Notícias

Empreendedorismo feminino: candidata quer incentivar mulheres a ganharem independência financeira

Projeto de lei idealizado por Sil Pimentel tem como objetivo criar rede de incentivo para construção ou reconstrução de negócios femininos

O empreendedorismo feminino ganhou bastante destaque nos últimos anos. A necessidade de arcar com as despesas básicas, mas com  o preconceito ainda presente na sociedade, faz com que diariamente mulheres idealizem o próprio negócio, principalmente após a maternidade.

De acordo com o Sebrae, cerca de 49% dos novos empreendedores brasileiros são mulheres. Enquanto isso, a entidade também aponta que mais de 20% dos negócios fecham antes de completar 2 anos de existência. Esse índice se refere, principalmente, à falta de planejamento e conhecimento sobre gestão empresarial. 

O fato é que a maioria do público feminino empreende por necessidade e segundo Sil Pimentel, candidata a vereadora em Belo Horizonte, esse é o principal motivo para falta de preparação adequada. “Geralmente, elas se encontram em situações urgentes e optam por essa alternativa quando o mercado de trabalho não oferece outras opções. Infelizmente, quando não se tem conhecimento sobre o assunto, é comum não saber como gerir o negócio e lidar com necessidades básicas relacionadas a finanças e etc”, completa.

Por isso, a candidata reforça que o principal para elas é receber esse conhecimento e auxílio de qualidade enquanto tiram seu sonho do papel. “É necessário um conjunto de aprendizados que envolvem diversas partes do negócio”, acrescenta.

Projeto Escola de Empreendedora

Ao notar essa carência relacionada ao incentivo e apoio a mulheres empreendedoras, Sil Pimentel quer valorizar essa atividade e dar mais voz feminina no mundo empresarial. “Idealizamos o projeto ‘Escola de Empreendedora’ que tem como objetivo apoiar e fornecer o conhecimento necessário para mulheres que sonham em ter o próprio negócio. Além disso, queremos construir uma rede com profissionais com conhecimento na área que vão ajudá-las a recuperar o negócio caso já tenham começado sem esse planejamento”, diz.

A ideia é fornecer aulas de educação financeira, gestão, planejamento, dentre outras. “Também queremos ajudar nesse projeto, principalmente, mulheres em situação de vulnerabilidade que perderam sua fonte de renda devido a pandemia ou por outros motivos”, completa.

Para conhecer mais sobre o projeto e outras propostas de Sil Pimentel, acesse: @silpimentel_oficial no Instagram.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.