Notícias

Mostra CineAfroBH promove 7 sessões gratuitas em novembro

No mês da Consciência Negra, a primeira mostra audiovisual do estado destinada exclusivamente à exibição de filmes produzidos por diretores afro-brasileiros, abre a programação de sessões de contrapartida neste fim de semana

Criada com o objetivo de difundir e incentivar a produção audiovisual de realizadores afro-brasileiros, no mês de novembro a 3ª Mostra CineAfroBH (MCABH) promove ao todo 7 sessões gratuitas, em diferentes espaços da capital mineira. Serão exibidos 10 filmes, majoritariamente produzidos por realizadores afro-brasileiros. A programação integra as exibições de contrapartida da MCABH, que iniciam neste fim de semana, entre os dias 01 e 03 de novembro, no Museu de Imagem e Som (MIS Santa Teresa), e segue nos dias 09, 14 e 23, na Pedreira Padre Lopes, no Centro de Referência da Juventude (CRJ) e na Associação Casa Madre Tereza de Calcutá, respectivamente.

PROGRAMAÇÃO

A Mostra CineAfroBH, foi criada para ser uma janela de exibição da produção  audiovisual mineira e para construir interlocuções e conexões com o cenário cinematográfico nacional. Também tem como característica proporcionar através  de suas sessões uma importante reflexão e diálogo no campo da cultura. Por isso a  terceira edição da MCABH traz como mote central “Quilombos urbanos, fé e cultura”, com o intuito de refletir coletivamente sobre qual seria a contribuição das tradições e valores culturais existentes nos quilombos e na cultura afro para o que se tornou aquilo que identificamos como cultura brasileira? Os 10 filmes da edição de 2019 foram produzidos por realizadores afro-brasileiros, seis de Minas Gerais, e outros quatro são do Rio de Janeiro, Maranhão, Espirito Santo e São Paulo. Os filmes foram agrupados em quatro programações: Quilombola, Religiosidades, Panorama e Resistência e serão exibidos agora em novembro, ao longo das 7 sessões de contrapartida. A  3ª Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura é realizada pela produtora audiovisual mineira ATOS Central de Imagens, e conta com os recursos do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, Projeto 0171/2017 - FPC-SMC-PBH.

 “O recorte da Mostra CineAfroBH este ano partiu de um entendimento que a população quilombola no Brasil tem uma contribuição importantíssima para o desenvolvimento da cultura afro-brasileira, mas que até hoje, não tínhamos um evento audiovisual dedicado exclusivamente a está temática em BH. Por isso, também, criamos a programação para que as sessões de rua fossem realizadas em quilombos  urbanos, como fizemos no primeiro semestre, valorizando a resistência histórica, cultural e social destas comunidades”, conta Carem Abreu, cineasta realizadora e curadora da Mostra.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.