Notícias

Especialistas se reúnem em Belo Horizonte para debater temas ligados à crise republicana e ao Estado de Direito no Brasil contemporâneo

Na avaliação de grande parte os analistas políticos, o Brasil vivia um cenário promissor: eleições livres, Constituição cidadã de 1988, manifestações sociais, direitos em expansão. Aparentemente a democracia e o Estado de Direito no Brasil se mostravam consolidados. Nos últimos anos, entretanto, o país passou por um momento de disputas, o que acabou por afetar esse cenário. Para compreender essa realidade, a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Projeto Democracia Participativa (Prodep) e do Projeto República, e o BDMG Cultural estão lançando o projeto “Pensando a Democracia, a República e o Estado de Direito no Brasil”.  

O programa vai reunir intelectuais de universidades e centros de pesquisa de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, dispostos a pensar o momento político e a reinterpretar o processo de construção democrática no país. O lançamento será no dia16, às 9h, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. O acesso é gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia.

A programação será aberta às 9h, com a participação do cientista político Leonardo Avritzer, da historiadora Heloísa Starling e do presidente do BDMG, Marco Crocco, todos professores da UFMG. Na sequência, estão previstas as mesas-redondas “Ruptura democrática e crise republicana: impasses da conjuntura”; “Brasil: entre o passado e o futuro”; e “O papel da mídia”.

“Os eventos que ocorreram a partir das eleições de 2014 colocam a análise otimista da maturidade democrática brasileira sob forte suspeita e exigem um forte processo de reelaboração do entendimento dos cientistas sociais e historiadores do país acerca da democracia”, defende Leonardo Avritzer, um dos organizadores do encontro.

O lançamento do projeto contará ainda com a instalação do caminhão-museu Sentimentos da Terra, entre os dias 21 e 25 de novembro, na Praça da Liberdade. Em 2017, o programa terá continuidade com encontros mensais, a partir de fevereiro, tratando de temas como “Fascismo à brasileira”, “Minoria, racismo e direitos” e “América Latina e relações internacionais”, entre outros.

Confira a programação

Pensando a democracia, a República e o Estado de Direito do Brasil

9h –Abertura

10h30 – Brasil entre o passado e o futuro, com Hebe Mattos, Dulce Pandolffi, Heloísa Starling e Newton Bignotto

14h – Ruptura democrática e crise republicana: impasses da conjuntura, com Cícero Araújo, Leonardo Avritzer, Carlos Milani e André Botelho

16h – O papel da mídia, com Venício Lima, João Feres e Juarez Guimarães

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.