Notícias

O artista e pesquisador Ernani Maletta faz lançamento do livro Atuação polifônica: princípios e práticas, dia 26/11 (sábado), no Conservatório UFMG

Quem conhece Ernani trabalhando, pode ter presenciado eventualmente esta cena: um grupo de artistas ou alunos, que podem ou não ter muito domínio técnico, e que num dia rotineiro de ensaio, ao mesmo tempo, cantam ou tocam instrumentos musicais, dançam, deslocam-se pelo espaço descrevendo círculos, quadrados e triângulos, movem-se livremente ou em roda, seguindo regras algumas vezes bastante complexas, lançam bolinhas coloridas de borracha uns para os outros. Tudo isso quase sempre em meio a várias peças geométricas coloridas, espalhadas pelo chão, por meio das quais o maestro trabalha a leitura e a escrita rítmica. E no final, Ernani ainda lança um estímulo aos artistas, ainda que a situação do exercício esteja caótica: "cara boa e brilho no olho!"

Conhecido pela preparação e direção musical de diversos espetáculos do Grupo Galpão desde 1994, também por sua atuação como cantor do grupo Nós&Voz, no canto-coral como maestro e diretor cênico do grupo Voz&Companhia e por sua participação na criação de trabalhos em âmbito nacional e internacional, ao lado de nomes como Gabriel Villela, Paulo José, Márcio Abreu, Federico Tiezzi (Itália) e Francesca Della Monica (Itália). Foi o diretor musical da versão teatral de O Grande Circo Místico (2014), indicado por Edu Lobo, e é o primeiro brasileiro a assinar a dramaturgia musical de uma tragédia grega apresentada no Teatro Grego de Siracusa/Itália, onde Ésquilo se apresentou e, há mais de 100 anos, são produzidos festivais de tragédias e comédias antigas, que contaram com a participação de grandes artistas como Pier Paolo Pasolini, Irene Papas, Luca Ronconi, Mikis Theodorakis, Vittorio Gasman, Jaques Lecoq, Marta Graham, entre outros. No próximo dia 26 de novembro, sábado, a partir das 11h, o diretor cênico e musical, ator, cantor e professor do Curso de Graduação em Teatro e da Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, Ernani Maletta, lança pela Editora UFMG o livro Atuação polifônica:princípios e práticas. O lançamento será no Conservatório UFMG (Afonso Pena, 1534 - Centro. Tel.: 31 3409 8300). A entrada é gratuita.

Durante o lançamento, haverá uma programação artística que começa com apresentação do Grupo Galpão, às 11h30, cantando e tocando ao vivo canções de espetáculos que tiveram a direção musical de Ernani. Às 13h, tem show do GrupoNóz&Voz, seguido de apresentação do Grupo Voz&Companhia, coral fundado há quase 30 anos pelo maestro, e que interpretará um trecho do Circo Místico(obra de Edu Lobo e Chico Buarque), com arranjos de Márcio Sant’Ana.

Resultado da tese de doutorado de Ernani Maletta e de sua pesquisa de quase três décadas como artista, o livro traz em 568 páginas a proposta de liberar o conceito da polifonia das grades curriculares de música e evidenciar sua legítima apropriação por outras áreas artísticas como um elemento norteador para a formação, atuação e criação do artista cênico. "Polifonia significa uma multiplicidade de vozes discursivas independentes e simultâneas, entrelaçando diversos pontos de vista próprios de cada uma delas. No campo musical, ela surge ainda na Idade Média e se opõe à estética do canto uníssono gregoriano. A riqueza desse conceito está exatamente no fato de que nenhuma voz se sobrepõe à outra. Cada uma preserva seu caráter e, no Teatro,a polifonia é inerente à sua própria natureza, já que a imagem, o movimento, a palavra e o som – como matéria-prima de todos os elementos cênicos –, como instâncias discursivas, se entrelaçam, sem perder a sua potência individual", explica o pesquisador.

Exemplares do livro estarão à venda a R$80, no local do lançamento e também nas lojas da Livraria UFMG: Campus Pampulha / Praça de Serviços (Av. Antônio Carlos, 6627. Tel.: 3409-4642. Email.: [email protected]. Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h) e naLivraria UFMG Liberdade/ Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Bairro Funcionários. Tel.: 3409-8383. Email.:[email protected]. Funcionamento: 3ª feira a sábado, das 10 às 17h).Pode ser adquirido também com o autor pelo email: [email protected]

Sobre o Livro

Como propor estratégias formativas e criativas para os artistas da cena cujo fundamento seja a natureza polifônica do Teatro? O livro de Ernani Maletta é o registro analítico e crítico de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo autor e pesquisador há quase 30 anos, por meio da qual possíveis respostas para essa questão têm sido descobertas, pensadas, experimentadas, criadas, recriadas e, enfim, sistematizadas. Trata-se do entrelaçamento de sua prática artística e acadêmica com teorias e práticas de grandes mestres da cena moderna e contemporânea (como Brecht, Meierhold, Grotowsky e Bob Wilson, entre outros), bem como de importantes artistas com os quais trabalhou, em âmbito nacional e internacional, nesse seu longo e intenso percurso profissional (como Grupos Galpão e Clowns de Shakespeare, Gabriel Villela, Paulo José, Federico Tiezzi e Francesca Della Monica), gerando princípios que sustentam um ideal e uma metodologia de formação e criação teatral.

"Atuação polifônica: princípios e práticas" é um pouco da incrível trajetória de Ernani na polifonia de sua vida como professor de Matemática, cantor, maestro, compositor, artista cênico, acadêmico e pesquisador. Multiperceptivo, foi capaz de captar as nuances de cada experiência vivida nessa trajetória, reconhecer nela seus princípios e fundamentos, analisando, articulando, recriando, até alcançar a síntese de uma teoria de formação para o artista cênico.

Lançar este livro só reafirma a maestria de Maletta na complexa tarefa de fazer os atores cantarem e tocarem instrumentos musicais em cena, por meio de arranjos artesanalmente elaborados nos quais várias vozes tecem juntas uma dramaturgia polifônica. Nesse aspecto, é reconhecido pela habilidade em obter, mesmo com grupos heterogêneos ou inexperientes quanto à formação musical ou à prática do canto, até mesmo com pessoas sem qualquer experiência artística anterior, resultados realmente surpreendentes.

Quem já teve a oportunidade de trabalhar com Ernani conhece algumas de suas características marcantes, que se tornam ferramentas para obter os resultados que deseja: sua habilidade em criar, muitas vezes de improviso, estratégias pedagógicas não convencionais, para facilitar a compreensão ou a realização daquilo que é proposto. Assim, se o encontramos em ação, seja na preparação vocal e musical de atores em montagens de espetáculos, ensinando os arranjos por ele criados, ou nas aulas de musicalização principalmente voltadas para artistas cênicos, é quase impossível que as pessoas envolvidas estejam estáticas ou em uma postura convencional. 

Ernani defende a tese da formação do artista multiperceptivo, isto é, aquele capaz de perceber, compreender, incorporar e se apropriar da multiplicidade de conceitos que fundamentam o Teatro e que se referem às diversas formas de expressão artística. Para tanto, parte da premissa de que muitos dos conceitos fundamentais que definem e sustentam os diversos campos do conhecimento artístico, como  o próprio conceito de polifonia, não são propriedades exclusivas destes, sendo também legitimamente próprios do Teatro, que os ressignifica conforme sua natureza e necessidades.

A proposta deste livro é uma concreta epistemologia da prática. Uma viagem não linear pela história do Teatro nas lentes das experiências vividas pelos tradicionais pensadores dessa arte completa e pelas interações reflexivas do autor com esta história e com outros artistas de renome, além das marcas de suas pesquisas, sempre interceptadas pela produção intensiva de exercícios criados para os momentos como professor e formador de novos artistas.

Para a pesquisadora da UFMG Ângela Dalben, "a leitura desta obra é a própria experiência de audição de uma polifonia de vozes talentosas que dialogam e se complementam de maneira única nas multifacetadas possibilidades de percepção do trabalho de um artista cênico", explica.

Na obra, Ernani nos ensina que estudar e praticar a polifonia teatral prepara o artista cênico para compreender e não trair a complexidade do evento dramatúrgico; e, paralelamente, para escavar e compreender as razões profundas da composição que ganha vida na cena. 

"É surpreendente ver Ernani trabalhar, observar a sua sensibilidade e a sua capacidade de construir interações no âmbito de relações complexas e a sua enorme habilidade em desfrutar as características individuais ao interno de grupos mesmo muito numerosos. A sua metodologia, enfim, combina uma ordem rigorosa na progressão do ensinamento com a disponibilidade para acolher o inefável como impulso criativo e pedagógico", explica a artista Italiana Francesca Della Monica, que pesquisa a vocalidade e a musicalidade do ator e é parceira de Ernani em diversos trabalhos, na Itália e no Brasil, desde 2010.

Ernani Maletta

Diretor cênico e musical, ator, cantor e professor do Curso de Graduação em Teatro e da Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG. Doutor em Educação, sua pesquisa acadêmica focaliza a vocalidade e a musicalidade da polifonia cênica. É reconhecido pela intensa participação na criação de espetáculos de teatro em âmbito nacional e internacional, ao lado de nomes como Gabriel Villela, Paulo José, Márcio Abreu e o diretor italiano Federico Tiezzi. Atua ativamente na Itália desde 2011 tanto na criação quanto na formação artística, ao lado da renomada artista e pesquisadora italiana Francesca Della Monica. É parceiro do Grupo Galpão há mais de 20 anos na direção e preparação musical dos atores em diversos espetáculos, além de cantor do grupo Nós&Voz e diretor cênico e musical do grupo Voz&Companhia.

​Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.