Notícias

I Simpósio da Cultura de Paz

A Associação Querubins, em parceria intersetorial e transdisciplinar pela Saúde e Educação realiza na Vila Acaba Mundo em 19 de novembro de 2016 nosso I Simpósio da Cultura de Paz enfatizando nossa singularidade individual, familiar e comunitária. O encontro será realizado na sede desta Instituição, à Rua Correias, nº 700, bairro Sion. Estão programados:

 

  •  Relatos históricos sobre a experiência de instituições dedicadas ao trabalho social na comunidade;
  •  Palestras sobre o que precisamos aprender a conhecer e aprender a fazer com especialistas de várias áreas do saber, tais como, Enfermagem, Educação Ambiental, Educação Artística, Educação Comunitária, Educação Física, Educação Religiosa, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional;
  • Atividades integrativas através da arte e meditação;
  • Pesquisa com trabalhadores e moradores da comunidade sobre as dificuldades que encontramos em nosso caminhar;
  • Reflexão temática sobre o tempo lógico de Lacam;
  • Interlocução entre comunidade e especialistas para elaboração de propostas de ação diante dos desafios do século XXI, aprender a viver juntos e aprender a ser.

 

“Pretendemos envolver a comunidade do Acaba Mundo, parceiros e instituições atuantes na Vila, porque entendemos que precisamos aprender a viver juntos em cultura de paz para melhorar nossa capacidade de autocuidado, para aumentar nosso poder de busca do bem estar comum”,afirma Magda Coutinho, mentora da Associação Querubins.

O Objetivo é que possamos desfrutar dos benefícios do saber do século XXI através de projetos terapêuticos singulares renováveis a cada encontro entre agente e paciente, indivíduo, família ou comunidade, animados, comprometidos e confiantes na interação que nos vincula uns aos outros e a todos.

Essa mobilização busca promover o desenvolvimento dos potenciais de toda comunidade em competências para a vida, tendo como referências a valorização do multiculturalismo e os quatro pilares da educação presentes no Relatório Jacques Delors, da UNESCO: “Aprender a Ser”; “Aprender a Conviver”; “Aprender a Aprender”; e “Aprender a Fazer”. A proposta é criar um espaço de promoção do exercício da cidadania, do respeito a si e ao próximo, sendo valorizados os códigos culturais e as integridades física e mental de todos os participantes.


Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.