Notícias

Jam da Retomada - dança e música, na UFMG

A entrada é gratuita com classificação livre

No dia 16 de novembro, quarta-feira às 19h30, o Conservatório UFMG apresenta “Jam da Retomada – dança e música” com a facilitadora da prática Vitória Regina do Im.Contato e com músicos do Grupo de Improvisação Livre da UFMG/GILU – coletivo de improvisação livre. Neste ano, a prática do Contato Improvisação/CI comemora 50 anos e nada melhor do que uma Jam, esse grande encontro de composição dançante para comemorar essa data especial. 

O Contato Improvisação é uma prática relacional consensual em que duas ou mais pessoas interagem em contato físico, se deslocando no espaço-tempo com diferentes qualidades de toque, peso, pressão, rolamentos, deslizamentos, no movimento, nas ações, sem se configurar uma coreografia ou mesmo se apegar a uma intenção pré definida, desenhando o caráter improvisacional dessa prática, da criação na hora. 

Importante ressaltar que essa dinâmica da prática de CI, proporciona um estado de prazer, de meditação, de jogos, de relaxamento, de massagem, autoconhecimento e usufruto de boas relações sociais. 

Sobre a facilitadora da prática – Vitória Regina

É bailarina docente em artes da cena, produtora, praticante e facilitadora de contato improvisação há mais de 30 anos. É criadora do Im.Contato, comunidade de prática dessa linguagem de dança. A proposta da comunidade vem para consolidar ações isoladas dessa prática. Após um período de realização de jams em espaço público, fez se o festival Im.Contato, que está em sua 6a edição com aulas, palestras, conversas, performances, fóruns e jams, para difusão, estudo e prática desta linguagem inclusiva e transversal. Em 2021 transformou-se em plataforma multiplicadora, com ações formativas e informativas sobre a prática, realizando regularmente encontros, conversas e lives.

Rede social: @vicktoriaregina25
@imcontatofestivalbh

Sobre o Grupo de Improvisação Livre da UFMG/GILU

É um coletivo de improvisação livre formado a partir do encontro de estudantes da Escola de Música da UFMG, em 2017, sob a coordenação do professor e percussionista Fernando Rocha. Participou de diversas pesquisas e gravou peças de compositores como Mathias Koole, Nathália Fragoso, Marco Scarassatti, entre outros. Desde 2019, atua de forma independente, estabelecendo parcerias com coletivos de dança e artistas da cena experimental. A atuação do coletivo permeia a improvisação musical e a interdisciplinaridade, interagindo com vídeos, vídeo-partituras, performance, programação criativa e, mais recentemente, a partir do contexto pandêmico, a improvisação remota em interação com outras mídias.

Músicos:

Arthur Versiani (piano)
Caio Campos (baixo)
Saulo Moraes (percussão)

ESPECIAL
Jam da Retomada – dança e música
Facilitadora da prática: Vitória Regina (Im.Contato)
Contato Improvisação
Data: 16 de novembro de 2022 
Quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca
Info: 3409-8300

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.