Notícias

GRUPO CONTEMPORÂNEO DE DANÇA LIVRE ESTREIA “ORBIS FINIS”

Montagem discute degradação e reconstrução no espetáculo “Orbis Finis”, no Teatro Francisco Nunes

Fim do mundo. Este é o significado de “Orbis Finis", título do espetáculo inédito do Grupo Contemporâneo de Dança Livre, que utliza movimentos de repetição para discutir degradação e reconstrução. A exaustão e a recuperação dos bailarinos Duna Dias, Heloisa Rodrigues, Leonardo Augusto e Socorro Dias poderá ser acompanhada de perto pelo público, que ocupará o palco junto com os artistas, numa arquibancada idealizada especialmente para a montagem. A estreia será no Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal - Av. Afonso Pena, s/n – Centro/BH), dias 10 e 11 de novembro (sexta e sábado), às 21h.

“Orbis Finis” é o 13º espetáculo do Grupo Contemporâneo de Dança Livre desde sua criação, em 2010, e discute a resistência do indivíduo em meio às relações de poder e às estruturas de violência e sua capacidade de reexistir dialogando com a ideia de sucessivos “fins do mundo”. “Esta proposta dialoga com a ideia de destruição e reconstrução, trabalhando com a repetição e degradação do movimento transformado por sua insistência em permanecer. É uma dança em eterna queda e recuperação”, explica a dançarina e uma das fundadoras do Grupo, Duna Dias. “O espetáculo surge a partir da necessidade de evidenciarmos que, não só no que acomete à humanidade de forma geral, mas na vida de cada indivíduo, a resistência é o que nos move, nos permite continuar em constante transformação e re-existindo cotidianamente”, completa.

Aliado à coreografia, o cenário e a iluminação são pontos chave na composição do espetáculo: “Além da plateia no palco, conosco, a iluminação será com lâmpadas halógenas, que dão aspecto de fábrica, representando essa repetição mecânica, o automatismo, o trabalho”, reforça Duna.

SOBRE OS ELEMENTOS MUSICAIS

Em “Orbis Finis” o Grupo Contemporâneo de Dança Livre utiliza de elementos muito característicos de sua trajetória: o trabalho vocal e o uso da palavra aliados ao movimento e a busca por uma trilha sonora multicultural, advinda dos intercâmbios artísticos que movem suas criações. Neste espetáculo, além da utilização cênica da voz e da respiração, a trilha é composta por bandas e artistas de Portugal, México, Reino Unido e Alemanha escolhidos e experimentados durante o processo de criação do espetáculo, iniciado há cerca de um ano.

SOBRE OS DANÇARINOS

Duna Dias

Duna Dias é artista da dança e fundadora do Grupo Contemporâneo de Dança Livre. Estudante do curso de Licenciatura em Dança (UFMG) tem em constante fluxo em seu corpo uma graduação em Educação Física, uma formação técnica em Teatro e muitos anos de entrega às múltiplas possibilidades da Dança. Atualmente, é artista multitarefas do Grupo Contemporâneo de Dança Livre, da Rede Sola de Dança e do Coletivo CoAutor, trabalhando nos palcos, nas ruas e nos vídeos. Além disso, é professora de Educação Física na Educação Básica. Em suas perambulações artísticas, já trocou experiências, suor e energias em festivais, residências e projetos no Brasil e em Israel, Polônia, Alemanha, Inglaterra, Escócia, Argentina, Portugal, França, Bélgica, México, Colômbia e Panamá.

Heloisa Rodrigues

Integrante do Grupo Contemporâneo de Dança Livre desde 2014, Heloisa Rodrigues iniciou seus estudos na dança em Jazz e Ballet contemporâneo. Atualmente, é estudante do curso de Licenciatura em Dança da UFMG, professora de ballet para crianças em diversas escolas. No Grupo Contemporâneo de Dança Livre atua como artista, pesquisadora e assistente de produção pensando nos caminhos e possibilidades da dança contemporânea nos palcos e ruas. Em seu currículo estão participações em festivais, concursos e projetos no Brasil, França, Bélgica, México, Colômbia e Panamá.

Leonardo Augusto

Iniciou seu percurso artístico no teatro e segue interessado em desbravar as fronteiras entre as artes. Graduado em Educação Física, técnico em Teatro e Cinema, estudante de iluminação e profissional de Dança e Teatro pelo Sated MG, Leonardo Augusto é integrante fundador do Grupo Contemporâneo de Dança Livre atuando como artista, pesquisador e assistente de produção. Além disso, colabora com diversas ações artísticas na cidade. Sua trajetória é marcada por participações em festivais, projetos e residências em Israel, Romênia, Polônia, Alemanha, Inglaterra, Escócia, Argentina, Portugal, França, Bélgica, México, Colômbia e Panamá.

Socorro Dias

Bailarina profissional desde a década de 80, Socorro Dias é artista da dança com habilitação em coreografia, direção e figurino. Graduada em Engenharia Civil (UFMG) e com licenciatura plena em Matemática, aliou seus conhecimentos matemáticos e construtivos à dança em suas criações e pesquisas. Integrante fundadora do Grupo Contemporâneo de Dança Livre atuando como artista, pesquisadora e assistente de produção, Socorro Dias ainda possui um vasto currículo como professora de dança e trabalha como professora de Matemática na Educação Básica. Já participou de festivais, concursos, projetos e residências no Brasil, Inglaterra, Escócia, Argentina, Portugal, França, Bélgica, México, Colômbia e Panamá.

SOBRE O GRUPO

O Grupo Contemporâneo de Dança Livre trabalha com processos colaborativos, pesquisa e criação em dança contemporânea para palco e rua desde 2010 e é formado por indivíduos/artistas/criadores com formações artísticas distintas. Busca investigar a dança a partir de relações e experiências entre corpos. O grupo já participou de diversos festivais e projetos no Brasil e em países como Inglaterra, Escócia, Argentina, Portugal, França, Bélgica, México, Panamá e Colômbia. O Grupo Contemporâneo de Dança Livre destaca-se no contexto de uma cena de grupos de artistas independentes de Minas Gerais e vê em seus trabalhos a possibilidade de investigar a dança a partir de relações, discussões, compartilhamentos e observações coletivas, descentralizando suas ideias e promovendo o intercâmbio de experiências entre diferentes vias para ampliar o ângulo de perspectiva do que é criado em dança hoje, buscando promover um diálogo entre o corpo, a cidade, seus cruzamentos e ressignificações através da dança.

Ficha técnica

Pesquisa, concepção e performance: Duna Dias, Heloisa Rodrigues, Leonardo Augusto e Socorro Dias / Figurino: Duna Dias e Socorro Dias / Assemblage cinético: Marcos Assis / Iluminação: Pâmella Rosa / Seleção de trilha sonora: Grupo Contemporâneo de Dança Livre / Preparação vocal: Leonardo Augusto / Produção: Víctor Magalhães / Design gráfico: Nazca Dias / Assessoria de comunicação: Jozane Faleiro (Luz Comunicação)

Redes do grupo

Site: https://www.gcdlmg.com/

Facebook: https://www.facebook.com/gcdl.mg/

https://www.facebook.com/grupocontemporaneo.dedanca?fref=ts

Instagram: https://www.instagram.com/gcontemporaneodedancalivre/

Blog: http://gcdlmg.blogspot.com.br/

Foto: Pablo Bernardo

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.