Notícias

Artista visual Gilmara Oliveira apresenta a performance Palavras ao Vento, dia 23 de novembro, no Centro Cultural UFMG

No dia 23 de novembro, Gilmara Oliveira apresenta a performance Palavras ao Vento como artista convidada do projeto Música & Poesia, no Hall Superior do Centro Cultural da UFMG. O projeto, que conta com entrada franca, propõe a apresentação de um artista ligado às linguagens verbivocovisuais toda quarta-feira, às 20h, no Centro Cultural da UFMG.

A performance aborda temas como desejo e pulsão de morte, temporalidade e escolha. "Meus trabalhos nascem como uma reação aos acontecimentos cotidianos - do momento presente ou a partir de um resgate memorial, sendo o corpo em ação como arte viva, o motriz de todo o processo artístico/investigativo. Através dele (o corpo) tudo flui, agita, altera e se reinventa”, conta Gilmara.

Ela explica que as ações vivenciais na maioria das vezes são pensadas para o Espaço Urbano, desejando a ruptura da lógica cotidiana social como estratégia de impacto para compartilhar um ponto de vista acerca da banalização da violência na contemporaneidade, da necessidade de discuti-la e, até mesmo, valorizar as relações interpessoais como contrapartida. “Seja na rua entre passantes ou em espaços fechados, com um público usual, tudo pode mudar a todo instante por ser vida, e a maneira como chegará ao outro dependerá da catarse sentimental individual, já que somos multi e unos a coexistir no todo”, ressalta a artista.

Palavras ao Vento

“Resistência. Temporalidade. Habitat do desejo. Querer. Desalento. Expurgo ao vento. Poesia inflamada. Verbivocovisualidade. Escolha. Nada é o que parece. Cantigas se formam onde o caos de todos os problemas submetidos parecem saciar a velhíssima fome de calma e sabedoria na busca de uma solução. Empenho é coragem de ser. Quem sabe, sabe do horror sobre a superfície no canto mais escuro da brisa e na língua que queima o pulso ferido. Desejo e pulsão de morte se conectam ao rigorismo sistemático limitativo da ilusória liberdade de expressão, como se fôsseis uma pinha zumbidora a destruir números e cruzar sonhos.” (Gilmara Oliveira)

Projeto Música & Poesia

O projeto Música & Poesia promove encontros de artistas, apresentações musicais, recitais, contação de histórias, performances, peças teatrais e toda iniciativa que de alguma forma se relacione às artes verbais e performáticas. É voltado para a comunidade em geral e acolhe as manifestações artísticas de pequeno porte, pois é realizado no Hall de Entrada do andar superior do Centro Cultural UFMG. A ideia é proporcionar a divulgação de trabalhos inéditos ou ainda pouco divulgados de atores, músicos, poetas ou daqueles que, sem título que lhes caiba, se misturam e transitam por ambos os caminhos.

Gilmara Oliveira – Mini bio

Artista visual, Gilmara Oliveira (1976) é graduada em Escultura pela Escola de Belas Artes da UFMG (1998). Integrou Coletivas no Brasil, Portugal, Alemanha, Porto Rico e Paris, nos últimos anos, com trabalhos bidimensionais. Desenvolve performances enquanto poética desde 2012 e suas ações são pensadas, na maioria das vezes, para o espaço urbano. Desejando a ruptura da lógica cotidiana social como estratégia 

de impacto, compartilha um ponto de vista acerca da banalização da violência na contemporaneidade e da necessidade de discuti-la. Entre suas mais recentes participações artísticas estão: o Perpendicular faz curadoria: Encontro Entre Mulheres Performers, onde apresentou a performance Alabar (2016); o Hospício II - Inconsciente da Arte, onde apresentou a ação SO3 + H2O = H2SO4 (2016), em Diamantina, sob a curadoria de Rafael Cabral; o Vespa f(x)², com a ação Plano B (2016) e como integrante da equipe de produção; a performance Fragmentos (2015), pelo Disseminação 10, no SESC Palladium (BH-MG), sobre a curadoria de Renato Gaia; a performance Caminador (2015), no Museo Del Oriente e adjacências (Bucaramanga - Colômbia), com a parceria de Neryth Yamile; Caricia (2015), no Parque Santander (Bucaramanga - Colômbia) e a ação Pranayama (2015), pela III Bienal Internacional Desde Aquí (Bucaramanga -Colômbia), sob a curadoria de Jorge Torrez.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.