Notícias

Mocca Coffee and Meals cria menu especial para o Café da Semana

Projeto Café da Semana faz parte da programação da Semana Internacional do Café

O Mocca Coffee and Meals está participando do projeto Café da Semana, proposta inovadora que valoriza o café especial e incentiva o consumo da bebida em Belo Horizonte e região. Essa iniciativa é organizada pela Semana Internacional do Café. O movimento Café da Semana já está em sua 5ª edição e reúne, de 1º a dia 30 de novembro, diversas cafeterias da capital que servem cafés especiais de diversas regiões, além de serem preparados por baristas profissionais.

Adriana Martins, proprietária do Mocca Coffee and Meals elaborou menu harmonizado especial para o "Café da Semana 2019", com três opções, disponíveis nas unidades Santa Efigênia e Vila da Serra.

Café das Mulheres: Blend Catucaí, Bourbon Amarelo e Catiguá MG 2 - Campo das Vertentes - MG

Notas intensas de nozes um corpo licorso e finalização de chocolate ao leite Doçura intensa, acidez média, bebida mole.

Harmonização: Bolinho de Cappuccino

Filomena Estefânia: Catuaí Vermelho - Patrocínio - MG

Notas de amêndoa, avelã, caramelo e chocolate Corpo aveludado e acidez equilibrada Harmonização: Trufa de Café

Alemanha Selection: IBC 12 - Patrocínio – MG

Notas de laranja, pera e maçã. Corpo levemente sedoso e acidez cítrica viscosa Harmonização: Bolinho de Capim Limão e Chia

A pesquisa para criação desse menu incluiu o Café das Mulheres que segundo o site da marca, tem uma pegada sustentável e uma proposta de desenvolvimento do trabalho de mulheres do Sul de MG, com apoio da IWCA Brasil, produzem café sustentável de alta qualidade mas têm dificuldade em receber o valor ideal. A Moeda vai investir US$ 13.000 para estruturar a gestão e capacitação do grupo, gerar certificado de sustentabilidade, fechar parceria com o Café Américo e realizar co-branding de 1500 garrafas de Cold Brew. Investidores do Projeto vão garantir apoio a essas mulheres, apoiar igualdade de gênero e receber bônus de 10% em 6 meses.

Já as outras duas harmonizações foram pensadas com os grãs da Cafeicultura Filomena Estefânia. Segundo o site da marca, o antigo casarão da Fazenda do Riacho, imponente pelo traçado original do Brasil império, não tem mais o endereço de Francisco Firmo de Mattos, nome que no século XIX esteve por trás de uma das maiores produções de gado e de lavoura cafeeira da Região de Contagem, Minas Gerais. Em 1956, com o falecimento de seu Francisco aos 88 anos a rotina dos Mattos mudou ficando como legado um vasto memorial de experiências e de paixão pela cultura de café de qualidade, aquele reconhecido pelo aroma e sabor excepcionais. Enquanto isso, o pequeno município de Contagem avançava a passos largos trazendo uma meteórica expansão urbana e levando os herdeiros a lotearem a fazenda para áreas de indústrias e de moradias.

Atento à transformação do novo cenário, um dos filhos, já instalado em Patrocínio (MG) e atuando no mesmo segmento, atraiu os irmãos para a compra de terras na Região do Cerrado Mineiro, a Noroeste do estado, reconhecida como a primeira Denominação de Origem do país na produção de cafés especiais. Surgiu, então, a Fazenda Novo Riacho, primeira de uma série voltada para o plantio de lavoura branca, mas que em 1980 alavancou-se para a plantação dos grãos especiais.

Em 2007 houve nova divisão de propriedades, cada herdeiro ficou com a sua fazenda sendo a Central Mattos/ Santa Rita, de propriedade de Filomena Estefânia. Em 2017, ela adquiriu também a Fazenda Colorado. A saga familiar dos Mattos Couto nos cafezais do Cerrado Mineiro tem à frente a matriarca Filomena Estefânia, a mais nova dos herdeiros de seu Francisco, nome que hoje dá origem à marca “Café Filomena Estefânia“. Da Fazenda Central Mattos para as gôndolas do mercado nacional e internacional, o produto chega com certificado da UTZ e Rainforest Alliance, com o Selo de Denominação de Origem que atesta a procedência e a qualidade avaliada sensorialmente conforme a metodologia e protocolo da Associação Americana de Cafés Especiais SCAA.

A Semana Internacional do Café (SIC) já é um evento tradicional dos mais aguardados do ano para o respectivo mercado. É um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. A SIC acontece em Belo Horizonte, no Expominas, entre 20 e 22 de novembro. Minas Gerais é o maior estado produtor de café do país e o evento apresenta diversas ações a profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Foto: Carol Rocha

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.