Notícias

CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS dá continuidade às comemorações de seus 40 anos com apresentação do LÍRICO EM DANÇA

Concerto reúne também integrantes da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

O Coral Lírico de Minas Gerais, com regência de Lara Tanaka, se apresenta com a Cia de Dança do Palácio das Artes, em um espetáculo que mescla a beleza da música coral com a força e a vanguarda da dança contemporânea. Músicos dos naipes de cordas e sopros da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais completam a apresentação.

O concerto reúne obras do século XX dos compositores Benjamin Briten, Gabriel Faurè, Claude Debussy e Samuel Barber, demonstrando toda a versatilidade do Coral Lírico enriquecido pela atuação da Companhia de Dança e dos membros da OSMG.

Segundo Lara Tanaka, o repertório foi selecionado a partir da ideia de convidar a Cia. de Dança para dividir um espetáculo com o coro. “Durante a escolha das canções, optamos pela música impressionista, que se adapta muito bem nas interpretações dos dois corpos artísticos. Por ser um grupo de dança contemporânea, e a vertente impressionista usar de dissonâncias na música com escalas não tão comuns, a junção resulta em um espetáculo muito harmônico”, explica a maestrina. “Além disso homenageamos alguns compositores impressionistas. Dentre as comemorações, estão os 150 anos do nascimento de Claude Debussy. Nada mais justo que celebrar a magnitude desse músico com uma apresentação tão encantadora”, conta a maestrina.

Serão duas apresentações: a primeira, na terça-feira, 19 de novembro, às 12h, com entrada gratuita, quando o CLMG, juntamente dos outros corpos artísticos irá interpretar trechos das obras que fazem parte do repertório. Já a versão integral do concerto pode ser conferida na quarta-feira, 20 de novembro, às 20h30, com ingressos a preços populares.

Quatro décadas de diversidade – O Coral Lírico de Minas Gerais é uma das mais importantes referências em música vocal no Brasil. Muitos de seus integrantes tornaram-se grandes solistas nacional e internacionalmente. “Isso nos mostra que temos um grupo de sólida formação musical. Estar à frente do coro no auge de seus 40 anos é extremamente gratificante e me sinto muito honrada em assumir o podium de grandes nomes que passaram pelo Coral Lírico”, comenta Lara, que elogia, também, o diálogo artístico promovido pela Fundação Clóvis Salgado ao reunir seus três corpos artísticos na mesma apresentação. “Este trará não somente um espetáculo extremamente contemplativo ao público belo-horizontino, mas uma troca enriquecedora entre os dois grupos”, avalia.

Cristiano Reis, diretor da Cia. de Dança Palácio das Artes, também observa a importância dos encontros entre os corpos artísticos. “Esse é o diferencial da Fundação, única do estado que possui os três corpos artísticos e que promove esses encontros”, comenta. “Temos uma forte noção da importância e responsabilidade de participar de um espetáculo com o Coral, principalmente pela potência de formação de novos públicos, em que um frequentador dos espetáculos da Cia pode passar a acompanhar o Coral e vice-versa. São encontros multiplicadores”, avalia o diretor.

Com preparações distintas para as mesmas apresentações, os dois grupos se organizam para proporcionar uma atuação de excelência nos níveis da FCS. Segundo Lara, o Coral ensaia minuciosamente as partituras do concerto, buscando fazer com que todas as nuances descritas aconteçam na apresentação. Já os bailarinos da Cia fizeram um processo de pesquisa e, a partir da proposta de Cristiano Reis, criaram cenas coreográficas para compor o espetáculo a partir da música selecionada pela maestrina. “O tipo de música é muito determinante para o processo de criação, e a Cia tem métodos e abordagens contemporâneos para trabalhar o corpo e as ideias. Por isso vamos dialogar, fundindo o pensamento contemporâneo e o erudito para proporcionar um encontro que crie algo novo”, explica Cristiano.

Coral Lírico de Minas Gerais – O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Sua atual regente titular é Lara Tanaka. Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau Lírico, Lírico ao Meio-dia, Lírico em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público possa conhecer e fruir a música coral de qualidade. Também os concertos que o Grupo realiza em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras contribuem para a democratização do acesso do público ao canto coral. Já estiveram à frente do Coral Lírico de Minas Gerais os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes e Lincoln Andrade.

Cia. de Dança Palácio das Artes - A Cia. de Dança Palácio das Artes é reconhecida como uma das mais importantes companhias do Brasil e é uma das referências na história da dança em Minas Gerais. Foi o primeiro grupo a ser institucionalizado, durante o governo de Israel Pinheiro, com a incorporação dos integrantes do Ballet de Minas Gerais e da Escola de Dança, ambos dirigidos por Carlos Leite – que profissionalizou e projetou a Companhia nacionalmente. O Grupo desenvolve hoje um repertório próprio de dança contemporânea e tem a pesquisa, a investigação, a diversidade de intérpretes, a cocriação dos bailarinos e a transdisciplinaridade como pilares de sua produção artística. Seus espetáculos estimulam o pensamento crítico e reflexivo em torno das questões contemporâneas, caracterizando-se pelo diálogo entre a tradição e a inovação.

Lara Tanaka - Nascida em Belo Horizonte, Lara Tanaka estudou piano no Conservatório Mineiro de Música e Regência na Escola de Música, instituições da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estudou com Sérgio Magnani, Roberto Tibiriçá, Silvio Viegas, Cláudio Ribeiro, Flavio Florence, Iara Fricke Matte, Per Brevig, Mogens Dahl e Nelson Niremberg. Atua como cravista continuísta em diversas orquestras e grupos de música antiga. Lecionou no festival de inverno da UFMG, no Festival Nacional de Música de Câmara na Paraíba e na Oficina de Música de Curitiba. Foi regente titular do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes de 2001 a 2015. É a regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais.

Cristiano Reis - Diretor da Cia de Dança Palácio das Artes, é mestre em Artes Cênicas pela Escola de Belas Artes da UFMG, foi Gestor Cultural da Fundação Clóvis Salgado e é bailarino, coreógrafo, consultor cênico, professor e preparador corporal de atores. Foi Bailarino da Cia de Dança Palácio das Artes de 2000 a 2015, recebeu duas vezes o prêmio de Melhor bailarino, Sesc/Sated-MG e Sinparc/Usiminas pelas coreografias Quimeras e Carne Agonizante em 2008 e também prêmio de Revelação em Artes Cênicas Sesc/Sated-MG pelo espetáculo Coreografia de Cordel em 2005. Como coreógrafo, recebeu prêmios em festivais como o de Melhor Coreógrafo do CBDD de Uberaba e Prêmio estímulo do Festival de Dança do Triângulo de Uberlândia, ambos em 2010.

Foto: Paulo Lacerda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.