Notícias

Música Mundo 2019 – encontro internacional de Música e negócios chega à 5ª edição com olhos para a América Latina

O Música Mundo, uma das mais importantes plataformas de encontros da música brasileira, chega à sua quinta edição. Realizado anualmente em Belo Horizonte o evento se consolida como um espaço necessário para a promoção de encontros entre agentes da cadeia produtiva da música promovendo os mais diversos tipos de negócios relacionados a este universo. O evento conta com as presenças de programadores de festivais e casas de shows do Brasil e do mundo.

Este ano a feira ocupa o CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade 450 – Funcionários), situado no Circuito Cultural da Praça da Liberdade entre os dias 14 e 16 de novembro. As Rodadas de Negócios ocorrerão no período da manhã, de 10h às 13h, além de outras atividades que se estendem até as 19h. Além das rodadas a programação será composta por workshops, debates, palestras e shows, com programação em espaços culturais da cidade.

Este ano a programação musical será integrada a várias casas de shows da cidade, reforçando a relação orgânica do Música Mundo com a cadeia produtiva local, além de ser uma oportunidade de participantes de outras cidades e países conhecerem melhor a vida noturna de Belo Horizonte.

“Na edição anterior a gente produziu showcases, tivemos nosso palco na praça da estação. Esse ano não produzimos nenhum show, nem abrimos edital, mas abraçamos propostas de produtores e casas de shows da cidade para integrar na programação do Música Mundo 2019”, explica João Pires, um dos diretores do MM.

A programação musical se estenderá por espaços como A Autêntica, A Central, A Casa de Cultura, Café com Letras, Cervejaria Incógnita e Casa Sapucaí.

A nova edição do Música Mundo traz um olhar voltado para o território brasileiro e o mercado latino americano como um todo.

“Virão programadores de festivais do Uruguai, Colômbia, Chile, Paraguai e Panamá. Já a nível nacional, virão programadores de Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Caxias do Sul, Ribeirão Preto, Guaramiranga, Vitória da Conquista, Sorocaba e Brasília, e alguns representantes do interior de Minas Gerais, como Uberlândia, Patos de Minas, Araguari e Uberaba”, contextualiza Laura Lopes, uma das organizadoras do evento, ao lado de Gabriel Murilo, Francisco Cereno e João Pires. Inscrições pagas (R$ 90,00 + R$ 9,00 taxa) e gratuitas pelo sympla, no link https://bit.ly/313aBxC. Os valores da programação musical integrada variam. Credenciados têm desconto nos ingressos.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

Sobre o Música Mundo

Alguns fatores são essenciais para o desenvolvimento das carreiras artísticas na música, entre eles podemos destacar a circulação por festivais no Brasil e no mundo, e a presença em feiras, que são grandes espaços preparados para que pessoas ligadas à cadeia produtiva da música fechem negócios estratégicos, como venda de shows, distribuição de fonogramas e até contratos com selos. Entendendo a música como um setor que movimenta a economia para uma série de agentes envolvidos, os artistas podem até ser os principais interessados, mas não são os únicos, incluindo aí também proprietários de casas de shows e programadores de festivais. Como a maior parte das feiras acontecem no exterior – Belo Horizonte recebeu a Feira Música Brasil em 2010 – poucos artistas da cidade conseguem acessar estes espaços. O Música Mundo nasceu justamente deste contexto, organizado por produtores que entenderam esta lacuna e perceberam o quanto seria importante para os artistas locais receberem um evento deste porte na cidade. O MM é realizado por quatro músicos e empreendedores culturais: Francisco Cereno e Gabriel Murilo co-idealizadores da Embaixada Cultural, Laura Lopes sócia da Disco Produções e o compositor João Pires.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.