Notícias

Projeto da Fundação Municipal de Cultura ganha Prêmio Darcy Ribeiro - IBRAM

O Projeto CINEPOP, desenvolvido pela Fundação Municipal de Cultura, por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS), e em parceria com o Centro de Referência da População em Situação de Rua (CENTRO POP), acaba de ser declarado ganhador do Prêmio Darcy Ribeiro

O CINEPOP é um projeto desenvolvido pelo setor educativo do MIS que propõe, semanalmente, exibições de filmes no próprio CENTRO POP, seguidas de debates junto ao público. As exibições têm por objetivo difundir a concepção do audiovisual como importante suporte da memória da cidade, ultrapassando o mero entretenimento e contribuindo com a linguagem cinematográfica à formação dos usuários do CENTRO POP. O projeto realiza também produções audiovisuais em conjunto com o público participante, tendo realizado, até o momento, 9 produções audiovisuais entre curtas e médias metragens.

 

Paralelamente ao trabalho com as sessões de vídeo comentado, são feitas oficinas de produção audiovisual, nas quais os participantes são incentivados à criação artística através da linguagem cinematográfica. Nestas oficinas, os usuários do CENTRO POP fazem exercícios com a câmera, trabalhando posicionamento, enquadramento, como dar estabilidade e aproveitar a luz, além de planejar a abordagem dos filmes, normalmente documentários, o roteiro de filmagem e entrevistas, o mapeamento das gravações e a edição, tudo feito de forma coletiva. Em 2016, os participantes também tiveram oficinas de introdução à animação, com a confecção de brinquedos ópticos.

 

A Premiação

 

O Prêmio Darcy Ribeiro, do IBRAM, é um dos maiores reconhecimentos na área de educação museal do país. A iniciativa já premiou iniciativas importantes em Minas Gerais. Em 2008, o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) ganhou o primeiro lugar com o projeto “Onde mora minha história?”. A terceira edição da premiação contemplou o Inhotim e, em 2012, o prêmio Darcy Ribeiro contemplou mais uma iniciativa de Belo Horizonte, chamada “Contos de Lá nos Cantos de Cá: memórias e sons que contam histórias”, do Instituto Imersão Latina. 

 

Ao todo, nove projetos foram contemplados este ano, sendo o Museu da Imagem e do Som a única instituição premiada em Minas Gerais.  O valor do prêmio de 10 mil reais será destinado ao desenvolvimento e à ampliação do alcance do CINEPOP. 


Foto: Divulgação MIS

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.