Notícias

Produção de artista mexicana sobre a cultura maia é exibida na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento

Xooch' – Coruja fica em cartaz de 6 a 10 de novembro, das 19h às 23h

A língua maia é poética e apresenta uma visão particular da vida: o nosso pulso, por exemplo, é nomeado de coração da mão. Essa linguagem metafórica, propícia para a manutenção de mitos e lendas, é explorada pela exibição Xooch' - Coruja, que chega à Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG na próxima segunda-feira, dia 6 de novembro.

A projeção explora a fonética da língua maia, acompanhada de diferentes imagens que remetem à civilização que habitou parte da América Central. No vídeo, com duração de sete minutos, as peculiaridades da língua se misturam às vibrações sonoras tiradas de paisagens da Península de Yucatán.

Xooch' – Coruja é produção da compositora, pianista e educadora musical mexicana Maria Teresa Novelo Pavía, também bolsista da Organização dos Estados Americanos (OEA) e estudante de mestrado em Música pela UFMG. A parte visual foi elaborada por Ricardo Martín, artista plástico espanhol que trabalha como cenógrafo e construtor em diversas montagens teatrais.

A exibição na Fachada Digital acontece até 10 de novembro, das 19h às 23h.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed e do Instituto Unimed.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.