meio ao processo judicial na luta por esse gigante decadente – o edifício Marrocos. Em paralelo a esse conflito, os fotógrafos acompanharam os últimos meses de vida da ocupação até a reintegração de posse e a expulsão total de seus moradores, quando todos os líderes do movimento sem-teto que coordenavam o lugar foram detidos acusados de envolvimento com uma das maiores organizações criminosas do país, o PCC. Um desfecho que tirou qualquer possibilidade de defesa dos moradores culminando com a retirada definitiva de todos no final do ano.

O edifício Marrocos foi uma ocupação famosa e muito peculiar pelo seu tamanho e por sua história. O prédio, construído na década de 1950 e, por mais de 30 anos, uma referência de riqueza e glamour em São Paulo, até que suas portas foram fechadas nos anos 1990 junto com a decadência do centro. Em 2013 ele foi ocupado pelo Movimento sem-teto de São Paulo o que o transformou em uma Torre de Babel moderna onde chegaram a morar 3 mil pessoas, boa parte delas imigrantes ou brasileiros vindos de outros estados do Brasil.

O ensaio foi selecionado, entre outros, para leituras de portfólio no 7º Festival de Fotografia de Tiradentes e no PhotoEspaña – Descubrimientos PHE2018. Entre outras premiações, o trabalho foi eleito um dos cem melhores ensaios documentais de 2016 pela European Photography Magazine e ainda participou do Festival Internacional de Fotografia – FIF BH.

Foto: Gringo Marrocos

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.