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Centro Cultural UFMG sedia o colóquio “Arte e Cultura: as Imagens e os Sons entre os Domínios do Saber e do Fazer”

Centro Cultural UFMG sedia nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2016, de 08h30 às 17h00, com entrada franca, o colóquio “Arte e Cultura: as Imagens e os Sons entre os Domínios do Saber e do Fazer”. O objetivo é desenvolver um diálogo entre história da arte, história e história cultural, tendo como pontos principais a música, a pintura, a escultura e a decoração retabular como centros propulsores das respectivas comunicações. A arquitetura, o urbanismo, a história moderna e a antiga ou medieval também serão temas de discussões nos debates. Inscrições pelo e-mail [email protected] entre os dias 24 de outubro e 24 de novembro de 2016.

CRONOGRAMA 


Dia 28 de novembro (segunda-feira) 


09:00 às 12:00 horas 
Mesa 1 
Loque Arcanjo Jr. (UEMG/UNIBH) - Cláudio Santoro e o Americanismo Musical de Francisco Curt Lange: nacionalismos, práticas musicais e redes de sociabilidade no Brasil (1940-1946). 
Ronaldo Cadeu (UEMG) - O Alaúde, a “Vihuela de mano” e o Violão: os tratados didáticos e teóricos dos séculos XVI e XVII e suas reverberações na construção de uma tradição do violão nos séculos XX e XXI. 
Fábio Viana (UEMG) - Moacyr Portes no Acervo de Partituras da Rádio Inconfidência: programas, prefixos, sufixos, cortes e vinhetas (1952-1970). 

14:00 às 18:00 horas 
Mesa 2 
Magno Mello (UFMG) - Quadratura e engano arquitetônico - o triunfo da fantasia na arte barroca. 
Eduardo França Paiva (UFMG) - O Dicionário das mestiçagens e as fontes iconográficas. 
Walmira Costa (UFMG) - Revelando invisibilidades: as marcas d'água e os fabricantes de papel do século XVIII. 
Vânia Myrrha de Paula e Silva (UEMG) - O Encontro da Arte, do Design e da Ciência: Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 



Dia 29 de novembro (terça-feira) 


09:00 às 12:00 horas 
Mesa 1 
Celina Borges Lemos (UFMG) e André Guilherme Dornelles Dangelo (UFMG)​ - Museu de Sant’Ana, museologia, arte e arquitetura e suas contribuições na valorização cultural e artística do município de Tiradentes, Minas Gerais. 
Rodrigo Vivas (UFMG) - Abstrações em movimento: concretismo, neoconcretismo e tachismo. 
Alexandra Nascimento (UNA/UNIBH) - A invenção e a reinvenção cotidiana dos espaços: práticas culturais na Praça Sete no hipercentro de Belo Horizonte. 
Patrícia Úrias (UFMG) - A atuação de Francisco de Lima Cerqueira na Capitania de Minas Gerais, nos anos de 1761 a 1808. 

14:00 às 18:00 horas 
Mesa 2 
Adriana Romeiro (UFMG) - A sátira e a crítica política em um poema inédito do século XVIII. 
Alex Fernandes Bohrer (IFMG) - Entre a Arte Antiga e a Nova: o fazer artístico e as práticas de restauração no século XIX em Minas.
Aziz Pedrosa (UFMG) - Prováveis referências para a talha joanina em Minas Gerais: o caso do tratado de Andrea Pozzo. 
Gustavo Fonseca (UFMG) - O retábulo de altar-mor da Matriz de São Bento em Itapecerica, Minas Gerais: permanências e assimilações da tradição rococó na segunda metade do século XIX. 


Dia 30 de novembro (quarta-feira) 


09:00 às 12:00 horas 
Mesa 1 
Cláudio M. Duarte (UNIBH) - Os sarcófagos antigos e a formação da Arqueologia paleocristã. 
André Miatello (UFMG) - Pela voz e pelas cores: A arte da pregação nos afrescos e iluminuras da Baixa Idade Média ocidental. 
Marcelina das Graças de Almeida (UEMG) - A arte nos cemitérios oitocentistas: características e singularidades. 
Raul Lanari (UNIBH) - Visões sobre a arte indígena como manifestação da "infância da nacionalidade". 

14:00 às 18:00 horas 
Mesa 2 
Célio Macedo Alves (UFOP) - A História da Arte no âmbito dos Inventários de Arte Sacra: relato de um caso. 
Rangel Cerceau Netto (UNIBH) – Um mundo colonial mestiço: as representações familiares oitocentistas da iconografia de Jean Baptista Debret. 
Kellen Cristina Silva (UFMG) - As gravuras europeias e a sua adaptação intencional no mundo colonial – Estudo de caso sobre os artistas Manoel Victor de Jesus (c.1750 – 1828) e Joaquim José da Natividade (s/r -1841). 
Mônica Lage (UFMG) - José Pereira Arouca e suas intervenções na Mariana setecentista: um olhar sobre as obras religiosas. 

INSCRIÇÃO 
Os pedidos de inscrição deverão ser enviados entre os dias 24 de outubro e 24 de novembro de 2016 para o email:[email protected], fazendo constar: 
- nome; - email; - categoria (se professor, pesquisador, estudante de pós-graduação ou de graduação, outro profissional, ou outro interessado); - vinculação institucional (universidade, órgão público, empresa, etc). 
Número de vagas: 150 
Gratuita 
A inscrição será confirmada via e-mail. 
Será fornecido certificado de participação. 

COMITÊ ORGANIZADOR 
Loque Arcanjo Júnior
Doutor e mestre em História Social da Cultura e especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG. Professor do Departamento de Teoria Musical na Universidade do Estado de Minas Gerais onde desenvolve pesquisa nas áreas de Música e História no Centro de Pesquisa da Escola de Música. Coordena o Projeto intitulado Música, Musicologia e História: diálogos sobre a música brasileira na correspondência de Francisco Curt Lange (1930-1945)-FAPEMIG. Professor no curso de História e de Pedagogia do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) onde é coordenador do Laboratório de Pesquisa em História (Ladeph). Pesquisador colaborador no projeto de pesquisa intitulado "Inventário do Patrimônio Cultural do bairro Santa Tereza, Belo Horizonte/MG, e oficinas de Educação Patrimonial em conexão com as mídias sociais". O projeto pretende realizar um inventário das edificações e manifestações culturais históricas existentes no bairro Santa Tereza, Belo Horizonte. É coordenador do Projeto de Pesquisa intitulado Olhares Sobre o Bairro Lagoinha: imagens, cotidiano e memórias. Projeto que envolve História de Belo Horizonte, fotografia, arte e memória. 

Magno Moraes Mello


Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1983); especialização em Crítica de Arte e Museologia pela Università Internazionale dell'Arte de Florença (1990); mestrado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (1997); doutorado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2002); pós doutorado em História da Arte pela Università degli Studi di Firenze (2012); bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ nível 2. Atualmente é professor de História da Arte da Universidade Federal de Minas Gerais. Está vinculado ao Departamento de História (FAFICH) e pertence a Linha História Social da Cultura. Lidera o grupo de pesquisa intitulado Perspectiva Pictorum (desde 2006) responsável pela investigação sistematizada em uma base de dados sobre a pintura Barroca/Rococó no Brasil (www.fafich.ufmg.br/perspectivapictorum); pertence ainda ao grupo de pesquisa intitulado Architectural Perspective: digital preservation content access and analytics (desde 2012), sediado na Università degli Studi di Roma (La Sapienza). Estes grupos têm como objetivo pesquisas referentes à pintura de falsa arquitetura e investigação relativo aos tratados de pintura e de perspectiva entre a Europa e o Brasil. Tem experiência na área de História da Arte privilegiando as abordagens entre os séculos XVII e XVIII. Atua principalmente nos seguintes temas: pintura barroca; forros barrocos e rococós; investigação específica entre a história da ciência e a história da arte, privilegiando pesquisas interdisciplinar com os tratados de perspectiva, de pintura e de arquitetura do tempo do barroco no universo Luso Brasileiro. 

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