Notícias

FESTIVAL DE ARTE NEGRA DE BELO HORIZONTE – FAN-BH CHEGA À 10ª EDIÇÃO CELEBRANDO O TERRITÓRIO E A MEMÓRIA DA SUA PRÓPRIA ANCESTRALIDADE

Mais de 100 atrações gratuitas do Brasil e do exterior se apresentam na capital mineira de 18 a 24 de novembro; música, teatro, cinema, dança, exposições, seminário, residência, aulas e oficinas tomarão conta de mais de 20 espaços da cidade

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza de 18 a 24 de novembro o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN-BH. Neste ano, o festival terá programação especial em comemoração à sua 10ª edição e aos 24 anos de pioneirismo promovendo a arte e a cultura de matriz africana. O FAN-BH 2019 fortalece as ações do mês da Consciência Negra em Belo Horizonte, buscando a democratização do acesso à cultura no espaço público e a promoção da igualdade racial, compondo um olhar expandido e diverso para focalizar as subjetividades negras e suas singularidades artísticas. O show "Aclamação A Olurum – Com Mateus Aleluia, Thalma de Freitas e Laércio de Freitas" é a atração de abertura do FAN-BH, em 18 de novembro, às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec.

Em encontros guiados pelo tema TERRITÓRIO MEMÓRIA, o FAN-BH traz  artistas de longa trajetória, como o compositor Chico César, o músico Matheus Aeluia, o ator Antônio Pitanga, os rappers BNegão e Black Alien, e jovens destaques da cena negra, como os cineastas André Novaes e Gabriel Martins, de Contagem, a atriz Lira Ribas, que conduz espetáculo inédito em homenagem a seu pai, Marku Ribas, criado para o FAN-BH, e a humorista e jornalista Tia Má.

Outro destaque é o seminário “As cidades e o sagrado dos povos tradicionais: território, identidades e práticas culturais”, do projeto Jardins do Sagrado. São mais de 100 atrações, que ocupam mais de 20 espaços da cidade e que também incluem exposições, performances, aulas, oficinas, convidados e convidadas de diversos estados e também do exterior, em atividades voltadas ao público de todas as idades.

Ao girar em um ciclo de dez edições, o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, nascido em 1995 como iniciativa ousada e de referência internacional fora do continente africano, perfaz um caminho subjacente à ancestralidade do povo negro, mas também à sua própria história na capital mineira. O FAN-BH celebra os locais e momentos, territórios e memórias que o constituem ao longo dos anos, a sua permanência e resistência como espaço comum da cultura negra, tendo como inspiração a trajetória de Maria Beatriz Nascimento, historiadora, poeta, professora e ativista pelos direitos humanos no Brasil. O trabalho de concepção e planejamento da edição 2019 foi conduzido por um trio de curadoras, Aline Vila Real, Grazi Medrado e Rosália Diogo.  

SECRETARIA E FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DESTACAM IMPORTÂNCIA DO FAN
Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira, o FAN-BH está sendo construído junto a muitas outras ações culturais voltadas para o fortalecimento da diversidade cultural da cidade e para dar visibilidade a dimensões importantes da cultura que foram historicamente invisibilizadas. São ações de fortalecimento das manifestações tradicionais ou inovadoras, reconhecendo toda a importância histórica e simbólica da cultura de Belo Horizonte. “Esse conjunto de ações demonstra um compromisso nosso em fortalecer as políticas públicas de cultura na cidade, especialmente aquelas que priorizam toda uma produção cultural que muitas vezes é secundarizada. O FAN é o melhor exemplo dessas políticas”, declara.

A presença e a potência cultural e artística das manifestações negras também são destacadas pela presidenta da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin: “O FAN-BH é um festival muito importante para Belo Horizonte e para o Brasil. As contribuições de matrizes africanas e das diásporas na formação da cultura brasileira e a pulsante e potente produção dessa cultura em Belo Horizonte, e em Minas Gerais, são fundamentais, e toda essa manifestação precisa ser vista, valorizada, compreendida e compartilhada por toda a cidade”.

Foto:Jose de Holanda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.