Notícias

Sempre Um Papo recebe José Murilo de Carvalho

O Sempre Um Papo receberá o escritor e historiador José Murilo de Carvalho para o debate e o lançamento do livro “O Pecado Original da República – Debates, Personagens e Eventos para Compreender o Brasil”(Editora Bazar do Tempo). Na obra, diante das persistentes interrogações sobre o Brasil, o autor se debruça sobre eventos, personagens e reflexões capazes de oferecer caminhos para compreendermos o país que somos hoje. O livro é, assim, amostra do engajamento do historiador sempre convocado ao debate, que reúne nesta edição uma série de textos produzidos nos últimos anos, a maior parte deles para jornais e revistas. O evento será no dia 27 de outubro, sexta-feira, às 19h30, no auditório da Cemig, com entrada gratuita. 

Fiel ao seu admirável percurso intelectual, José Murilo mantém em destaque os temas centrais de sua obra: a construção da cidadania e a conciliação entre democracia e república. Nessa abordagem, ganha destaque o permanente desafio da construção de um sistema representativo capaz de combinar a inclusão política e social, ou seja, a democracia. Igualmente desafiador, como se vê, é a existência no país de um regime que respeite os valores da liberdade, da igualdade civil e do bom governo, o que seria, portanto, a plena realização da república. É nesse contexto que vislumbramos uma nação que adiou a participação popular na política e que parece ainda em penitência por este e outros pecados.
Para iluminar tais questões, o autor oferece uma visão consistente, clara e crítica, sempre atento ao compromisso de dialogar com o grande público, provocando a reflexão e o debate essenciais para nossos dias.
Valor do livro:R$ 55,00 

José Murilo de Carvalho é historiador, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia Brasileira de Letras. Nascido em Andrelância (MG), fez sua graduação em Sociologia e Política na Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG) e é Ph.D pela Universidade de Stanford. Atuou com professor visitante e pesquisador em diversas universidades estrangeiras, como Oxford, Leiden, Londres, Stanford e Princeton. É autor de vasta produção de artigos e crônicas publicados em jornais e revistas, no Brasil e exterior, e de livros, como Os bestializados (1987), Pontos e bordados (1998), A formação das almas – O imaginário da República no Brasil (1990), Cidadania no Brasil: o longo caminho (2001) e Dom Pedro II (2007). 

Foto: Raphael Diehl

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.