Notícias

Organização social mineira lançará programa de integridade

A APPA - Arte e Cultura - é pioneira, no setor cultural do Brasil, ao lançar programa de integridade

A APPA - Arte e Cultura - está prestes a lançar seu Programa de Integridade em parceria com o Instituto Integridade e Compliance. De acordo com Thiago dos Passos, diretor do Instituto e consultor do Programa, “a APPA está na vanguarda da área cultural do Brasil ao lançar um programa de integridade. Com a iniciativa, a APPA fortalece, ainda mais, seu comprometimento com um desenvolvimento institucional eficiente, fortalecendo, também, sua relação de transparência com seus associados, colaboradores, fornecedores, clientes e com a sociedade.

Para participar do evento de lançamento, que acontecerá ainda em novembro, serão convidados os representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG), atualmente, os principais parceiros da instituição.

Com essa iniciativa, a APPA visa estabelecer seu compliance, sistema interno de gestão pensado para manter a integridade de uma organização no que diz respeito à missão, reputação, continuidade da operação e preservação de seu patrimônio. Mesmo que uma postura ética já constitua a estrutura de uma organização, o comprometimento com o desenvolvimento de um programa de integridade reforça o compromisso da organização com o (seu) futuro.

Estabelecer o código de conduta, instituir o comitê de ética e integridade, inaugurar a ouvidoria integrada ao canal de denúncias e adequar os contratos e normativas às cláusulas mitigatórias de integridade serão os passos iniciais do Programa, possibilitando à APPA incrementar sua governança, potencializar suas boas práticas de gestão e fortalecer sua reputação. Segundo Xavier Vieira, presidente da APPA, “O pioneirismo da APPA, ao promover essa ação no país, antecipa novos anseios da sociedade, tendo todos os processos pautados em um programa de integridade que permite qualquer cidadão ou organização conhecer, lastrear e acompanhar, com transparência, as nossas atividades.” Ele reforça, ainda, que “a APPA já atua orientada pelos princípios do Programa e isso nos permitirá ser referência, também, na transparência e na integridade de nossos processos.”. 

Instituto Integridade e Compliance

O Instituto Integridade e Compliance é uma organização especializada em prevenir organizações de situações que possam gerar crises. Atua no mercado através de consultoria, capacitação, mentoria, reestruturação organizacional, automatização digital e outros serviços, auxiliando seus parceiros a alcançarem seus objetivos estratégicos a partir de processos de governança, gerenciamento de riscos, elaboração e aplicação de controles, implementação e monitoramento de Programas de Integridade.

Oportunidade de capacitação

Na próxima semana, Thiago dos Passos, diretor do Instituto Integridade e Compliance, ministrará o workshop Absolutamente tudo sobre Compliance, no qual serão abordados casos reais e práticos de cada mecanismo que caracteriza um programa de integridade. O curso integra a programação do FestQuali - Festival da Qualidade e Inovação. Na ocasião, também, será entregue o “Prêmio Integridade” às organizações que mais se destacaram na busca contínua pela ética, compliance e integridade em suas atividades. Essa iniciativa tem o patrocínio da Ouvex - Tecnologia para Compliance.

Foto:Marden Ferreira

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.