Notícias

Especial 2022: Retratos do Brasil

Conexões musicais são uma série de concertos com artistas convidados de outras instituições e estados

No dia 08 de novembro, terça-feira às 19h30, o Conexões Musicais realiza concerto em homenagem aos 100 anos de Gilberto Mendes com a apresentação do Grupo Sonante 21 e participação do Ars Nova – Coral da UFMG. 

O programa é todo dedicado à música contemporânea brasileira, com uma homenagem ao compositor Gilberto Mendes, pelo centenário de seu nascimento. O músico foi um dos ícones da criação contemporânea brasileira e um dos signatários do Manifesto Música Nova, de 1963. Foi um dos pioneiros em vários movimentos musicais no Brasil, como a música concreta, a música aleatória, o uso das notações gráficas, o teatro musical e a organização de happenings. Estabeleceu também uma grande relação com a poesia concreta, de onde nasceu sua obra mais conhecida, o Moteto em Ré Menor, sobre poesia de Décio Pignatari, e que será apresentado neste concerto. Foi, também, o fundador e curador do Festival Música Nova, realizado em Santos de 1962 a 2010. Em 2012, o Festival foi transferido para Ribeirão Preto, sendo organizado pela USP (universidade onde ele foi professor) e sendo rebatizado para Festival Música Nova “Gilberto Mendes”.

Além das obras em homenagem a Gilberto Mendes, o programa apresenta peças bastante atuais – todas compostas no século XXI – de compositores de destaque no cenário atual da música de concerto, entre elas duas compositoras mulheres (a carioca Marisa Resende e a paulista Valéria Bonafé) e dois professores da UFMG (Oiliam Lana e José Henrique Padovani). 

O programa se encerra com uma estreia: a obra Xenakis no Baile Funk de Carlos dos Santos. A obra foi escrita em 2013 e dedicada para o Grupo de Percussão da UFMG. O compositor conta que a concebeu após ter assistido uma apresentação do grupo, na qual foi executada a obra Persephassa de Iannis Xenakis. Assim como em Persephassa, na peça de Carlos dos Santos os músicos ficam ao redor da platéia e esta tem a chance de vivenciar uma sensação de imersão nos sons dos tambores e percussões de madeira e metal. A performance de Xenakis no Baile Funk é também uma homenagem aos 100 anos de nascimento do compositor Xenakis. 

Programa do Concerto 

Moteto em ré menor (1966), Gilberto Mendes (1922-2016), sob o poema ‘Beba Coca-Cola’ de Décio Pignatari
Ars Nova – Coral da UFMG
Solistas: Núbia Eunice, Og Martins, Junior Stofel e Lúcia Melo
Regência: Lincoln Andrade

Três Contos de Cortazar (1985), Gilberto Mendes (1922-2016)
Diálogo de Ruptura
Ventos Alisios

Piano: Ana Cláudia Assis
O Meu Amigo Köelreutter (1984), Gilberto Mendes (1922-2016)

Voz: Carolina Claret
Marimba: Fernando Rocha

Piano: Ana Cláudia Assis
Preludiando (2004), Marisa Resende (1944), para violoncelo solo

Violoncelo: Elise Pittenger
I-131 (2017), Valéria Bonafé (1984-), versão de concerto para bombo e tape (2021) 

Bombo: Fernando Rocha
Prelúdio ao Anoitecer (2011), Oiliam Lana

Piano: Ana Cláudia Assis
Xenakis no Baile Funk (2013), Carlos dos Santos (1990) – estreia

Percussão: Carlos Fernandes, Douglas Rafael, Fernando Rocha, Mateus Oliveira

*CONEXÔES MUSICAIS–Série de concertos com artistas convidados de outras instituições e estados.

Retratos do Brasil

A programação marca o bicentenário da independência do Brasil com concertos e shows que retratam manifestações muito diversas de música brasileira e ajudam a refletir sobre nossa identidade plural. Artistas renomados e de larga experiência em campos musicais específicos estarão dividindo sua música, suas ideias e sua vivência dentro do grande universo da música brasileira.

CONEXÕES MUSICAIS
Especial 2022: Retratos do Brasil
Homenagem aos 100 anos de Gilberto Mendes
Grupo Sonante 21, participação do Ars Nova – Coral da UFMG
Música contemporânea
Data: 08 de novembro de 2022
Terça-feira / Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca
Info: 3409-8300

Foto: Ana Colla

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.