Notícias

DIA 16 DE NOVEMBRO, PROJETO SOLO NEGRO APRESENTA MAÍRA BALDAIA EM: “SARAU ATEMPORAL OU A MULHER E AS ÁGUAS DO TEMPO”

O projeto Solo Negro traz em 2019, em sua quarta edição, o espetáculo “Sarau Atemporal ou A Mulher e as Águas do Tempo”, com Maíra Baldaia. A peça traz a dramaturgia feminina e a ancestralidade como instrumento para a mulher dentro e fora dos palcos: a mulher no ontem, a mulher no agora, a mulher no amanhã. A mulher voando sobre as águas do tempo. Neste solo de Maíra Baldaia a trilha sonora é executada ao vivo por Débora Costa. O espetáculo acontecerá dia 16 de novembro, sábado, às 21 horas, no Espaço Cultural Tambor Mineiro (Rua Ituiutaba, 339 – Prado/BH), com ingressos a R$ 20 (inteira).

Projeto Solo Negro

Solo Negro consiste na realização de espetáculos de artes cênicas que dialoguem com a cultura afro-brasileira contemporânea ou tradicional e que tenham um formato solo, ou reduzido, formado por artistas negros. O projeto tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores.

Maíra Baldaia

Maíra Baldaia é cantora, compositora e atriz brasileira nascida em Minas Gerais. Integra o selo/catálogo paulista YBmusic e o coletivo IMUNE - Instante da Música Negra. Expoente da nova MPB, é considerada uma das representantes da boa e nova safra de cantautoras e cantautores do Brasil, apontada em uma seleção feita pela “Musicoteca” como "uma das incríveis mulheres que estão chamando a atenção e modificando os "tipos" e lugares da música brasileira.” A artista leva para o seu trabalho na música e no teatro influências da afro-mineiridade e da cultura brasileira, o feminino, a ancestralidade que carrega e o seu olhar de mulher contemporânea. Formada em Música (Bituca – Universidade de Música Popular) e em Teatro (EBA - UFMG), Maíra Baldaia apresenta versatilidade e identidade no palco. Como autora no teatro, possui o espetáculo "sarau Atemporal ou A mulher e as águas do tempo" oriundo de sua pesquisa de TCC na EBA/ UFMG em Dramaturgia Negra e Feminina.

No teatro, atuou em espetáculos como "Galanga, Chico Rei" de Paulo César Pinheiro e direção de João das Neves e "O negro, a flor e o rosário" de Mauricio Tizumba e direção de Paula Manata, entre outros. Na música, possui um relevante trabalho autoral tendo um CD "Poente e outras paisagens" e um DVD "Mais" lançados pela YBmusic. Atualmente, trabalha na circulação de seu segundo trabalho - o show oriundo do DVD "MAIS" - lançado em 2018 – em formatos digital e físico pela YBmusic com show no Itaú Cultural em São Paulo, e gravado em Belo Horizonte com as musicistas Débora Costa, Hadassa Amaral, Larissa Horta e Verônica Zanella e também com as participações especiais de Titane, Maurício Tizumba, Ellen Oléria, Luedji Luna, Luiz Gabriel Lopes, Marcelo Veronez, François Muleka, Nath Rodrigues, Guilherme Ventura, Mariana Cavanellas, Héloa, Clayton Neri e do grupo Meninos de Minas.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Como o patrocínio de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores, no último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Foto:Michelle Sá

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.