Notícias

Fundação Clóvis Salgado e Cine Humberto Mauro são anfitriões, em BH, do DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO 2019

No dia 28 de outubro, desenhos animados nacionais e internacionais serão exibidos simultaneamente em mais de 156 cidades do Brasil e, em Belo Horizonte, o Dia Internacional da Animação será correalizado pela Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro. Serão três sessões no dia, sendo a primeira com recursos de acessibilidade (libras, áudio descrição e legenda para surdos e ensurdecidos) e 22 filmes ao todo. O evento chega à sua 16ª edição e é realizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. A programação conta com animações em stopmotion, 2d digital e tradicional, além de desenhos feitos à mão.

Um dos objetivos do Dia Internacional da Animação é tornar acessível obras que demonstram a diversidade do cinema de animação, incluindo o conteúdo produzido para o público adulto. Para Bruno Hilário, gerente do Cine Humberto Mauro, receber a mostra é uma celebração consciente de que é necessário dar cada vez mais atenção ao formato da animação. “No que tange as políticas públicas, é fundamental entender as especificidades da produção de filmes animados, diante das especificidades para o desenvolvimento e a produção de obras no Brasil e em Minas Gerais”, observa Bruno.

Ainda segundo o gerente, o conjunto da mostra traz diferentes estéticas, texturas e modos de narrar, evidenciando a potência da animação. “No Brasil e no mundo existe uma rede de artistas que busca trazer visibilidade a esse formato, então o Dia Internacional da Animação é uma forma de marcar a importância dos filmes animados e fazer com que essas obras encontrem um público no Cine Humberto Mauro”, avalia. A sessão das 17h possui recursos de acessibilidade, possibilitando que ainda mais pessoas tenham contato com a produção animada mundial e brasileira.

Entre as produções exibidas, Bruno destaca o stop-motion Poéticas de Barro (2019), curta metragem realizado a partir do Edital BDMG Cultural/FCS, produzido pela gerência de cinema em parceria com o BDMG Cultural.

Dia Internacional da Animação – No dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris, na França. Inspirada nesse evento, em 2002 a Associação Internacional do Filme de Animação - ASIFA lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países, como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.