Notícias

MOVIMENTO ALTERNATIVO DE PERCUSSÃO POPULAR APRESENTA ESPETÁCULO TUM, PÁ!

MAIS DE 200 APRENDIZES DE PERCUSSÃO PARTICIPAM DA MONTAGEM, QUE ACONTECE NO DIA 7 DE DEZEMBRO NO SESC PALLADIUM COM DIREÇÃO DO ARTISTA DI SOUZA

Instrumentos de percussão estão entre os que mais conseguem envolver as pessoas, com sons variados que ligam o emocional ao corporal em um só ritmo. Por isso, não é à toa o crescimento do Movimento Alternativo de Percussão Popular, que apresenta o espetáculo Tum, Pá!, sob a batuta do maestro Di Souza, no dia 7 de dezembro, no Sesc Palladium.

O espetáculo, que envolve mais de 200 pessoas, traz instrumentos de percussão brasileira, com foco na MPB. O repertório conta com sucessos de Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Marinês, Ceumar, Chico Buarque, Mateus Aleluia, entre outros.

espetáculo dará destaque para dois ritmos populares brasileiros e suas variedades, elevando-os a gêneros musicais. A versatilidade do samba será apresentada por meio de partido alto, samba afro, samba duro, samba de roda, pagode, samba canção e samba romântico. O forró também entra em destaque, com o xaxado, xote, baião e arrasta pé.

Com um forte diálogo entre os sons, a montagem exibe a percussão brasileira em sua mais ampla diversidade. Por isso, os instrumentos que estão presentes no palco vão desde os mais comuns aos mais inusitados. Os queridinhos do Carnaval, como timbal ou tamborim, conversam com ganzá, repique berimbau, xequerê, atabaque, conga, bateria, prato, alfaia e muitos outros.

Ao longo do ano, os alunos do Movimento Alternativo de Percussão Popular aprendem e estudam sobre percussão, aprofundando nos ritmos populares brasileiros. Ao fim do ano, todos são envolvidos na produção de um espetáculo único, com uma série de números artísticos conectados pelas temáticas estudadas.

O maestro e idealizador do espetáculo, Di Souza, explica que é uma oportunidade única para mais de 200 pessoas que não são músicos profissionais, protagonizarem um espetáculo musical viverem esse momento como artistas. “Tem um valor social e terapêutico, que condiz com o trabalho que é executado no Movimento, elevando a autoestima das pessoas e estimulando a alegria, o prazer e o lúdico por meio da arte”, completa.

Foto:Raíssa Soares

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.