Notícias

Memorial Vale lança Exposição ‘Hiato’ com pinturas de Luiz Lemos

Artista é um dos aprovados do edital Jovens Artistas Mineiros 2016 e traz um instigante conjunto de pinturas que tomam a letra como signo dos resíduos da linguagem, das palavras e dos discursos.

Como fruto do edital Jovens Artistas Mineiros 2016, o Memorial Minas Gerais Vale lança neste sábado, 19/11, a exposição “Hiato”, de Luiz Lemos. Na mostra, o público confere um instigante conjunto de pinturas que apresenta complexos jogos formais e cromáticos que tomam a letra, em um nítido processo de investigação, como signo dos resíduos da linguagem, das palavras e dos discursos. Uma espécie de vazio, um hiato, tanto aquele do jogo linguístico das vogais próximas, quanto no sentido de fenda, lacuna e incisão. Planos que se sobrepõem formando uma composição rigorosamente inquieta e nos convoca a deslocar nosso olhar em intervalos entre o todo e os detalhes. A curadoria é de Eduardo de Jesus. O trabalho de Luiz Lemos fica em cartaz até 22 de janeiro, com entrada gratuita. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

 

Esta é a terceira exposição de uma série de quatro que foram selecionadas para ocupar as galerias do museu ao longo deste ano. Efe Godoy abriu o ciclo, com 200 ilustrações; Victor Galvão surpreendeu com fotografias; e agora o Memorial Vale recebe Luiz Eduardo Lemos, com pinturas. Gilson Rodrigues é quem deve encerrar o ciclo, já em 2017, também com pinturas.

 

SOBRE O ARTISTA

 

Luiz Eduardo Lemos é artista visual formado pela Escola De Belas Artes da UFMG em 2013 e é mestrando em estudos de Linguagens pelo CEFET MG. Se dedica ao estudo da pintura contemporânea e das misturas entre a palavra e a imagem. Em sua arte, busca diminuir a distância entre sistemas de símbolos distintos por meio do uso de signos linguísticos como foco de atenção. Tem em seu percurso exposições coletivas e individuais das quais se destacam: Entre a casa e o acaso, Galeria Mama/Cadela – curadoria de Marci Silva; Entre palavras e silêncios, BDMG cultural; Anáfora, Casa Camelo – Curadoria de Gabriela Carvalho; Mostra Curto Circuito, Sesc Palladium; Memória Estrutural, FAOP.

 

EDITAL JOVENS ARTISTAS MINEIROS 

Esta é a 3ª edição do Edital Jovens Artistas Mineiros, do Memorial Minas Gerais Vale, que seleciona artistas mineiros ou residentes em Minas Gerais com até 35 anos de idade para exporem seus trabalhos nas Salas de Exposição do museu. O edital é direcionado a artistas individuais ou em grupo com propostas artísticas inéditas em pintura, desenho, vídeo, instalações e fotografias ou em qualquer outro suporte, formato ou linguagem. Após selecionados os trabalhos, são realizadas mostras com cerca de dois meses de duração, cada. O edital 2017 deve ser lançado no início do próximo ano.


Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.