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Em oito horas, O Cluster reúne mais de 1.000 pessoas e movimenta R$ 150 mil

Segunda edição do evento, realizada no último dia 23, na Casa Bernardi, comprovou com os números que o Belo Horizontino está cada vez mais receptivo às novidades do mercado da moda, da gastronomia e do design;

Toda vez que eventos inovadores como O Cluster – que reuniu moda, gastronomia, arte, design e música no último dia 23, na Casa Bernardi – são o maior sucesso, o dito popular que afirma que o povo mineiro é desconfiado e resistente ao novo cai por terra. Isso porque, no domingo, dia mundial da preguiça, 1.200 pessoassaíram de suas casas e apês dispostas a conhecer tudo sobre as novidades do mercado da moda e da gastronomia mineiras. E claro, se divertir também! Foram vendidas 2 mil cervejas, o que dá uma média de 1,6 bebidas alcoólicas por pessoa, e sete DJ’s ficaram por conta do set list que animou o público o evento inteiro.

 

No total, participaram da segunda edição d’O Cluster 25 produtores independentes de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, que apresentaram ao público marcas de moda de roupas femininas, sapatos, bijuterias e joias, e também marcas gastronômicas de comidas veganas e vegetarianas, sobremesas e bebidas. Os negócios, entre compra e venda, movimentaram ao todo R$ 150 mil reais durante o evento.

 

Com números, a idealizadora d’O Cluster e também estilita e agitadora cultural, Carolina Herszenhut, analisa que acertou tanto na escolha de trazer o evento para BH, que, em 2017, O Cluster será realizado duas vezes na capital mineira. “Esta edição foi uma experiência incrível, pois podemos perceber que Belo Horizonte entendeu exatamente o que fazemos, e a recepção foi exatamente como gostaríamos. O resultado de vendas e público nos fez colocar BH no nosso calendário”, comenta Carolina.

 

A designer Luisa Jorda, que se apresentou no evento com o pré-lançamento da sua marca de sapatos veganos, o Estúdio NHNH, também ficou muito satisfeita com o saldo d'O Cluster. "Foi uma feira com um público interessante e muito gostosa de se frequentar. Gostei especialmente da gastronomia, que tem tudo a ver com a minha marca: em todas as barraquinhas havia opções de comida vegana e vegetariana, como sorvete e hambúrgueres veganos", analisa. 

 

Ainda mais encorpado e ousado em relação ao ano passado, quando foi realizado pela primeira vez realizado em novembro, nesta edição, o evento trouxe mais marcas e atrações culturais e foi realizado em um espaço mais amplo, para receber o maior número de pessoas. Mas a proposta d’O Cluster continua sendo a mesma: reunir o que há de melhor na cena mineira, por meio de um olhar curatorial sobre a atual produção, reunindo representantes de diversos segmentos criativos como moda, gastronomia, arte e design, proporcionando ao público um mix de experimentações e de relacionamento com os criadores.

Conheça as marcas que passaram pelo evento no último domingo, dia 23:

 

Moda:

·      Desvio Clin (http://www.desvioclin.com.br/)

Criada pelas sócias Fernanda Ventura e Handyara Rocha, a marca Desvio Clin apresenta bijuterias com toques requintados. A empresa mistura às suas criações, que incluem brincos, colares e anéis, arte, filosofia e moda agregados a práticas sustentáveis e éticas. A Desvio Clin ainda desenvolve produtos com matéria-prima 100% brasileira, de alta qualidade, além de valorizar a produção local e manual. As bijuterias são criadas pela designer Fernanda Ventura, que preza por um design minimalista com influências orgânicas.

 

Essa Mulher (http://www.essamulher.com.br/)

Criada em 2012 na capital mineira, a marca de bijuterias e acessórios trabalha na produção de peças artesanais despojadas e muito sofisticadas. Muitas cores, arte, tridimensionalidade fazem parte das bijus, produzidas para mulheres que gostam de estilo e que não dispensam a praticidade. 

Estúdio NHNH (www.instagram.com/estudionhnh)

 

Depois de temporada na Itália, a designer de sapatos Luisa Jorda Poblet volta ao Brasil com uma larga experiência no país europeu: ela trabalhou para a marca Emílio Pucci e no desenvolvimento da linha de sapatos da Pirelli. E agora, depois de trabalhar desenhando sapatos para Alexandre Birman, da Arezzo, Luisa apresenta sua própria marca, o Estúdio NHNH. O pré-lançamento da linha de sapatos, que é livre de produtos de origem animal em seu processo de fabricação, como o couro, será realizado durante O Cluster. 

·      Livi Pires (http://www.livipires.com/)

Formada em design de produto, Livi Pires apresenta ao público peças da alta joalheria produzidas com metal que não oxida. O principal objetivo da Livi é oferecer ao público joias com preço justo e alto padrão de qualidade. Para isso, desde 2002, a ourives tem se aprimorado no ofício, passando pela Escola da H. Stern, pela Amsterdam Sauer e pelo Instituto Europeu de Design. Ela ainda inaugurou a Escola Brasileira de Joalheria (EBJ).

 

·      Miau (http://amamosmiau.com/)

Criada por três amigas com o objetivo de unir a moda à vontade de fazer o bem, a Miau é uma marca feminina de t-shirts e basics com o toque lúdico e pegada californiana que se propõe a satisfazer as necessidades das suas clientes e também alegrar a vida de crianças e adolescentes carentes. A cada peça de roupa vendida, uma é doada para jovens órfãos, que dentre as milhares de dificuldades pelas quais passam, também sofrem de carência de auto-estima.

 

·      Misfit (http://www.misfit.com.br/)

Criada pelas sócias Teca e Mayara, a Misfit é uma marca de acessórios que, desde 2013, alia o design moderno a uma mística ancestral, transformando cristais em joias artesanais. Todas as peças produzidas pela marca são exclusivas: ninguém compra a mesma joia duas vezes.

 

·      Must Havee (http://www.musthavee.com)

Desenvolvida pelas designers Julia Nogueira e Mariana Pompeo, a marca de roupas femininas tem um projeto urbano e avesso aos estereótipos, que produz peças que priorizam a criatividade e a beleza. São criações produzidas em coleções limitadas, demonstrando alto padrão de qualidade e exclusividade.

 

·      Saynalô

A marca de roupas do Rio de Janeiro apresenta peças de estilo boêmio, gypsy e hippie. O objetivo da marca é fazer com que a mulher se sinta independente por meio da moda: é o desleixo planejado com a imagem feminina sem poses que funcionam perfeitamente.

 

·      The Ivy (http://theivy.com.br/)

A marca de roupas feminina produz roupas com alto padrão de qualidade e estilo que tem por objetivo empoderar a mulher e o seu corpo. São peças que valorizam a silhueta feminina.

 

Gastronomia

·      Tribo Gelatos

A marca oferece sorvetes artesanais produzidos apenas com ingredientes vegetais, sem leite ou qualquer produto de origem animal. Além disso, os produtos são feitos com nitrogênio líquido, que deixa o sorvete ainda mais cremoso.

 

Mirabolando (http://www.mirabolando.com.br/)

 

Criada em 2011 no Rio de Janeiro pela mineira Ana Laura com o objetivo de resgatar as origens mineiras da empreendedora, a Mirabolando volta à Belo Horizonte com uma deliciosa receita de brownie. Sempre criteriosa na escolha de seus ingredientes, Ana Laura pretende surpreender o público com este quitute feito de chocolates e castanhas. 

 

·      David Brownie

 

Os criadores da David Browinie tiveram uma sacada genial: unir a paixão pelo astro do rock David Bowie pelo sabor indescritível do brownie. O resultado são sobremesas produzidas com muito sabor e muito estilo! No evento, o David Brownie ainda apresentará ao público quitutes salgados. 

 

·      Manjê (http://www.manje.eco.br/)

 

A marca se apresenta no evento com um cardápio variado para quem precisa de dietas restritivas. São muitas opções que incluem sanduíches, saladas, frutas picadinhas, doces, entre outros preparados para o público que curte pratos vegetarianos ou veganos. Estes, inclusive, não levam nem glúten nem lactose.

 

·      Veg House

 

Comidas veganas  são o mote da Veg House, que estará no evento oferecendo ao público sucos naturais orgânicos, além de produtos artesanais livres de agrotóxicos, trangênicos e industrializados. O cardápio tem como base a ancestralidade, priorizando o processo de cozinhar à moda antiga, com paciência e potência.

 

·      Seccos&Molhados

 

Pequenos produtores e artesãos se envolvem na produção de granolas doces, salgadas, sal marinho aromatizado, mel de abelhas e objetos que transitam entre o jardim e a cozinha.

 

·      A Equilibrista Sangrias

 

A partir de bons vinhos e frutas selecionadas, A Equilibrista Sangrias leva ao público a mistura bem gelada em potes individuais. São receitas preparadas especialmente para O Cluster, em que os participantes poderão se refrescar  enquanto saboreiam as delícias.

Neóla Sem Glúten

A Neóla Sem Glutén fabrica doces artesanais sem glutén e sem açúcar. São bolos e pães de mel, dentre outros quitutes, que dão água na boca de quem os vê e que podem ser comidos sem culpa alguma. Para o Cluster, a marca preparou gostosuras irresistíveis!

 

Cultura e atrações artísticas

 

Piseagrama

 

Piseagrama é uma revista sobre espaços públicos: existentes, urgentes e imaginários. Semestral, a revista articula e reúne as artes, a política e a vida cotidiana, publicando boas histórias, ensaios críticos, jornalismo literário, proposições e práticas espaciais, para discutir nossas cidades, a maneira como vivemos e nos relacionamos.  No Cluster, a publicação colocará a venda álbuns de bandas locais, além do bom e velho vinil. Acessórios como bolsas também serão comercializadas.

·      Quartoamado

A galeria  de arte contemporânea quartoamado, criada em 2012 em Belo Horizonte, tem por objetivo tornar as artes plásticas mais próximas e presentes no dia a dia das pessoas, por meio de exposições públicas, exibições e shows. Três, dos 13 artistas mineiros que representam a galeria, estarão no Cluster. Clara Valente,  Fernando Biagioni e Luiz Matuto desenvolverão trabalhos ao vivo durante o evento.

 

 

Sobre o Cluster

 

Sucesso no Rio de Janeiro desde 2012 - ano em que foi criado, o evento propõe seguir na contramão do consumo desenfreado, procurando abrir espaço para o novo, possibilitando uma integração multicultural, de diversas áreas. Um convite ao inédito, ao inusitado e ao surpreendente, os eventos O Cluster recebem criações de novos estilistas, deliciosos e exclusivos pratos preparados por chef´s de cozinha, feiras de vinis, além de intervenções e performances artísticas. O Cluster se consolidou como um espaço onde é possível encontrar o que há de mais novo na moda carioca, se posicionando como um evento onde todas as experimentações são permitidas e fazendo essa ponte entre os criadores e o público. Em 3 anos, reuniu em 17 edições mais de 50.000 pessoas ávidas por novidades, registrando em média um público de 4.000 pessoas por edição envolvendo aproximadamente 50 marcas e mais de 100 pessoas trabalhando indiretamente.

 

Foto: Divulgação

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