Notícias

Oficinas Jogos de Afeto encerram as atividades de 2013

Idosos da região Oeste de Belo Horizonte se preparam para o encerramento das atividades do grupo Florescer e Esperança, uma das turmas que formam as Oficinas Jogos de Afeto. A iniciativa, que tem como objetivo incentivar a melhoria da qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos do Aglomerado Morro das Pedras através de jogos teatrais, faz parte do Programa Cultural Unimed-BH. A partir do que foi vivenciado nas aulas, o grupo elaborou um exercício cênico para a apresentação de fim de ano, que será realizada nessa quarta-feira (13), às 15h, na Igreja Comunidade Santíssima Trindade.

 

Durante os seis meses das Oficinas Jogos de Afeto, são realizadas atividades de improvisação, coordenação motora e rítmica corporal e exercícios de estímulo às percepções sensoriais dos idosos, que acontecem em parceria com o Grupo Galpão Cine Horto. “Preparamos exercícios que proporcionam o bem-estar físico e mental dos participantes. Trabalhamos para resgatar as boas lembranças, os ‘causos’ da memória e do imaginário dos alunos. Para a atividade final, a proposta é celebrar a vida, os amigos, a família e a alegria dos encontros”, explica Camila Morena, professora do Grupo Florescer e Esperança. Além do Florescer e Esperança, as Oficinassão formadas pelos grupos Maria Mãe das Mães e São João Batista.

 

Dona Maria Neuza Pereira é aluna assídua do Grupo Maria Mãe das Mães e se preparou bastante para realizar uma bela apresentação. “Adoro participar do grupo, principalmente pelos benefícios que sinto no meu dia a dia. Além de fazer muitos amigos, as aulas trouxeram mais alegria para a minha vida. Convidei meus amigos e familiares e todos foram assistir a nossa peça”, conta. As apresentações do Maria Mãe das Mães e do grupo São João Batista foram realizadas em outubro.

 

Programa Cultural

As Oficinas Jogos de Afeto integram o Programa Cultural Unimed-BH, que visa fomentar a produção artística mineira e contribuir para a democratização do acesso à cultura. O Programa faz parte do Instituto Unimed-BH,instituição sem fins lucrativos que comemora 10 anos de atuação em 2013. A iniciativa mobiliza cooperados e colaboradores para a captação de recursos para a cultura, a partir da destinação de parte do Imposto de Renda. Reconhecido pelo Ministério da Cultura como a maior iniciativa com esse perfil no País, em valor per capita doado, o Programa registrou seu recorde de participação: R$ 6,7 milhões  investidos em 23 projetos culturais em2013. O volume foi resultado da maior mobilização também já registrada na existência do programa: 3.177 doadores contribuíram para a iniciativa a favor da democratização da cultura que beneficiou, somente em 2012, aproximadamente 340 mil pessoas.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.