Notícias

No centenário de nascimento de Zélia Gattai, Academia Mineira de Letras promove palestra sobre a sua obra, com Cristina Agostinho

Dia 10 de novembro, às 19h30, pelo programa Universidade Livre

A Academia Mineira de Letras realiza, no dia 10 de novembro, a partir das 19h30, conferência sobre a obra da escritora, fotógrafa e memorialista Zélia Gattai, no ano de seu centenário. A palestra será ministrada pela escritora mineira Cristina Agostinho. 

Filha de imigrantes italianos, Zélia Gattai nasceu em São Paulo em 2 de Julho de 1916 e faleceu em Salvador, em 17 de maio de 2008. Participava, com a família, do movimento político-operário anarquista que tinha lugar entre os imigrantes italianos, espanhóis e portugueses no início do século XX. Foi casada com o  escritor Jorge Amado e com ele teve dois filhos. 

Seu primeiro livro, “Anarquistas, Graças a Deus”, lançado em 1979, narrou a vida de seus pais e sua vida em São Paulo. Daí em diante, escreveu outras obras que registravam memórias da vida de Jorge Amado, de sua família e da história política do Brasil. Em 1989, passou a escrever também obras de literatura infantil.

Zélia Gattai teve sua obra literária adaptada para minisséries e peças de teatro, além de receber inúmeros prêmios e homenagens.


Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.