Notícias

CASA FIAT DE CULTURA APRESENTA GRUPO DE CÂMARA DA ORQUESTRA JOVEM SESIMINAS NO ÚLTIMO CONCERTO DO ANO DO PROGRAMA “MÚSICA NA CAPELA”

Repertório apresenta trilha do filme Senhor dos Anéis, de Howard Shore, além de obras de Handel, Ernest Widmer, Mick Jagger e Keith Richards, Paco de Lucía e Ernst Mahle

No dia 12 de novembro, a Casa Fiat de Cultura realiza a última apresentação deste ano do programa “Música na Capela”. O convidado é oGrupo de Câmara da Orquestra Jovem SESIMINAS, que interpretará composições estrangeiras e nacionais, que vão da música Clássica ao rock. O grupo é formado por Henrique Rocha, Bárbara Domingos, Thamires Cunha e Kamila Souza (violinos), André Inácio e Ana Calina (viola), Breno Augusto e Ana Paula Rocha (violoncelos) e Luiz Fernando Moreira (contrabaixo). A apresentação acontece na Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, das 11h às 12h, tem entrada gratuita, com espaço sujeito a lotação (80 lugares).

O Grupo de Câmara da Orquestra Jovem Sesiminas abre o concerto com Sarabande, obra do compositor germânico Handel. Em seguida, apresenta a composição Toadas dos Remeiros do Rio São Francisco, de Ernest Widmer, que nasceu na Suíça, mas morou em Salvador (BA). O repertório traz, também, a música-tema da trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis, composta por Howard Shore. O programa ainda conta com Bitter Sweet Symphony, música mais conhecida da banda britânica The Verve mas, de autoria de Mick Jagger e Keith Richards, do Rolling Stones; e Entre dos aguas, do guitarrista espanhol Paco de Lucía. Ao final, duas obras do compositor Ernst Mahle: Concertino para Contrabaixo sobre “Atirei um Pau no Gato” e Peixe Vivo, encerram a temporada 2017 do Música na Capela.

Em 2017, o programa “Música na Capela” completou dois anos de contribuição à formação musical do público, por meio de apresentações mensais de experientes grupos musicais, sempre aos domingos. A iniciativa conta com apresentações gratuitas de músicos e corais, com repertório que inclui composições eruditas e populares. O programa é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio de Fiat, Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, CNH Industrial Capital, New Holland Construction, Banco Safra e Verde Urbanismo, e apoio do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

Grupo de Câmara da Orquestra Jovem Sesiminas

O Grupo de Câmara é oriundo da Escola de Formação de Instrumentistas de Cordas - EFIC – violino, viola, violoncelo e contrabaixo – que vem transformando a vida de pessoas e construindo uma trajetória repleta de sucesso no meio musical. A escola é um projeto social de gratuidade dentro do Sistema FIEMG, possibilitando o acesso de jovens a uma educação musical de qualidade. Além de aprender a tocar o instrumento escolhido, os alunos que desejam seguir profissionalmente na música são preparados para o vestibular, e a todos é dada a oportunidade da prática de orquestra, por meio da Orquestra Jovem Sesiminas. O repertório inclui diversos gêneros musicais a fim de enriquecer a formação dos alunos e do público.

Dividida em três níveis, a Orquestra Jovem Sesiminas possui, atualmente, 80 músicos em sua formação e um Grupo de Câmara, formados exclusivamente por alunos e ex-alunos da EFIC que estão cursando graduação em música. O grupo possui em seu currículo inúmeros concertos em teatros de Belo Horizonte, interior de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná, bem como concertos didáticos em indústrias, escolas, creches e igrejas. Em 2015 foi uma das orquestras selecionadas pelo Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras.

Casa Fiat de Cultura

Há 11 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, 40 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

Sempre com mostras inéditas, a instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial, desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Cerca de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.