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La Vinicola amplia espaço físico

Trio de sócios que comanda wine bar no Lourdes comprou ponto ao lado do estabelecimento para concretizar expansão. Expectativa dos empresários é de que ampliação seja capaz de alavancar faturamento, que já cresceu cerca de 50% desde a abertura do bar, em

O La Vinicola Wine Bar & Fingerfood, que oferece vinhos e fingerfoods a preços acessíveis, acaba de ampliar seu espaço. Os sócios Ramon Cruz, Victor Barbieri e Vitor Pacheco, adquiriram um imóvel ao lado do estabelecimento, localizado no bairro de Lourdes, e colocaram em prática um antigo desejo de expandir a loja. A partir de agora, a casa, que antes tinha 90m², ganha uma área total de 140m². Com o aumento, o wine bar passa a comportar 90 clientes sentados [até então a capacidade total era 50]. Outra novidade é a instalação de um parklet na área externa, que deverá caber cerca de 25 pessoas. Para atender todo este público, o quadro de funcionários também teve que crescer, subindo de nove para 15 profissionais. A expectativa dos empresários é que todo este investimento seja capaz de alavancar ainda mais o faturamento, que cresceu, em média 50% em 2018, em relação à 2017.

Segundo Ramon Cruz, a decisão de expandir o La Vinicola partiu também de pedidos dos próprios clientes, que acolheram a casa e fizeram do local um dos points mais badalados parahappy-hours e comemorações informais. “A nossa demanda sempre foi tão grande que trabalhávamos com reservas apenas às terças e quartas. Agora, com o crescimento, pretendemos abrir [reservas] para outros dias da semana”, revela.

Com a expansão, uma das mudanças que também se tornou realidade é a instalação do banheiro no primeiro piso, que antes ficava no andar de cima, e de ar condicionado. “Assim vamos deixar a casa ainda mais agradável e aconchegante, sem que ela perca seu caráter de bar informal”, afirma Ramon. O novo espaço interno também permite receber eventos, como o lançamento da ‘Venture Builder Energy Nest’, empresa que apoia startups em suas fases iniciais, realizado no último dia 08 com a presença de investidores, que escolheu o local pela descontração e informalidade. O tema do evento foi ‘Vinho, Inovação e Energia’.

Aproveitando este momento de reinauguração, o La Vinicola passará a oferecer, já neste mês de novembro, delivery de pratos e vinhos, através da plataforma rappi (www.rappi.com.br). Farão parte deste serviço de entregas, os risotos de camarão e filé & funghi; três sabores de panhoca; riso balls (bolinhos fritos de risoto parmigiano, empanados com farinha japonesa); e steak ancho (bife ancho 300g maturado e grelhado, servido com tempero exclusivo da casa, molho de mostarda escura e vinho com funghi). Este último, por sinal, faz um grande sucesso entre os clientes, sendo o prato mais vendido dos últimos três meses.

A importação de vinhos sul-americanos é outra das boas-novas do estabelecimento, que desde sua abertura sempre trabalhou com a importação de rótulos europeus. “A partir de 2019, o La Vinicola passará a comprar também de produtores da Argentina e Chile, que possuem vinhos de excelente qualidade e têm ganhado, cada vez mais, o mercado internacional”, afirma Ramon, acrescentando já estar em negociação com vários fornecedores.

Público abraçou proposta do wine bar

Os três sócios são taxativos ao afirmarem que a expansão do La Vinicola só foi possível devido à receptividade do público que frequenta a casa e que, felizmente, abraçou a nova forma de consumir vinhos proposta pelo estabelecimento, o primeiro a trabalhar com o sistema de fichas pré-pagas no bairro de Lourdes. “Nossa clientela, predominantemente feminina, é aquela que está descobrindo o vinho ou gosta de experimentar a bebida sem rituais ou formalidades encontradas, por exemplo, nos restaurantes de altíssima gastronomia, que por sua vez, almejam possuir centenas de rótulos, de todos os países do mundo, a preços bem variados. Com isso acabam desconsiderando o fato do cliente não ser, muitas vezes, um especialista e deter todo o conhecimento para essa escolha e consumo. O que nós fizemos foi ir na contramão: trabalhar com poucos rótulos a preços similares e extremamente competitivos (a casa afirma oferecer preços cerca de 30% abaixo dos concorrentes). Temos vários vinhos na faixa de R$ 50 para que o cliente realmente possa escolher o sabor que mais lhe agrada e não pelo preço”, explica Ramon.

Outra estratégia da casa é vender a taça de vinho [75ml por R$ 7 e 150ml por R$ 12] pelo mesmo valor de uma long neck. Desse modo, quando o cliente se depara com a igualdade de preços, se permite experimentar. “Prova disso é que as cervejas representam apenas 8% do nosso faturamento, enquanto os vinhos, 50%”, ressalta o empresário, ratificando o know how da casa de se posicionar como um bar de vinhos com preços bastante justos. “Com R$ 80 é possível comer e beber no La Vinicola. Você não precisa, por exemplo, esperar as ocasiões especiais e se preparar, inclusive financeiramente, para consumir esse tipo de bebida”, ressalta Cruz.

E o resultado desse posicionamento surtiu efeitos positivos na consolidação do wine bar, que acumula inúmeras avaliações positivas em suas redes sociais. Dos quase 200 comentários sobre a casa no Google, os maiores destaques são o preço justo, atendimento [considerado excelente por muitos clientes] e o dinamismo/qualidade dos pratos.

Nas pesquisas feitas no próprio estabelecimento, 95% dos clientes respondem que recomendariam o La Vinicola ou retornariam ao local. “Temos, inclusive, aqueles que vem nos visitar quatro vezes por mês, ou seja, uma vez por semana, no mínimo. Por isso temos sempre que inovar”.

A fama da casa já corre até mesmo para além das fronteiras de Minas Gerais. Segundo Ramon, a estimativa é de que 5% dos clientes atuais sejam turistas, que ao visitarem Belo Horizonte aproveitam para conhecer o wine bar. “Recentemente recebi um e-mail de uma turma de cariocas que está vindo para a capital no fim do ano e quer saborear nossos vinhos efingerfoods”, finaliza.

Franquias no interior de Minas

Além de terem ampliado o espaço físico da loja no bairro de Lourdes, os sócios do La Vinicola vão começar a tirar do papel um plano promissor de expansão de franquias. Para isso, o trio está contratando uma empresa especializada neste segmento e até meados de 2019 deve lançar um projeto piloto no interior de Minas. A expectativa é que em 2020 os empresários possam lançar o projeto no mercado. “Recebemos algumas sondagens de investidores e até mesmo de clientes interessados em replicar nosso modelo, principalmente no interior de São Paulo e Minas. Optamos por continuar desenvolvendo nosso negócio de forma planejada e estruturada, pensando no longo prazo. Estamos finalizando as negociações para abertura da primeira franquia no Norte de Minas, que pode ocorrer ainda em 2019, mas estamos analisando a viabilidade. Se não for por lá, certamente será em outros mercados.” afirma Ramon.

Foto: Andressa Estrela

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