Notícias

Projeto do chef Flávio Trombino, ‘Minas de Cabo a Rabo’, promove grande encontro para fomentar turismo e gastronomia no estado

I Seminário de Gastronomia e Turismo - Minas de Cabo a Rabo’ reunirá vários profissionais renomados dos setores de alimentação fora do lar, hotelaria, entretenimento e interessados no tema; evento acontece em 10 e 11 de novembro no restaurante Xapuri. Ent

Dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT-MG) revelam que antes da pandemia, em 2019, a cozinha mineira movimentou cerca de R $20 bilhões. Diante de números expressivos como esse, não é segredo dizer o quanto os sabores que vêm dos nossos fogões são potências que demandam, cada vez mais, investimento e atenção de todos que compõem a cadeia produtiva da gastronomia no estado.

Pensando, justamente, no lema de que a ‘união faz a força’, especialistas dos setores de alimentação fora do lar, turismo/hotelaria e entretenimento, se reúnem nos dias 10 e 11 de novembro para juntos realizarem o ‘I Seminário de Gastronomia e Turismo - Minas de Cabo a Rabo’. A iniciativa, com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, surgiu a partir do projeto homônimo, criado pelo chef Flávio Trombino em 2015, no qual ele percorre diversas regiões mineiras para traçar a geografia rica e plural da cozinha das Alterosas. O evento, com entrada gratuita, será realizado no tradicional restaurante Xapuri, bairro Trevo, região da Pampulha.

O objetivo, conforme destaca Trombino, é que este encontro seja o pontapé inicial de uma série anual de eventos de capacitação, discussão e fomento ao turismo tendo a gastronomia, nossa ‘menina dos olhos’, como foco principal. “À medida que Belo Horizonte cresce no setor do turismo, em especial o gastronômico, é importante utilizarmos os nossos saberes, experiências e cases de sucesso que estão próximos a nós para nos aperfeiçoarmos ainda mais. Vale ressaltar que BH já é, desde o fim de 2019, Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO. Portanto, é fundamental a união de todos que compõem o mosaico da nossa cozinha para que juntos possamos fortalecê-la e criarmos ações conjuntas que alavanquem o potencial belo-horizontino e mineiro de turismo, gastronomia, esporte, compras e negócios”.

Como será o encontro

O I Seminário Minas de Cabo a Rabo contará com palestras e cinco mesas de discussão sobre os seguintes temas: Gastronomia e outros turismos (Esporte, negócios, compras); Turismo gastronômico e roteiros possíveis; Valorização do produto e do produtor local; Trabalho em rede (Hotéis, bares, guias, restaurantes, produtores de eventos, agências, locadoras, AirBnB, etc); e Turismo gastronômico e mídia (Criadores de conteúdo, influenciadores, articuladores).

Em cada mesa, haverá um palestrante, referência na área, que contará um case de sucesso para três convidados. Esses debaterão o assunto analisando o cenário belo-horizontino e brasileiro. Todas as mesas também terão a presença de um mediador, o chef Américo Piacenza, e a participação do público no final.

PROGRAMAÇÃO

10 DE NOVEMBRO, 15H

‘Turismo Gastronômico e Roteiros possíveis’
Palestrante: Chef Eduardo Maya

Nascido no Rio de Janeiro, trabalhou muitos anos na área de indústria de roupas, foi concursado da Petrobras, mas aos 37 anos decidiu trocar a carreira pública e veio para Minas fazer o que mais ama: a gastronomia. Por aqui tornou-se o idealizador de grandes projetos e festivais gastronômicos, como o Comida di Buteco, a Feira de Gastronomia do Mercado Central e o Aproxima. Este último valoriza e apoia todos os setores da gastronomia, desde bares e restaurantes até quitandas, sanduicherias e pequenos produtores do Estado.

Mediador: Chef Américo Piacenza

Formado em Gestão em Hotelaria, Turismo e Lazer e pós graduado em Gestão Estratégica de Negócios, cozinha desde os 14 anos, sob influência da família italiana. Tem passagens pela França, onde estudou cozinha tradicional francesa e pâtisserie, além de ter trabalhado como chef de um restaurante na capital Paris por dois anos. Voltou para BH em 2008, quando abriu seu restaurante, a Cantina Piacenza, no qual é chef proprietário há quase 14 anos. Sempre misturando técnicas com ingredientes regionais, produz uma cozinha autêntica, cheia de sabores e emoções.

Convidados:

Chef Ivo Faria

Ivo Faria da Costa descobriu cedo a vocação para a culinária. Aos 14 anos entrou para o curso técnico de cozinha do Senac. Lá conheceu o principal incentivador de sua carreira, o professor francês Lucien Iltis. Antes de concluir os estudos, já trabalhava como professor-assistente na escola técnica onde, anos depois, assumiu o cargo de Instrutor-Chefe. Fez diversos estágios no exterior, além de cursos em diferentes áreas ligadas à culinária, gastronomia e administração de restaurantes, como o de Nutrição e Dietética, no Centro Internacional de Glion, na Suíça. Da sua trajetória fazem parte prêmios importantes como melhor chef de BH, pela Revista Encontro Gastrô, de 2004 a 2009, que hoje o homenageia como Hours Concours; Revista Veja BH, por 12 anos consecutivos, de 1999 a 2011; e Revista Gula, de 2004 a 2007, entre outros.

Ralf Justino

Nascido em Belo Horizonte, Ralf é conhecido por criar, em 1997, a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia de Tiradentes, este último projeto inédito no Brasil. Com isso tornou a cidade do campo das Vertentes reconhecida nacionalmente e polo do turismo gastronômico brasileiro.

Vani Pedrosa

Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC Minas, Vani é atualmente Especialista educacional do Senac. Além de ser membro fundadora da Frente da Gastronomia Mineira, ela já estudou as origens da nossa gastronomia nos santuários da Serra da Piedade e Serra do Caraça, além de ter dedicado parte do seu tempo ao resgate das receitas e das histórias registradas em livros preservados que se encontram nas bibliotecas dessas localidades

10 DE NOVEMBRO, 17H

‘Gastronomia e outros turismos’
Palestrante: Gilberto Castro, presidente da Belotur

Gilberto Castro é presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), desde março de 2019. Pós-graduado em Marketing pelo IBMEC, realizou trabalhos de destaque como Gerente de Marketing e Eventos da Secretaria Municipal Extraordinária para a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, e como Diretor de Eventos da Belotur. Coleciona experiências em produção de eventos, gestão de processos e desenvolvimento/implementação de planos de marketing.

Convidados:

Gláucio Peron

Aos 20 anos, quando estudava administração, abriu seu primeiro negócio, a marca de biscoitos mineiros Pedaço de Minas. Mas ao participar de uma feira de alimentos em Nova Iorque (EUA), em 2004, a Summer Fancy Food Show, teve uma ideia que mudou o rumo de sua carreira: ao ver um queijo gigante, do tamanho da roda de um caminhão, resolveu trazer a ideia para o Brasil e, com isso, passou a apostar nos doces gigantes. Nascia, então, a Doce da Roça, empresa de Poços de Caldas, no Sul de Minas, cujos produtos chegam a pesar até meia tonelada. Eles são encontrados, principalmente, em empórios, lojas de mercados centrais, padarias e grandes redes de supermercados. A empresa de Gláucio começou com um investimento de R $10 mil para a compra dos primeiros equipamentos e, hoje, fatura cerca de R $200 mil ao mês.

Joana Coelho

Atuante no mercado de turismo e comunicação há 22 anos nas áreas de captação, produção executiva e elaboração de projetos, Joana acumula vasta experiência em relações institucionais e governamentais, na busca de parcerias e novos negócios. Esteve à frente da coordenação e produção executiva de importantes eventos da cena cultural de Belo Horizonte, como o Nômade Festival da Diversidade Cultural, Projeto Copa do Morro, ExpoCatadores 2016, Festival Liberté, entre outros.

Milsane Sebastião

Graduada em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, pela PUC Minas, Milsane Sebastião atua como gestora e autora da cozinha do Sebastião Sabará, Sebastião do Leite e agora o Sebastião Ouro Preto. Sua experiência no segmento de turismo, com ênfase em Gastronomia, foi fundamental para a criação de um restaurante com receitas autorais e releituras cujo objetivo é divulgar e desenvolver o pequeno produtor das cidades mineiras. Entre os destaques de sua carreira como chef, participações nos festivais de Tiradentes e Fartura BH, em 2017 e 2018.

11 DE NOVEMBRO, 10H

‘Trabalho em rede (hotéis, guias, bares e restaurantes)’
Palestrante: Matheus Daniel, presidente da Abrasel-MG

Formado em administração pela ETFG-Contagem Sebrae, gastronomia pela Faculdade Estácio de Sá, além de guia de turismo nacional, Matheus Daniel é o atual presidente da Abrasel em Minas Gerais. É proprietário do Restaurante Família Daniel, casa fundada há 40 anos, que atualmente conta com uma unidade no centro da capital mineira.

Convidados:

Clovis Rodrigues

Pós-graduado em Marketing estratégico digital, tem passagem pela Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais onde ocupou o cargo de Diretor de Regionalização das Políticas Públicas do Turismo. Atualmente ocupa a gerência geral do Ville Real Hotel, em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto.

Márcio Mól

Turismólogo com MBA em Gestão de Negócios e Gerente Geral do Santuário do Caraça, Márcio Mól também tem ampla experiência em hotelaria: Foi gerente geral no Best Western Paradiso del Sol, em Cabo Frio (RJ); no Promenade Golden Flat; e no Quality Pampulha, ambos em BH. Também já foi consultor de turismo na Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, no Projeto-Piloto de Desenvolvimento do Destino Indutor/Cidade Referência do Turismo de Estudos e Intercâmbio, em São João del Rei; e no Estudo da concorrência para o Destino Pantanal na Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização.

Rodrigo Mangerotti

Formado em turismo pela Centro Universitário Newton Paiva e com especialização em gestão estratégica de empresas, Rodrigo Mangerotti, possui mais de 25 anos de experiência em hotelaria tendo passado por empresas regionais como a rede de hotéis San Diego, no cargo de superintendente, além de redes internacionais como Wyndham e Accor. Atualmente é gerente geral dos hotéis Novotel BH Savassi e Ibis Budget BH Savassi, que juntos somam 443 apartamentos e ampla área de eventos.

11 DE NOVEMBRO, 13H

‘Turismo Gastronômico e mídia’
Palestrante: Daniel Neto, jornalista

Graduado em jornalismo pela FUMEC, Daniel Neto, mais conhecido como Nenel, é o criador do ‘Baixa Gastronomia’, espaço eletrônico nascido em 2009 e dedicado à cultura gastronômica popular. Escreve sobre o assunto há 13 anos e é o colunista gastronômico da Rádio 98, onde participa dos programas ‘Central 98’, ‘Graffite’ e ‘Buteco 98’. Entre os seus trabalhos como curador estão o ‘Festival Baixa Gastronomia’, o ‘Viradão’, evento que, em 2019, fez parte da programação da Virada Cultural de Belo Horizonte, e a ‘Travessia Gastronômica’. O seu trabalho mais recente nesta área foi a curadoria do projeto ‘Territórios e Redes Criativas: Lagoinha’, iniciativa do Sebrae em parceria com a Belotur, cujo objetivo é valorizar o patrimônio imaterial do bairro. Em 2020, apresentou o programa “Rango no Mineiro”, em conjunto com a Federação Mineira de Futebol.

Convidados

Fernanda Fonseca

Fernanda é Especialista em Turismo Gastronômico e de Experiências. Já atuou como palestrante e docente, em eventos de hotelaria e curadora gastronômica. Pertence à terceira geração do Restaurante Padre Toledo em Tiradentes, um dos mais antigos do estado e o primeiro restaurante voltado para o turismo na cidade. Também foi vice-presidente do BHCVB (Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau) e da ABAV-MG (Associação das Agências de Viagens de Minas Gerais).

Hoje ocupa as funções de Superintendente de Marketing Turístico na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT MG), coordenadora do Programa de Desenvolvimento da Cozinha Mineira no Estado, além de ser membro da Frente da Gastronomia Mineira.

Nereu Junior

Parceiro do Minas de Cabo a Rabo desde 2018, Nereu Junior é diretor, jornalista cultural, fotógrafo e videógrafo. É especialista em cobertura de expedições e fotografias de viagem, natureza e gastronomia. Possui um amplo acervo fotográfico do Brasil, Portugal e América Latina. Devido à sua ampla experiência em fotojornalismo, atua como fotógrafo independente em mídias impressas e virtuais nacionais e internacionais, entre elas Reuters, Getty Images, AFP, Folha de São Paulo e Estadão.

Lorena Martins

Jornalista formada pela PUC Minas, trabalha no jornal e portal O Tempo e Rádio Super 91,7 FM, onde atua nas áreas de gastronomia, cultura, comportamento, moda e beleza. Já colaborou para diversas publicações como “Vogue”, “Casa Vogue”, “Quem” e “Gazeta do Povo”. Também foi jurada de concursos gastronômicos da ‘Veja Comer e Beber’, ‘O Melhor Tropeiro de BH’, ‘O Quilo é Nosso’ e ‘Comida di Buteco’. É curadora gastronômica do Circuito Sapucaí e das comunidades virtuais da Stella Artois, que reúne chefs e influenciadores de todo o país.

11 DE NOVEMBRO, 15H

“Valorização do produto e do produtor”
Palestrante: Saulo Jenning

Nascido em Santarém (PA), às margens do rio Tapajós, Saulo Jennings orgulhosamente se define como um ‘menino do rio’. Filho de costureira e eletricista, aprendeu a apreciar uma boa receita com o pai, exímio cozinheiro. Depois de abandonar o mundo corporativo das multinacionais resolveu empreender com aulas de Kite Surf servindo pequenos almoços em sua casa, refeições essas que faziam mais sucesso que as próprias aulas até que enxergou na cozinha sua vocação. Somado a isso resolveu dividir seu lar com as pessoas e daí veio o nome de seu restaurante, Casa do Saulo, inaugurado em 2009. Ao longo dos últimos 12 anos acumulou prêmios e notoriedade: Casa do Saulo foi escolhido duas vezes como o melhor da região norte pela Prazeres da Mesa. Jennings também sempre é destaque nos festivais gastronômicos que participa.

Convidados:

Luiz Carlos Braga

Contador, administrador de empresas e auditor, Luiz Carlos Braga ocupa, há 30 anos, o cargo de Superintendente de um dos pontos turísticos mais relevantes de BH, o Mercado Central. Ele é responsável pelas áreas administrativa, contábil, financeira, marketing e segurança patrimonial. Também é palestrante e consultor de gestão de mercados públicos e privados no Brasil, Argentina, Uruguai e Portugal.

Ricardo Boscaro

Atual analista de agronegócios do Sebrae Minas, Ricardo é graduado em ciências econômicas pela PUC Minas e pós-graduado em administração rural e gestão agroindustrial na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Eduardo Girão

Jornalista gastronômico com 17 anos de experiência e premiado com a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais e o troféu Eduardo Frieiro, Eduardo Girão também foi repórter do jornal Estado de Minas e já colaborou com o jornal Estado de S. Paulo e as revistas Prazeres da Mesa, Gula, Encontro e Feira. Atua como consultor, curador, palestrante, mediador e jurado em diversos eventos do setor queijeiro. Desde 2016, promove degustações de queijos mineiros e atualmente é consultor de queijos para o grupo Super Nosso.

Sobre o Xapuri

Inaugurado em 1987 na Pampulha, em Belo Horizonte, o Xapuri nasceu de forma curiosa. Nelsa Trombino e o marido, Fábio Gomes, se mudaram, nos anos 80, de Lagoa da Prata para a capital mineira acompanhados dos três filhos. O objetivo era ter uma vida mais urbana. Enquanto moravam em outro bairro da cidade, construíam uma casa na Pampulha. Para não parar a obra aos fins de semana, Fábio fez um acordo com os trabalhadores: sua esposa cozinharia para eles. Fizeram um fogão a lenha e como os pratos de Nelsa já tinham fama, alguns amigos da família também começaram a frequentar o local, até que Fabiana, filha do casal, recomendou à mãe que abrisse um restaurante no espaço.

O sucesso inesperado, porém, aconteceu um dia antes da casa ser inaugurada. Um jornalista que pedia informação nas proximidades do estabelecimento, foi convidado a entrar para comer pão de queijo. Saiu do local encantado e publicou no jornal um texto enaltecendo a experiência com o seguinte título: “atrás da moita onde não se peca”. O profissional descreveu a experiência positiva mas sem revelar o endereço.

Resultado: inspiradas pela crítica, as pessoas começaram a buscar o lugar como ‘atrás da moita’. Feliz com a repercussão, mas insatisfeita com o nome pelo qual a casa tornou-se conhecida, Nelsa logo colocou um papel na frente do imóvel: ‘Xapuri’. A partir daí o negócio ganhou não só um nome que se consolidou na cena gastronômica de Minas como também fama, sendo considerado, hoje, o mais famoso restaurante de comida mineira.

Em 2014, Nelsa passou o bastão para o filho caçula, Flávio Trombino, que continuou com o legado dos pais de honrar as tradições da culinária mineira e valorizar os produtores locais.

Serviço: ‘I Seminário de Gastronomia e Turismo - Minas de Cabo a Rabo’

Evento com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur
Quando: 10 e 11 de novembro
Onde: Restaurante Xapuri (Rua Mandacaru, 260, Trevo/Pampulha
Entrada gratuita

Link de retirada dos ingressos CLIQUE AQUI

 

Foto: Nereu Jr

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.