Notícias

Financiamento Coletivo do DVD do Amaranto na reta final

Com DVD gravado com a Orquestra de Câmara de Ouro Branco, Amaranto aposta suas fichas no financiamento coletivo para fechar o projeto e tem onze dias para bater a meta!

O ano de 2016, ano em que o grupo vocal mineiro Amaranto completou 18 anos de carreira, ia passar batido se o trio não decidisse tornar um sonho realidade, com a ajuda de seu público.

O Amaranto quis registrar em um DVD músicas que marcam sua carreira, com arranjos orquestrais. Alguns dos arranjos que serão gravados haviam sido feitos no ano passado, pelos arranjadores Alexandre Guimarães, Cláudio Lage e Renato Goulart, para um concerto realizado com a Orquestra de Câmara de Ouro Branco e o Coral Infantil da Casa de Música de Ouro Branco. A experiência foi tão rica e valiosa que o trio quis repetir este encontro no projeto do DVD.

A Casa de Música de Ouro Branco, que existe naquela cidade há 15 anos, desde seu surgimento teve o propósito de valorizar a formação de novos instrumentistas. Proposta afinada com a história do Amaranto, que sempre foi ligado ao ensino da música e que frequentemente oferece oficinas de música para todos os públicos. Flávia Ferraz, uma das cantoras, inclusive já lecionou violão para crianças em Ouro Branco, no conhecido evento "Semana da Música de Ouro Branco", que Kênia Libânio, diretora da escola, organiza anualmente. O Amaranto acredita no poder transformador que a arte e a música exerce no ser humano e poder estar junto de uma orquestra jovem, de pessoas que estão no início da carreira musical, estimula e alegra o trio.

Há quase 40 dias, o grupo hospeda no site CATARSE uma campanha de financiamento coletivo para cobrir os custos de produção do DVD. Há 11 dias do final - a campanha se encerra no dia 25 de novembro -, foram arrecadados 72% da meta. A campanha é no formato "Tudo ou Nada", ou seja, a verba só será liberada quando a meta for batida.

O DVD foi gravado no Estúdio Acústico, em Belo Horizonte, no domingo dia 6, aproveitando a disponibilidade de agenda de uma equipe que envolveu mais de 40 pessoas, todas doando trabalho para que o financiamento coletivo se torne viável. O maestro Charles Roussin, que regeu a orquestra, está fazendo seu doutoramento em Portugal e teria alguns dias de presença no Brasil apenas em novembro, e por isso a gravação aconteceu antes mesmo de finalizada a campanha de captação de recursos. Agora é trabalhar para alcançar 100% da meta e o sonho do Amaranto - cada vez mais perto de se realizar - será lançado em DVD com a ajuda daqueles que acreditam no valor de seu trabalho.

 

Foto: Felipe Temponi

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.