Notícias

Grupo nós e voz se apresenta nos dias 24 e 25/11 dentro da série de shows em apoio à fea

A bilheteria será integralmente revertida para a 7ª edição da Campanha de doação “Transforme seu imposto de renda em música” que tem contribuído, desde 2011, para manter o programa social de bolsas de estudo de música, criado pela Fundação;

Nos dias 24 e 25 de novembro (sábado e domingo), o grupo vocal NÓS & VOZ, formado pelos artistas Ernani Maletta, Gláucia Quites, Marcinho Sant’Ana, Matheus Braga, Maurilio Rocha e Valéria Braga se apresenta dentro da série de shows realizada pela FEA com o objetivo de arrecadar recurso à campanha “Transforme seu imposto em Música”. Os shows acontecem até o dia 9 de dezembro, todo fim de semana, sempre aos sábados e domingos, às 19h, na Sala Sergio Magnani da FEA (Rua Gonçalves Dias, 320 - funcionários). Os ingressos custam R$20 e R$10 e estão à venda pelo sympla à https://bit.ly/2OqJl5T ou na bilheteria da FEA antecipadamente (funcionamento 9h às 19h, segunda a sexta-feira) ou nas datas das apresentações, 1 hora antes. O valor arrecado será integralmente revertido para o programa social de bolsas de música concedidas pela FEA, em 2019. Os músicos Leo Gandelman e Chico Amaral (ex-aluno da FEA), também aderiram à Campanha, que está na sua 7ª edição, com depoimentos nas redes sociais. As doações para a Fundação podem ser feitas até 27 de dezembro pelo site: feabh.org.br/doacao. Mais informações: 3226-6866 ou [email protected].

Segundo a pianista e diretora artística da FEA, Berenice Menegale, a importância de se manter um Programa de Bolsas de Estudo de Música que oferece a jovens em vulnerabilidade social a oportunidade de estudar música gratuitamente e de forma exemplar, tem mobilizado cada vez mais a classe artística: “é emocionante ver os artistas, muitos deles que estudaram aqui, mobilizados nesta causa. Pessoas que enxergam na campanha uma oportunidade de direcionar parte do imposto devido a um Programa que realmente transforma vidas”, explica Menegale.

Para o saxofonista Chico Amaral, ex-aluno da Fundação e hoje expoente do jazz na cena musical mineira: “a Fundação tem uma importância nacional. Falo aqui de vanguarda, experimentação, mas também se trata de educação e educação musical. Fui estudante lá e esse projeto de bolsa para alunos carentes é muito valioso. A bolsa que a pessoa física vai financiar permite um desconto no importo de renda possibilitando que ela apoie um projeto de cunho social como poucos existentes no Brasil”, afirma o músico.

A série de shows em prol da campanha abriu com Amaranto, no último fim de semana. Nos dias 24 e 25/11 é a vez do grupo Nós e Voz, proporcionar ao público diversos momentos de sua trajetória em um repertório que traz arranjos de “Meu País” (Ivan Lins e Vítor Martins), “Cecília” (Chico Buarque e Luiz Cláudio Ramos), “Na Ribeira Desse Rio” (Dori Caymi e Fernando Pessoa), “Romaria” (Renato Teixeira), “O Ciúme” (Caetano Veloso), entre outras. Formado pelos artistas Ernani Maletta, Gláucia Quites, Marcinho Sant’Ana, Matheus Braga, Maurilio Rocha e Valéria Braga, é reconhecido pela releitura da música popular brasileira e internacional por meio de arranjos próprios e inovadores. Ao longo de sua carreira, o grupo montou shows memoráveis, alguns biográficos por meio dos quais homenageou artistas como Chico Buarque, Noel Rosa e Caetano Veloso

Nos dias 1º e 2 de dezembro tem apresentação do Cordas e Vocais com repertório e arranjos que convidam o público para um encontro com canções da música popular brasileira. O integrante do grupo, Daniel Augusto, também foi aluno da FEA e, desde 2007, atua como professor. “A Fundação teve papel fundamental na minha formação musical e humana. Não só minha, mas de todos os integrantes do Cordas e Vocais. Estamos muito honrados em fazer o show em benefício de uma casa que sempre se preocupou em levar a música para todos. Eu apoio a Fundação porque entendo a importância dessa instituição para a manutenção da cultura musical em Belo Horizonte e no país. Qualquer um que passa por lá entende a importância de um projeto assim na vida das pessoas", explica.

O grupo Voz e Cia, que comemora 30 anos este ano, faz show nos dias 8 e 9/12 do espetáculo cênico-musical “Circo Místico”, adaptação livre da obra “O Grande Circo Místico” de Chico Buarque e Edu Lobo. O trabalho marcou a cena cultural de Belo Horizonte nas últimas décadas e foi dirigido por Ernani Maletta. Integrante e fundador dos grupos Nós e Voz e Voz e Cia, Ernani conta que também teve acesso a bolsa quando ainda era aluno da FEA:“o privilégio que eu tenho hoje de rever a minha trajetória pessoal, bem como a minha formação e atuação profissional como professor e artista, e ter muito orgulho delas, em grande parte, eu devo à Fundação e à Berenice Menegale, que me beneficiou com uma bolsa de estudos e permitiu por meio da arte que eu me tornasse um cidadão capaz de buscar as próprias respostas que a vida nos apresenta. E por isso convoco todos a apoiar a FEA, em especial por meio da doação via imposto de renda, para que a gente preserve esse espaço tão atuante na formação de cidadãos que também possam se orgulhar de suas trajetórias”, convida.

PRÓXIMOS SHOWS

NÓS & VOZ

24 e 25/11, sábado e domingo - 19h

Sinopse: o grupo vocal NÓS & VOZ, formado pelos artistas Ernani Maletta, Gláucia Quites, Marcinho Sant’Ana, Matheus Braga, Maurilio Rocha e Valéria Braga, é reconhecido pela releitura da música popular brasileira e internacional por meio de arranjos próprios e inovadores. Ao longo de sua carreira, o grupo montou shows memoráveis, alguns biográficos por meio dos quais homenageou artistas como Chico Buarque, Noel Rosa e Caetano Veloso. Neste show, Nós & Voz reunirá diversos momentos de sua trajetória em um repertório que apresentará, entre outras, as músicas: Meu País (Ivan Lins e Vítor Martins), Cecília (Chico Buarque e Luiz Cláudio Ramos), Na Ribeira Desse Rio (Dori Caymi e Fernando Pessoa), Romaria (Renato Teixeira), O Ciúme (Caetano Veloso), Vide Vida Marvada (Rolando Boldrin), Sua Estupidez (Roberto e Erasmo), Como Dois e Dois/Força Estranha/Muito Romântico (Caetano Veloso). O grupo conta com a participação especial dos instrumentistas Natália Barros (flauta); Caio Gracco (contrabaixo); e Serginho Silva (percussão).

CORDAS E VOCAIS

1º e 2/12, sábado e domingo - 19h

Sinopse: “Cordas & Vocais em concerto” é um espetáculo que proporciona ao público uma interessante experiência musical. Com repertório e arranjos selecionados e marcados pela qualidade e diversidade, o

grupo convida o público para um encontro com boas canções da música popular brasileira. O show é um presente para qualquer plateia que goste de melodia, letra e harmonia que caracterizam a cultura musical brasileira. Para a atual proposta do show, o grupo conta com sete músicos: o quarteto vocal formado pelas cantoras Eliane Fajioli, Cacá Campara, Maria Inêz Machado, Virgínia Bernardes e o trio de músicos instrumentistas formado Hely Drummond (piano e arranjos), Valdir Claudino (contrabaixo acústico) e Daniel Augusto (bateria e percussão).

VOZ E CIA

8 e 9/12, sábado e domingo - 19h

Sinopse: o Grupo Voz & Companhia comemora 30 anos da sua fundação, com duas apresentações do espetáculo Circo Místico, adaptação livre da obra O Grande Circo Místico, de Edu Lobo e Chico Buarque. Originalmente composta para o Balé Guaíra de Curitiba – por sua vez inspirada no poema homônimo do modernista Jorge de Lima –, a obra apresenta um dos repertórios mais belos e admirados da música popular brasileira, que traz, entre outras canções, “Sobre todas as Coisas”, “Beatriz”, “Salmo” e “Ciranda da Bailarina”. Em sua adaptação, o Voz & Companhia recria a história do Grande Circo Knieps, por meio de um espetáculo cênico-musical, com arranjos exclusivos de Márcio Sant’Ana e direção geral e regência do maestro Ernani Maletta. Todo o repertório musical foi gravado no CD Voz&Companhia apresenta Circo Místico, lançado em 2009.

Foto: Fernanda Santana

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.