Notícias

VII Edição do Prêmio Zumbi de Cultural 2016 Cia Baobá Minas e Grupos Culturais

O VII Prêmio Zumbi de Cultura – Comemora o Dia da Consciência Negra, premiando as personalidades de 2016 pela Cia Baobá Minas. A solenidade para entrega do prêmio será realizada dia 13 de novembro no Grande Teatro do Sesc Palladium às 19 horas com entrada gratuita.

Nos dias 18 e 19 de novembro no Sesc Palladium acontecerão atividades diversas, exibição de documentários, roda de conversa, oficina e shows. O encerramento acontece 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) no Memorial Minas Gerais Vale.

O Prêmio Zumbi de Cultura traz a convidada especial Marlene Silva, 80 anos, natural de Belo Horizonte.  Em 2010 foi homenageada na primeira edição. A bailarina é precursora de Dança em Minas Gerais, além de trombonista, psicóloga e professora de teoria musical e harmonia.  Atuou em vários filmes brasileiros (“Orfeu no Carnaval”, “Rumo à Brasília e Vai que é Mole”). Marlene Silva recebeu destaque pelo filme “Xica da Silva” de Cacá Diegues, ao coreografar a protagonista Zezé Mota e parte do elenco. Ela morou no México e em Boston, e deu cursos em vários países. No cenário brasileiro criou diversos espetáculos. Em BH nos teatros Palácio das Artes e Francisco Nunes, Marlene foi a coreógrafa de “Brasil Mestiço” (1996) e “Kizomba – 500 Anos” (1999). Atualmente reside no Rio de Janeiro. Vários artistas e discípulos inspiraram em sua obra artística. O Prêmio homenageia também o Mestre Conga (Guardião do Samba de Belo Horizonte).

O Prêmio Zumbi de Cultura acontece há sete anos e aprecia pessoas que se destacam nos campos das artes, da política e da cultura negra, em Minas e no Brasil. Os concorrentes (três nomes) são indicados por entidades e grupos culturais para concorrerem ao Prêmio Zumbi de Cultura. O prêmio é distribuído nas seguintes categorias: dança, teatro, música, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, personalidade negra, menção honrosa, protagonismo juvenil e atuação política.

Pensar a ocupação cultural, o fazer artístico, a correspondência entre os artistas na busca de ações que contemplem o fortalecimento, a reflexão e visibilidade da cultura afro brasileira tem sido a prioridade do Prêmio Zumbi de Cultura.

O projeto é idealizado por Júnia Bertolino - Cia Baobá Minas, aprovado pelo Edital Descentra BH, promovido pela Fundação Municipal de Cultura. O Prêmio é confeccionado pelo artista plástico Jorge dos Anjos. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Conta com a parceria do Sesc Palladium, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Memorial Minas Gerais Vale e Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Foto: Andre Correa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.