Notícias

GRUPO DE DANÇA DE SALÃO CAFÉ COM DANÇA ESTREIA “TRAÇADO” NO PALÁCIO DAS ARTES

Coreógrafo e bailarino Welbert Melo buscou inspiração no cubismo e nos traços livres para desenhar no palco e na tela de pintura projetada os movimentos da vida que se transforma

O coreógrafo e diretor artístico da cia de dança de salão Café com Dança, Welbert Melo, buscou inspiração nas artes visuais do cubismo e nos riscos não lineares da vida para criar o espetáculo inédito Traçado, que será apresentado no dia 30 de novembro (quinta), às 21 horas, no Grande Teatro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro), com ingressos a preços acessíveis no valor de R$ 30, inteira, e R$15, meia entrada.

No palco, 10 bailarinos se juntam a Welbert Melo, que também é dançarino e conhecido pela sua assinatura ímpar nas montagens, e como em uma tela de pintura desenham laços e traços onde tudo se mistura e se transforma, e a cada dança uma obra de arte é criada. Ao som de músicas antigas, porém em arranjos vanguardistas, como Echoes (Pink Floyd), Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu) e Soul samba (Mandrake), os movimentos evoluem segundo cada ritmo apresentado: samba, bolero, forró, salsa, zouk e tango. “Os traçados delineados em cena se entrelaçam às histórias do poema Metade, de Oswaldo Montenegro, e da música Beatriz, de Chico Buarque e Edu Lobo, com seus elementos paradoxais, como força, medo, tristeza, alegria, saudade, grito, silêncio, paz, vulcão, loucura e comédia, e costuram a vida como ela é, cheia de nuances, nada linear, com rabiscos, rascunhos, curtos ou longos, que riscam emoções e tecem o coração na finitude e delicadeza dos homens como se o ‘para sempre existisse sempre, mesmo que ele esteja sempre por um triz”, define Welbert Melo.

O diretor destaca que o espetáculo foi concebido para despertar os sentidos com danças, toques, cenários e encenações que podem ser metade plateia e metade canção. Assim como a vida, invadida por constantes mudanças e pelas surpresas de que muito do que se vê não é realidade e sim ilusão, o figurino também acompanha esse conceito e se altera ao longo da apresentação. As peças, de texturas de figuras geométricas, se transformam em outras, de tons pasteis a cores vibrantes.

Traçado é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocinado pela Fundação Municipal de Cultura, Prefeitura de Belo Horizonte e MGS (Minas Gerais Administração e Serviços).

 

Ficha técnica:

Direção artística: Welbert Melo

Coreografia: criação coletiva

Bailarinos: Welbert Melo, Ana Cláudia Maldonado, Marcio Infanti, Roberta Boson, Pedro Hugo Araújo, Mel Villa, Lucas Addayan, Iolanda Vila Nova, Rafael Moyle, Marina Servilha, Alice Baeta

Iluminação: Léo Pavanello

Cenário: Welbert Melo e Jenniffer Barbosa (B.events)

Fotos: Guto Muniz e Daniel Vidal

Produção: Romeu Neves (Café com Dança) e Suli Fernandes (FLOPP Comunicação e Eventos)

Figurino: I AM Maldonado

Trilha sonora: Echoes (Pink Floyd), Mirrors (Kevin Olusola), Slip (Elliot Moss), Stay with me (Kevin Olusola), Mambo At the M (Los gatos), Lamento sertanejo (Nicolas Krassik), Tico-tico no fubá (Família Lima), Soul samba (Mandrake), Poema Metade (Oswaldo Montenegro), Beatriz (Milton Nascimento)

Sobre Welbert Melo: Bailarino, diretor e proprietário do Café com Dança, possui uma assinatura singular em seus trabalhos banhados pela paixão pela dança. A exigência da qualidade de movimento e da pesquisa incessante tornam seu trabalho delicado e minucioso em uma combinação de ousadia e delicadeza, de força e virilidade. Sua visão de mundo permeia seu fazer artístico definindo o palco não só como um lugar do artista e da arte, mas sim, da vida com todas as sensações, experimentações e desejos trocados com o público. A dança é um traçado reto que leva ao público e vice-versa.

Sobre o Café com Dança (https://www.cafecomdanca.com): O Espaço Cultural Café com Dança foi criado em outubro de 2010, pelo bailarino e proprietário Welbert Melo, com a missão de promover a dança de salão com uma metodologia de ensino diferenciada voltada para a cultura, arte e qualidade de vida. Além da dança, o lugar reúne a boa gastronomia sob o comando do chef e sócio Romeu Neves, que promove eventos voltados para a culinária, como a Noite Gourmet, na qual ele elabora um jantar especial, serviço à francesa para um número limitado de convidados.

A equipe de professores da escola possui experiência e vivência profissional e está sempre se aperfeiçoando, participando de cursos de capacitação em dança de salão, balé clássico e balé contemporâneo, oferecidos pela cia. A escola oferece aulas particulares e coletivas nos ritmos, samba, bolero, forró, salsa, tango, soltinho, zouk, west, lindy hop, bachata, fox e valsa, e cria coreografias para casamentos e aniversários de 15 anos. Paralelo às aulas, mensalmente são realizados bailes onde os alunos treinam a técnica aprendida e se divertem.

Na produção de espetáculos, o Café com Dança já levou para os palcos de Belo Horizonte montagens que enaltecem a dança de salão, entre elas, Berit, Beunos Aires 9090 e DeZencontros.

Além de ser um local para dança e gastronomia, o Café com Dança mantém o projeto sem fins lucrativos, chamado Arte Mirim, com a finalidade de possibilitar o contato de crianças de comunidades de Belo Horizonte com a cultura e as artes. Valores como autodisciplina, trabalho em equipe, respeito e habilidades próprias são alguns dos objetivos do projeto. Este ano a escola expandiu seus horizontes e começou a ministrar aulas no SESI MINAS, Clube dos Oficiais – COPM e Nova Lima e Escola de Dança de Nova Lima (Projeto Social).

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.