Notícias

Conservatório UFMG recebe apresentações de música e dança

Confira a programação

O Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro, BH) será palco para apresentações de música e dança, na próxima semana, nos dias 16 e 17 de novembro, às 19h30.

Especial Jam da Retomada – dança e música

Na quarta-feira, 16 de novembro, às 19h30, o Conservatório UFMG apresenta Jam da Retomada – dança e música, com a facilitadora da prática Vitória Regina, do Im.Contato, e com músicos do Grupo de Improvisação Livre da UFMG (Gilu). Neste ano, a prática do Contato Improvisação (CI) completa 50 anos e a Jam, esse grande encontro de composição dançante, irá comemorar a data.

O Contato Improvisação é uma prática relacional consensual em que duas ou mais pessoas interagem em contato físico, deslocando-se no espaço-tempo com diferentes qualidades de toque, peso, pressão, rolamentos, deslizamentos, no movimento, nas ações, sem se configurar uma coreografia ou mesmo se apegar a uma intenção pré-definida, desenhando o caráter improvisacional dessa prática.

Importante ressaltar que essa dinâmica da prática de CI proporciona um estado de prazer, de meditação, de jogos, de relaxamento, de massagem, autoconhecimento e usufruto de boas relações sociais.

Sobre a facilitadora da prática – Vitória Regina

É bailarina, docente em artes da cena, produtora, praticante e facilitadora de Contato Improvisação há mais de 30 anos.

Criadora do Im.Contato, comunidade de prática dessa linguagem de dança. A proposta da comunidade vem para consolidar ações isoladas dessa prática. Após um período de realização de jams em espaço público, criou o Festival Im.Contato, que está em sua 6ª edição com diversas atividades para difusão, estudo e prática dessa linguagem inclusiva e transversal. Em 2021, transformou-se em plataforma multiplicadora, com ações formativas e informativas sobre a prática, realizando regularmente encontros, conversas e lives.

Sobre o Grupo de Improvisação Livre da UFMG (Gilu)

É um coletivo de improvisação livre formado em 2017 a partir do encontro de estudantes da Escola de Música da UFMG, sob a coordenação do professor e percussionista Fernando Rocha. Participou de diversas pesquisas e gravou peças de compositores, como Mathias Koole, Nathália Fragoso, Marco Scarassatti, entre outros. Desde 2019, atua de forma independente, estabelecendo parcerias com coletivos de dança e artistas da cena experimental. A atuação do coletivo permeia a improvisação musical e a interdisciplinaridade, interagindo com vídeos, vídeo-partituras, performance, programação criativa e, mais recentemente a partir do contexto pandêmico, a improvisação remota em interação com outras mídias.

Palco Livre

No dia 17 de novembro, quinta-feira, às 19h30, o Palco Livre recebe o violonista e compositor mineiro Álvaro Maia para o concerto Violão Latino-americano. A apresentação é um passeio pelas querelas latino-americanas, com uma demonstração da riqueza rítmica, melódica e harmônica dos países latinos.

Cada peça foi selecionada a dedo para evidenciar o lamento e a alegria latino-americana, conduzindo o ouvinte por uma experiência única de cores e sabores. Além das peças já consagradas, o concerto também conta com composições próprias, arranjos e adaptações inéditas para o violão, demonstrando a alta capacidade de aceitação desse instrumento como um provinciano tradutor de nossa história.

Sobre o músico

Violonista e compositor mineiro, Álvaro Maia iniciou seus estudos ainda criança, na cidade de Coronel Xavier Chaves (MG), sob a supervisão do maestro Jaime Mendonça. Mais tarde mudou-se para São João Del Rei onde se aprimorou com grandes mestres, como Ian Guest, músico e educador Húngaro radicado no Brasil, e com o grande violonista Francisco Teixeira. Formou-se no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, em 2017, como um aluno destaque sob a supervisão de Jéfrey Andrade, mestre em música pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Foi finalista do II Concurso de violão Prof. Frederico Grassano. Obteve êxito na seleção de composições para festivais. Concluiu masterclasses e cursos com grandes nomes do violão, como Marco Pereira, Duo Siqueira Lima, Jean Charnoux, Alexandre Gismonti, Guilherme Vincens e Fred Andrade.

Álvaro Maia tem suas raízes fundamentadas no choro, samba, música mineira e latino-americana. É discente do curso de violão da UFSJ, onde foi aprovado em primeiro lugar e está sob a supervisão de Guilherme Vincens, doutor em performance musical (violão) e etnomusicologia pela University of Arizona (Estados Unidos). Vive a eterna busca pela cor que não existe, pela mais bela forma de expressar sua arte por meio de seu violão de sete cordas.

Repertório

Lamentos Do Morro – Garoto

Um Tom para Jobim – Sivuca

Graúna – João Pernambuco

Casa de Francisca – Guinga

De João para Sebastião – Álvaro Maia

Valsa Venezuelana – Antônio Lauro

Delicadeza – Álvaro Maia

Andarilho Errante – Ian Guest

Tango para o Curió – Álvaro Maia

Senhorinha – Guinga

Camará – Raphael Rabello

Serviço:
Especial Jam da Retomada – dança e música
Quando: 16 de novembro, quarta-feira, às 19h30
Local: Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro BH)
Entrada franca

Palco Livre
Violão Latino-americano
Quando: 17 de novembro, quinta-feira, às 19h30
Local: Conservatório UFMG
Entrada franca
Mais informações: (31) 3409-8300

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.