Notícias

“Os Antropófagos” segue em cartaz até o dia 19 de novembro

Mostra coletiva, que reúne 22 artistas, propõe descolonizar a imaginação

Inspirada no Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade e publicado no Brasil em 1928, a exposição coletiva “Os Antropófagos” convida o público a refletir sobre os tensionamentos entre o modernismo e o anti-modernismo. Com curadoria de Orange Matos Feitosa, a mostra da Galeria Labyrinthus pode ser visitada até 19 de novembro, com entrada gratuita.

Assim como no Manifesto Antropófago, e como uma forma de protesto ao eurocentrismo, 22 artistas elaboraram suas obras - pinturas, desde aquarelas até pintura digital, desenhos, colagens, fotografias, esculturas, fotocolagens - a partir de ideias relacionadas ao Des-pensar, Des-aprender, Des-construir, Desmodernizar, Descolonizar a imaginação. A exposição propõe uma fuga de todos modos da visão única, da história única, da estética única e a invenção de uma arte que busca pelas variâncias, pelas margens e pelas narrativas construídas a partir do local. A curadora Orange Matos Feitosa propôs aos artistas que, ao se transformarem em antropófagos, selecionassem suas próprias criações para apresentar ao público. “A partir das ideias incomuns do Manifesto Antropófago, propomos aos artistas o desafio de engolir os irmãos europeus. Devorá-los e reinventá-los, a partir dos seguintes questionamentos: quais seriam os avessos do Modernismo? Quem são os outros que remam à deriva? O que não se devora porque é indigesto? Quais são os motivos para regurgitar a ocidentalização? Quem são os inviáveis? Quem somos nós?”, conta a curadora.

Participam da exposição os artistas Alfredo Nobel (MG), Carla Mormile (RJ), Cláudia Seber (SP), César Dantas (MS), Ciro Chavez (Peru), Daniela Versiani (SP), Dominique de Lapouble (MG), Eri Gomes (MG), Fátima Vasconcelos (MG), Gustavo Cunha (RJ), Letícia Arrighi (MG), Lídia Miquelão (MG), Mara Ulhoa (MG), Magaly Cabral (MG), Márcia Guimarães (MG), Mônica Batitucci (MG), Renata Vilhena (MG), Rosilene Souza (MG), Sandro Evangelista (SP), Tarcísio Botelho (MG), Tito (MG) e Vicente Soares (MG).

Serviço: Exposição “Os Antropófagos”

Visitação: Até 19/11 de terça a sexta -feira, das 11h às 19h30 e sábado das 11h às 16h
Local: Galeria Labyrinthus - Rua Aquiles Lobo, 73 – Floresta
Informações: 31 2537-0385
Siga a Galeria no Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube e visite o site:
www.galerialabyrinthus.com.br

Artistas participantes da mostra:

1.Alfredo Nobel – É mineiro e graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG, Especialista em Arte Educação pela UEMG e participou de exposições individuais e coletivas em Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, São Paulo, Praia Grande, Florianópolis, Belém e Rio de Janeiro.

2.Carla Mormile – É carioca e bacharel em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade do Rio de Janeiro, participou de exposições individuais e coletivas em Belo Horizonte, Creta, Roma, Manhattan, Sydney e Berlim, tem publicações de fotografias em periódicos no Canadá e Itália.

3. Cláudia Seber – É paulistana e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo, com Pós Graduação em Arteterapia e Expressões Criativas - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa, IJEP/SP, participou de exposições coletivas em São Paulo e Paris e individual em São Paulo.

4.César Dantas – É de Campo Grande, iniciou o curso de Graduação em Artes Visuais na Escola Guignard/UEMG, (inconcluso), participou de exposições individuais e coletivas em Belo Horizonte, Prados/MG, Rio de Janeiro, Brasília; premiado na Mostra de Artes Plásticas dos Correios, categoria Desenho e no ano seguinte, categoria Fotografia.

5.Ciro Chavez – É peruano e graduado na Escuela Nacional Superior Independiente de Bellas Artes em Lima/Peru, participou de diversas exposições coletivas e individuais em Belo Horizonte, Peru, Colômbia e Berlin.

6. Daniela Versiani – É paulistana, escritora, doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica, PUC/RJ, estudou nos cursos livres na Escola de Artes Visuais do Parque Lage/RJ e participou de exposições individuais e coletivas em Petrópolis, Chicago e Rio de Janeiro.

7. Dominique de Lapouble – É mineira, cursou Artes Gráficas na Escola de Belas Dominique Artes da UFMG, participou de exposições coletivas e individuais em Belo Horizonte, Peru, Colômbia e Berlin, atualmente pesquisa novas técnicas de reprodução digital.

8. Eri Gomes – É mineiro, iniciou artes plásticas na Fundação Escola Guignard (inconcluso) e participou de diversas exposições individuais e coletivas em Belo Horizonte, Goiânia, Berlin e Nova York.

9. Fátima Vasconcelos – É mineira e graduanda no curso de Artes Aplicadas na Universidade Federal de São João del-Rei, cursou Fotografia, Modelagem em Argila na Escola Guignard/UEMG e Desenho de Moda da Escola de Belas Artes da UFMG. Participou de exposições individuais no Museu Regional de São João del-Rei e Exposição Virtual Permanente na Galeria Labyrinthus em Belo Horizonte.

10.Gustavo Cunha – É carioca e graduando em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes na UFRJ, cursou pintura com Reinaldo Caó em Cabo Frio, Introdução à Fotografia Digital e outros, participou de exposições coletivas no Rio de Janeiro e Belo Horizonte e tem publicações de fotografias em revistas virtuais.

11.Letícia Arrighi – É mineira e Mestre em Artes, Licenciada em Artes Plástica pela UEMG e Graduada em Design de Moda na UniBH. Cursou Mediação em Arte Contemporânea, Introdução a história da arte no Brasil, Arte e experiência estética na Contemporaneidade e outros.

12. Lídia Miquelão – É mineira graduada em Artes Plásticas na Fundação Escola Guignard/UEMG, com ênfase em pintura, desenho de criação e cerâmica. Participou de exposições individuais e coletivas em Mariana, Juiz de Fora, Ouro Preto, Belo Horizonte, Rochester, Pittsford e em Porto.

13.Mara Ulhoa – É mineira com Especialização em Artes Plásticas e Contemporaneidade na UEMG, graduação em Artes Plásticas na Escola Guignard, (inconcluso). Participou de diversos ateliers com os artistas Sandra Bianchi, Miguel Gontijo, Yara Tupinambá e, atualmente, com José Orlando Castaño. Participou de exposição individual e coletivas em Belo Horizonte e coletivas me Belo Rio de Janeiro, Viena e Londres.

14.Magaly Cabral – É mineira e é enfermeira de formação, mas mergulhou na arte cerâmica, realizou exposição individual na PUC/MG e coletivas em Belo Horizonte.

15. Márcia Guimarães – É mineira e graduada em Artes Visuais e Pós-Graduada em Artes Plásticas e Contemporaneidade, ambas formações pela Escola Guignard /UEMG, participou de exposições individuais e coletivas em Belo Horizonte e Florianópolis.

16.Mônica Batitucci – É mineira e graduada em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais, participou de exposição individual e diversas coletivas em Nova Lima, São João Nepomuceno e Belo Horizonte. Participa do Atelier do Jambreiro, com o artista Abílio Abdo Lopes e cursou diversos cursos de Aquarela.

17. Renata Vilhena – É mineira e médica de formação, participou de cursos de artes cerâmicas, queima e pintura e da exposição individual Virtual Permanente da Galeria Labyrinthus.

18. Rosilene Souza – É mineira e graduanda em Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG. Participou de Exposições coletivas, feiras e mostras de artes em Belo Horizonte, São Paulo, Petrópolis, Rio de Janeiro, Curitiba, Argentina e Itália.

19.Sandro Evangelista – É paulistano é engenheiro de produção mecânica de formação participou da exposição individual Virtual Permanente da Galeria Labyrinthus e da 6ª. Coletiva Contemporânea EUEARTE.

20.Tarcísio Botelho – É mineiro e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, graduando em Conservação e Restauração de Bens Móveis na Escola de Belas Artes da UFMG e participou da Feira de Artes da Galeria Labyrinthus.

21.Tito – É mineiro, artista autodidata e participou das exposições coletivas na Galeria Mama Cadela, Centro Cultural Liberalino Alves e no Centro de Referência da Juventude, todas em Belo Horizonte.

22.Vicente Soares – É mineiro e artista autodidata, participou da exposição individual Virtual Permanente da Galeria Labyrinthus.

 

Foto: Alfredo Nobel escultura intitulada Kopenawa, funda para Davi, 2021

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.